sábado, 6 de agosto de 2022

MUDANÇAS TECNOLÓGICAS NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

 

Sabrina Bezerra  – StartSe

Centro logístico de empresa de comércio eletrônico. 21/6/2021. REUTERS/Evgenia Novozhenina

Comércio eletrônico faturou R$ 73,5 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Saiba quais são as novidades que estão movimentando o setor!

Há alguns anos o e-commerce ainda não era tão badalado como hoje. As marcas que mais acreditavam no modelo de mercado estavam distantes do lucro.

O cenário mudou com a aceleração digital impulsionada pela pandemia de coronavírus. Foram recordes de faturamento no comércio eletrônico nos últimos dois anos.

Para você ter uma noção, no primeiro semestre de 2022, o e-commerce faturou R$ 73,5 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Um salto de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

E como todo mercado, tem trazido mudanças tecnológicas e, ao mesmo tempo, humanizado. Confira:

METAVERSO COMMERCE

Uma das movimentações apresentadas no Fórum E-Commerce Brasil 2022 quase em unanimidade foi o metaverso. Não à toa. Afinal, é uma das apostas da Nova Economia e deve movimentar US$ 800 bi até 2024.

Para você ter uma ideia, a L’Oreal, multinacional francesa de cosméticos, já está no metaverso The Sandbox. “E muito provavelmente, em breve, vamos vender produtos no metaverso, que é onde a nova gestação está”, diz Marcelo Zimet, CEO da L´Óreal durante o Fórum E-Commerce Brasil 2022.

Você deve estar se perguntando, mas por que o metaverso ajudaria a vender mais? A resposta é: “ao invés de criar um cupom de desconto, você mantém as pessoas interagindo com o produto em um jogo, por exemplo, através do game funil”, diz Daniel Bottas, Ex-Creative Director da Meta e Partner and CCO da 20DASH.

Confira outras empresas que apostam no metaverso

MODA DIGITAL

Se o metaverso começa a fazer barulho no comércio eletrônico, a moda digital também. “O mercado fashion é o que mais avança no metaverso”, afirma Bottas. “Hoje, as pessoas compram roupas apenas para postar nas redes sociais; logo, em um mundo em que se discute a poluição da moda, a moda digital, sem dúvida vai evoluir ainda mais nos próximos anos”, completa. A Gucci é um exemplo de marca que ingressou na moda digital.

AVATAR

Avatares estão presentes no e-commerce tanto para humanizar a marca e criar uma conexão com os consumidores como para ser uma nova fonte de receita para a empresa. Por exemplo, o personagem da sua marca pode ser pago para fazer publicidades de produtos.

Alguns exemplos de sucesso são: a Lu, do Magazine Luiza, que se tornou a maior influenciadora digital do mundo; o CB, influenciador virtual da Casas Bahia, entre outros.

“A Lu se tornou uma fonte de receita para o Magalu”, diz Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza. “Acreditamos em trazer tecnologia para a companhia, mas sem perder o calor humano”, completa.

SOCIAL COMMERCE

O uso das redes sociais para vender mais está movimentando o mercado de comércio eletrônico. A estratégia, no entanto, não é focar em imagens ou vídeos dos produtos, mas sim gerar uma conexão emocional com a audiência.

No TikTok, por exemplo, 75% dos usuários preferem conteúdos de marca ou produto feitos por um criador de conteúdo. Isso porque as pessoas não querem mais anúncios tradicionais. “Elas querem interagir com o conteúdo de quem, de certa forma, conhecem e confiam — e os criadores de têm um papel fundamental nisso”, diz Danielle Crahim, Industry Lead Performance no TikTok.

LIVE COMMERCE

As vendas feitas por meio de transmissões ao vivo feitas pela internet, muito comum na China (e responsável por movimentar bilhões de dólares nos últimos anos) começam a ganhar força no Brasil. O Mercado Livre é uma das empresas que apostam.

O motivo do sucesso do live commerce, segundo Marcelo Zimet, CEO da L´Óreal, é porque mexe com a emoção da pessoa que está assistindo. “O link é gerado enquanto existe a interação entre quem está apresentando e quem está assistindo”, conta.

Essas são algumas inovações que estão acontecendo agora, mas quais serão as próximas tendências que vão impulsionar o crescimento do varejo em 2023? Anualmente, diversos players se encontram no maior evento de varejo do mundo: Retail’s Big Show da NRF.

É lá onde ocorrem intensas trocas de experiências e apresentações das próximas inovações que vão mudar o jogo do que é o varejo hoje.

Toda pessoa empreendedora, empresária e liderança que atua nesse setor e quer eliminar o risco de ser deixado para trás precisa estar nesse evento.

Ele irá acontecer em Nova York nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2023. Os detalhes do evento e a melhor forma de viver uma experiência única imersiva com várias provocações e insights inovadores você encontra neste link.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

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TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

MORRE JÔ SOARES O MAIOR COMEDIANTE E APRESENTADOR BRASILEIRO

 

Aos 84 anos
Por
Gazeta do Povo


Jô Soares tinha 84 anos| Foto: Reprodução / Instagram

O humorista Jô Soares, que também era escritor, apresentador, diretor e ator, morreu em São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (5). Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês desde 25 de julho para tratar uma pneumonia. A causa da morte não foi confirmada. Jô Soares tinha 84 anos.

A informação sobre o falecimento foi postada por Flávia Pedras Soares, ex-mulher do humorista, por meio das redes sociais. Segundo ela, o funeral será reservado para familiares e amigos próximos. No Instagram, ela escreveu a seguinte mensagem:

“Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos.

Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida.

A vida de um cara apaixonado pelo país aonde nasceu e escolheu viver, para tentar transformar, através do riso, num lugar melhor.

Viva você meu Bitiko, Bolota, Miudeza, Bichinho, Porcaria, Gorducho. Você é orgulho pra todo mundo que compartilhou de alguma forma a vida com você. Agradeço aos senhores Tempo e Espaço, por terem me dado a sorte de deixar nossas vidas se cruzarem. Obrigada pelas risadas de dar asma, por nossas casas do meu jeito, pelas viagens aos lugares mais chiques e mais mequetrefes, pela quantidade de filmes, que você achava uma sorte eu não lembrar pra ver de novo, e pela quantidade indecente de sorvete que a gente tomou assistindo.

Obrigada para sempre, pelas alegrias e também pelos sofrimentos que nos causamos. Até esses nos fizeram mais e melhores. Amor eterno, sua, Bitika”, disse a ex-mulher de Jô Soares.

José Eugênio Soares, o Jô Soares, nasceu em 16 de janeiro de 1938, no Rio de Janeiro. Trabalhou em várias emissoras, tais como Continental, TV Rio, Tupi, Excelsior, Record, SBT e na Globo. Fez sucesso em programas humorísticos como o “Viva o Gordo”, transmitido pela Globo nos anos 80. Posteriormente, passou a ser apresentador de programas de entrevistas, os talk-shows. De 1988 a 1999, estrelou o “Jô Soares Onze e Meia”, no SBT. Depois voltou à Globo e comandou o “Programa do Jô” entre 2000 e 2016.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/cultura/jo-soares-morre-em-sao-paulo/
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LUCROS E DIVIDENDOS DAS ESTATAIS BENEFICIAM O GOVERNO

 

Contas públicas

Por
Célio Yano – Gazeta do Povo


Lucros recordes da Petrobras, criticados por Bolsonaro, podem fazer o governo federal voltar ao azul após oito anos.| Foto: Flávio Emanuel/Agência Petrobras


Os lucros recordes da Petrobras, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a chamar de “estupro” em um momento de alta nos preços dos combustíveis, podem agora ajudar o governo central (Tesouro, Previdência e Banco Central) a registrar o primeiro superávit primário após oito anos no vermelho.

No mais recente relatório de receitas e despesas do Tesouro Nacional, divulgado no fim de julho, a projeção do resultado primário já havia passado de déficit de R$ 65,5 bilhões para de R$ 59,35 bilhões. Ainda sem os números do segundo trimestre da Petrobras, a equipe econômica já falava na expectativa, ainda que pequena, de fechar o ano no azul.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, dizia ser possível zerar o déficit da União ainda em 2019, no primeiro ano de governo, mas o objetivo só ficou mais próximo agora, graças à forte alta dos lucros das estatais e outras receitas extraordinárias.

No fim de julho, a petroleira anunciou um lucro de R$ 54,3 bilhões para o período de abril a junho e a distribuição de um valor recorde de R$ 87,8 bilhões em dividendos a serem pagos em agosto e setembro. Desse montante, a União, como acionista majoritária, receberá diretamente R$ 25,2 bilhões.


Por que a Petrobras dá tanto lucro e o que é feito com o dinheiro
Com os R$ 45,2 bilhões que o Tesouro já tinha de receitas com dividendos de estatais este ano, o governo federal acumula, agora, R$ 70,4 bilhões de repasses de estatais em 2022.

O valor já ultrapassa em 28,4% uma projeção feita pela equipe econômica antes da divulgação do resultado da Petrobras. Os cálculos apontavam R$ 54,8 bilhões em receitas extras com dividendos e participações até o fim do ano – estimativa que já havia sido revista para cima após pagamentos complementares de R$ 18,9 bilhões do BNDES referentes a lucros apurados em 2020 e 2021.


Dividendos: por que o governo está pedindo mais dinheiro às estatais
Até dezembro, entrarão ainda dividendos da Petrobras correspondentes ao resultado do terceiro trimestre. Além disso, o governo pode receber repasses do BNDES e da Caixa que originalmente seriam pagos apenas em 2023, mas que as empresas avaliam antecipar após pedido do Ministério da Economia.

O próprio BNDES é também acionista da Petrobras e, por isso, receberá R$ 6,97 bilhões em dividendos referentes ao resultado do segundo trimestre da petroleira.

Com tudo isso, o total repassado de lucros de estatais para o governo federal este ano deve superar os R$ 100 bilhões, com aumento de mais de 130% em relação a 2021, quando a União obteve R$ 43 bilhões em dividendos e juros sobre capital próprio (JCP).


Estatais faturam R$ 1 trilhão e têm maior lucro em 13 anos; governo ficou com R$ 43 bilhões

Além disso, entre outras receitas extraordinárias, houve aumento substancial na rubrica “concessões e permissões”, de R$ 26,87 bilhões, devido, principalmente, à arrecadação de receitas de novos contratos de geração de energia elétrica advindos da desestatização da Eletrobras.

Receita extra supera gasto com desoneração de combustíveis e PEC dos Benefícios
Após a realização dos números, as receitas extraordinárias devem cobrir, com uma folga de mais de R$ 42 bilhões, o rombo aberto pela Emenda Constitucional 123/2022, que criou e ampliou benefícios sociais até o fim do ano, e pela Lei Complementar 194/2022, que zerou temporariamente as alíquotas de PIS, Cofins e Cide de gasolina e etanol.

A Emenda Constitucional 123, que turbinou até dezembro o Auxílio Brasil e o vale-gás, além de lançar vouchers para caminhoneiros e taxistas, gerou uma despesa adicional de R$ 41,25 bilhões para a União neste exercício. E a retirada de impostos federais sobre combustíveis terá impacto de R$ 16,5 bilhões. Com isso, chega a R$ 57,75 bilhões o total de despesas não previstas no Orçamento.


Quais indicadores e fatos econômicos podem ajudar na reeleição de Bolsonaro
Finalmente, um acordo assinado entre a União e a prefeitura de São Paulo relacionado ao acordo de cessão do Aeroporto do Campo de Marte deve impactar o saldo do governo central positivamente em mais R$ 24 bilhões. A operação envolveu um encontro de contas, com o encerramento de uma dívida do município com a União em troca do valor da indenização devida pelo governo federal pelo uso da área.

Assim, as novas receitas não previstas podem superar com alguma margem as despesas projetadas até aqui, tornando mais tangível a possibilidade do primeiro superávit primário do governo central desde 2013. No ano passado, houve superávit do setor público consolidado, quando se consideram os balanços de Estados, municípios e empresas estatais. O governo federal, no entanto, teve déficit de R$ 35,1 bilhões.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/lucros-das-estatais-podem-fazer-governo-voltar-ao-azul-apos-oito-anos/?ref=escolhas-do-editor
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LUTA CONTRA O IMPERIALISMO DE TODAS AS IDEOLOGIAS

 

Editorial
Por
Gazeta do Povo


A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, falando com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, durante uma coletiva de imprensa no Palácio Presidencial em Taipei, Taiwan, 3 de agosto de 2022.| Foto: EFE/EPA

A visita da presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, a Taiwan, como parte de seu roteiro pela Ásia, dividiu opiniões dentro e fora dos Estados Unidos. Curiosamente, ela foi elogiada pelos adversários republicanos por demonstrar a solidariedade norte-americana à ilha asiática; já os correligionários democratas criticaram Pelosi por irritar o governo comunista de Pequim, que prometeu retaliações – e as críticas vieram apesar de a visita ter oferecido aos democratas um factoide que permite desviar a atenção do estado lastimável da economia norte-americana, vítima de uma estagflação que deve levar o eleitor a colocar os republicanos à frente das duas casas do Congresso nas eleições de novembro. No entanto, há muito mais na visita que meras considerações eleitorais.

Os tempos atuais, infelizmente, têm sido marcados pelo aumento da crença das superpotências em soluções de força. A própria China, em desrespeito claro ao acordo de devolução de Hong Kong, já aboliu o modelo de “um país, dois sistemas” que deveria vigorar até 2047, esmagando liberdades e impondo sobre o antigo enclave britânico a mesma ditadura à que submete todos os demais cidadãos. A repressão promovida por Pequim foi recebida com protestos da comunidade internacional, mas nada mais que isso. A Rússia, incapaz de aceitar que os ucranianos decidissem seu próprio destino e optassem por uma aproximação com o ocidente em vez de ficar na órbita de Moscou, invadiu a nação vizinha e vem conduzindo uma campanha militar brutal e desgastante, contando com o cansaço de norte-americanos e europeus, dependentes do gás russo.

Este é o momento de a comunidade internacional enviar uma mensagem inequívoca de que não tolerará aventuras imperialistas como a que está ocorrendo na Ucrânia e que poderia vir a ocorrer em Taiwan

A posição de Taiwan é muito mais frágil que a da Ucrânia, uma nação estabelecida, membro de pleno direito da comunidade internacional. Apenas pouco mais de uma dúzia de países reconhecem a República da China, nome oficial de Taiwan – o maior deles é o Paraguai. A maior parte do ocidente (incluindo os Estados Unidos) mantém relações informais com a ilha, enquanto reconhece formalmente a China comunista. A postura norte-americana ficou conhecida como “ambiguidade estratégica”: os EUA defendem o princípio de “Uma China”, mas não são claros sobre o que isso significa, e a expressão tem sentidos diferentes dependendo de quem a usa – para os comunistas chineses, por exemplo, ela descreve um único país sob o governo do Partido Comunista, e que inclui a “província rebelde” de Taiwan, que mais cedo ou mais tarde será submetida a Pequim, por bem ou por mal.

Críticos da visita de Pelosi, mesmo aqueles solidários a Taiwan, argumentaram que o momento escolhido não foi dos melhores, pois em breve o Partido Comunista Chinês realizará seu congresso, no qual Xi Jinping buscará um novo mandato, e o líder não pode demonstrar fraqueza em um tema tão crucial quanto o status de Taiwan às vésperas do momento de sua consagração como o governante comunista chinês mais forte depois de Mao Tse-tung e Deng Xiaoping. No entanto, nada indica que a posição de Xi esteja ameaçada caso ele não responda agressivamente à visita. E, a bem da verdade, se a questão é não irritar o Partido Comunista, nenhuma hora seria apropriada para se visitar Taiwan.


Mas a hora é totalmente apropriada para toda a comunidade internacional (e não apenas os Estados Unidos) enviar uma mensagem inequívoca de que não tolerará aventuras imperialistas como a que está ocorrendo na Ucrânia e que poderia vir a ocorrer em Taiwan. A China de 2022 não é a mesma dos anos 90 do século passado, quando ocorreu a mais recente Crise do Estreito de Taiwan: ela está mais poderosa e mais agressiva, e faz questão de demonstrá-lo não apenas em Hong Kong, mas também com todos os exercícios militares que faz nas proximidades da ilha, lançando mísseis e frequentemente violando o espaço aéreo e o mar territorial taiwaneses.

Por mais que o uso da via diplomática para dissuadir a China e o envio de ajuda militar a Taiwan para que seja capaz de responder a uma agressão chinesa continuem sendo sumamente necessários, eles não excluem a importância de uma demonstração pública de apoio. Se a visita da presidente de uma das casas do Poder Legislativo norte-americano (e que é adversária de longa data do totalitarismo chinês) a Taiwan é a melhor maneira de fazer tal demonstração, é algo passível de discussão diante de tantos fatores envolvidos. E, ainda que esta visita específica não tenha sido a decisão mais prudente, há de se reconhecer que os Estados Unidos ao menos foram além de palavras de solidariedade e reforçaram a promessa, feita por Joe Biden, de apoiar Taiwan em caso de um ataque comunista.

Até o momento, a resposta da ditadura comunista foi parar de importar peixe e frutas da ilha – sem, no entanto, tocar no importante comércio de chips taiwaneses, fundamentais para as fábricas de eletrônicos chinesas – e realizar novos exercícios militares mais próximos da ilha, mas que até o momento soam mais como nova demonstração de força que como sinal de um ataque iminente. Apenas os próximos dias e semanas mostrarão se o recado norte-americano foi convenientemente entendido por Pequim.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/nancy-pelosi-taiwan/
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CONGRESSO VAI PROIBIR A SAIDINHA DE PRESOS?

 

Segurança pública

Por
Alexandre Garcia – Gazeta do Povo

PONTA GROSSA – PRISAO EVOLUCAO – 23/03/2012 – PARANA A comissao de direitos da OAB Parana visitou durante a manha e inicio da tarde o presidio Hildebrando de Souza em Ponta Grossa. Durante a visita foram verificadas as instalações e as condições em que os presos estão encarcerados. Na foto, presos enfrentam superlotação. Alem disso, faltam médicos para atende-los Somente este ano foram registrados sete casos de tuberculose.


Câmara acabou com a “saidinha” de presos, e projeto de lei será devolvido ao Senado.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Chegou o 5 de agosto, último dia para os partidos homologarem os seus candidatos. É a maior correria, gente fazendo acordo de última hora. Eu nunca vi tantos querendo se candidatar, principalmente a cargos majoritários: governador e senador. Está havendo ajustes da parte dos que desistiram, queriam tentar a Presidência da República, viram que não teriam a menor condição, ficariam com 0,01% na hora do voto, e agora estão fazendo acordos, nesse desespero de última hora. E dentro de dez dias começa a campanha eleitoral. O principal alvo de tudo isso é você, eleitor. Tome cuidado, não seja ingênuo. Pense, use o cérebro para raciocinar sobre o futuro. O seu voto é o seu futuro, não custa lembrar. Nós temos todos os elementos para tomar nossa decisão. Os dois principais candidatos a presidente, por exemplo, são bem conhecidos.

Chega de privilégios para bandidos
Câmara e Senado estão na corrida também, para decidir as coisas mais urgentes e mais necessárias, pois quando chegar o dia 15 eles também vão sair para a campanha eleitoral. A Câmara, por exemplo, mandou para o Senado, nesta semana, um projeto que interessa a todos nós que zelamos pela nossa segurança, dos nossos filhos, da nossa casa e empresa. O projeto, que veio do Senado e está voltando para lá porque foi modificado, trata da “saidinha” de presidiários. O Senado fez limitações à “saidinha”, mas a Câmara não: por 311 votos contra 98, aboliu de vez a “saidinha”.

Já existe a progressão normal de pena; quando a pessoa chega a um determinado ponto do cumprimento da pena, se ela teve comportamento sem mácula, vai para o semiaberto: pode ficar fora durante o dia e dormir no presídio. Já com a “saidinha”, por exemplo, dos que saíram dos presídios estaduais de São Paulo no Natal do ano passado, 1.628 não voltaram, saem para cometer crime. Aqui em Brasília houve um crime hediondo. O sujeito estava respondendo a 28 processos por homicídio, latrocínio, extorsão, e recebeu indulto de Natal. Saiu e matou a tiros um casal jovem, que estava num carro com um bebê; a criança estava dormindo no assento traseiro e só não morreu também porque o bandido não a viu.


Deixem a Polícia Rodoviária Federal trabalhar
Supremo se preocupa mais com bandidos que com policiais
Então, os deputados não quiseram saber. Até porque está perto de eleição, e nessa hora eles votam a favor da nossa segurança. Perto de eleição e logo depois de eleição é momento de presidente e governador recém-eleito fazer as reformas necessárias. E, antes da eleição, é época de cobrarmos do legislador as leis necessárias. Do contrário, a gente dá a resposta em 2 de outubro.

Interessante que resolveram tirar dos arquivos uma live do ministro Barroso, de junho do ano passado, dizendo que pequeno traficante não deve ser preso, nem mesmo se for condenado; nem deve haver prisão preventiva, porque, se ele vai para a prisão, aprende mais crime. Então, qual é a alternativa? Deixá-lo na rua, aumentando o negócio. Deixando de ser pequeno para ser médio e depois grande. A lição de Nova York parece que foi esquecida: a “tolerância zero” acabou com o crime por lá. O grande crime começa com o pequeno, assim como o vício começa com drogas mais leves e vai aumentando, tanto a dose quanto a droga. Todo mundo sabe disso, menos o pessoal sonhador, utópico, que quer fazer cartaz perante um negócio chamado de suposto “modernismo”, que na verdade é uma coisa retrógrada, parece que não usa o cérebro.

Uma lição de quase 300 anos atrás
Em 4 de agosto tivemos o aniversário de uma decisão importante. Em 1735, em Nova York, um tribunal britânico (pois os Estados Unidos ainda não eram independentes) absolveu um jornalista acusado de caluniar o governador colonial. O nome disso é liberdade de expressão. Está também na nossa Constituição, artigo 220, só para lembrar a quem esqueceu.


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STF LANÇA LIVRO SOBRE LIBERDADES E OS MINITROS NÃO A PRATICAM

 

Por
J.R. Guzzo – Gazeta do Povo


| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Entre as numerosas tarefas que desempenham fora de suas funções como juízes, de palestras contra o governo no exterior à militância em favor da impecabilidade das urnas eletrônicas, os ministros do STF encontraram tempo para escrever um livro. Pelo nível de qualidade que demonstram na redação dos seus despachos, em geral escritos num português semialfabetizado e com ideias de estatura ginasiana, não se poderia esperar grande coisa de mais esse esforço literário dos membros da nossa corte suprema. A obra confirmou “o apronto”, como diziam antigamente no jóquei – ficou exatamente tão ruim como se poderia prever, levando-se em conta o que Suas Excelências costumam escrever. Teve, porém, um “plus a mais”: escolheram para o título uma palavra que representa justamente o contrário daquilo que fazem em seus atos como magistrados. Essa palavra é “Liberdades”.

“Liberdades”? Nunca houve, nos 130 anos de vida do Supremo, um bloco de juízes que tenha agredido tanto as liberdades individuais e públicas como a maioria dos ministros atuais. Não se trata de opinião; é a simples observação dos fatos. Os ministros que dão o título de “Liberdades” para o seu livro são os mesmos que tiraram a liberdade de um deputado federal em pleno exercício do seu mandato; ficou na cadeia nove meses, e depois foi condenado à uma extravagante pena de quase nove anos de prisão, por ter dirigido ofensas ao STF. Mantém um jornalista exilado no exterior, e um líder político em prisão domiciliar. Bloqueou o pagamento de salários. Censura o que os cidadãos dizem nas redes sociais. Nega acesso aos autos para advogados de pessoas que estão sendo processadas – e processadas de maneira abertamente ilegal. Aplica punições monetárias a comentaristas políticos cujas opiniões não aprova.

A obra confirmou “o apronto”, como diziam antigamente no jóquei – ficou exatamente tão ruim como se poderia prever, levando-se em conta o que Suas Excelências costumam escrever

Mais que tudo, o STF pratica uma aberração legal inédita na história jurídica do Brasil: conduz, como investigador, promotor e juiz, um inquérito policial contra “inimigos da democracia”. Isso, simplesmente, é proibido por lei – e qual a maneira mais perversa de agredir a liberdade do que usar o poder do Estado para desrespeitar a lei? É extraordinário, realmente, que um tribunal que deu a si próprio funções de polícia e poderes ilegais venha a falar em “liberdade”. O STF que está aí prende gente. Investiga a vida pessoal dos cidadãos. Viola o sigilo de comunicações pessoais. Aplica multas. Coloca tornozeleiras eletrônicas. Acusa pessoas por crimes não tipificados em lei. “Desmonetiza” comunicadores do Youtube. Expede solicitações de prisão a Interpol. Que liberdade é essa?

Os onze ministros, pelo que se informou, escolheram temas de sua preferência pessoal para abordar a questão das liberdades no Brasil. Uma ministra escolheu escrever sobre liberdade sindical. Um ministro escolheu a liberdade econômica. Outro escolheu a liberdade sexual. Até aí, tudo bem – é apenas mais uma coleção de trivialidades de alcance curto e profundidade rasa. O problema, claro, está quando falam da liberdade em si mesma. O que se tem, então, é a falsificação de sempre: em vez de liberdade, que é bom, ficam falando em “excessos de liberdade”. É o velho truque das tiranias. Antes de defenderem a liberdade, defendem “limites” para a liberdade – ou seja, seu objetivo é diminuir, restringir e cortar os direitos individuais. O que querem, sempre, é que as pessoas não sejam livres.

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/jr-guzzo/piada-pronta-ministros-do-stf-lancam-livro-com-o-titulo-liberdades/
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BENEFÍCIOS DA INTERNET 5G

 

Edmar Araujo*

Desde o último dia 6 de julho, a internet 5G está disponível em solo nacional. Brasília, que por muitas décadas representou a cidade dos novos idos, foi escolhida para estrear esta que é a mais moderna conexão de internet, podendo ser até 100 vezes mais veloz do que a habitual. Para termos ideia do tamanho do avanço, um filme que levaria cerca de 35 minutos para ser baixado na conexão 4G não demorará mais que 21 segundos se descarregado com conexão em 5G.

Noutras palavras, estamos a reduzir a latência, que significa o tempo gasto entre o comando e a resposta. Aquele círculo que transmite a ideia de que o conteúdo está sendo carregado está com os dias (ou segundos) contados. Vantagens em tempos de transformação digital no mundo corporativo poderão ser percebidas especialmente na qualidade das videochamadas e na exibição de conteúdos, como cursos, palestras e workshops.

Outro impacto positivo poderá rapidamente ocorrer no mercado da Internet das Coisas. Nossos assistentes, como a Alexa, já atendem a comandos de voz com extrema precisão. Agora, imagine um único comando de voz reduzir a iluminação da casa, trancar as portas e ligar o aquecedor.

Da geladeira que poderá informar que o leite está quase no fim e ela mesmo encomendá-lo no supermercado, até as janelas do quarto que poderão ser fechadas ao menor sinal de chuva, tudo poderá ser automatizado. Tudo mesmo.

Outros setores que podem vivenciar rapidamente a revolução da 5ª geração da internet são a telemedicina e o agronegócio. Médicos poderão fazer consultas online com muito mais qualidade, bem como procedimentos especializados, como endoscopias e ultrassonografias, além de realizar cirurgias complexas com extrema conectividade, velocidade e estabilidade.

Já o agronegócio poderá beneficiar-se do 5G e, consequentemente, aumentar a disponibilidade de alimentos. Imagine que uma plantação de tomates poderá, sem intervenção humana, ter iniciada sua colheita a depender dos sinais de maturidade. Satélites, drones e colheitadeiras conseguirão estar conectados e comunicar-se entre si.

Porém, se o mar é azul, a navegação deve considerar as muitas correntes e, mais uma vez, os riscos podem estar à altura das oportunidades.

Se em alguns anos tudo poderá ser controlado à distância, ou ainda, por voz, a inovação inspira muito mais cuidado com a segurança das redes. Bandidos virtuais poderão invadir sua casa sem que para isso precisem ir até ela, já que uma conexão sem segurança significará uma residência sem fechaduras.

Estamos a falar de obrigatória revisão do uso de algoritmos e de criptografia. No Brasil, ainda se trata estas questões com determinada irresponsabilidade, e todos os dias dados pessoais vazam numa escala aparentemente incontrolável, com especial preocupação para aqueles que estão em posse dos poderes públicos.

Não estaremos a falar de informações pessoais sensíveis sendo vendidas na internet, mas de hábitos de consumo e comportamento de famílias inteiras à disposição de estelionatários, assaltantes e sequestradores.

A notícia da chegada da internet 5G é ótima.

Mas é preciso manter os olhos bem abertos sobre o comportamento de quem, por lei, tem a obrigação de nos proteger.

*Edmar Araujo, presidente executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB). MBA em Transformação Digital e Futuro dos Negócios, jornalista. Membro titular do Comitê Gestor da ICP-Brasil

SEDIAR JOGOS DA COPA NÃO TRAZ LUCRO PARA OS MUNICÍPIOS

Artigo
Por
Peter Jacobsen
Foundation For Economic Education – Gazeta do Povo


Estádio Mané Garrincha, em Brasília: estudos mostram que ganhos com a Copa do Mundo costumam ser superestimados| Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr.

Recentemente, surgiram notícias de que o Arrowhead Stadium [estádio localizado em Kansas City, Missouri] será uma das cidades dos EUA que sediarão os jogos da Copa do Mundo da FIFA em 2026.

Como economista e alguém que ama Kansas City, fiquei decepcionado com a notícia.

Enquanto políticos e burocratas são rápidos em divulgar os benefícios de grandes eventos como a Copa do Mundo, os economistas são mais pessimistas sobre o assunto. Apesar das alegações altamente visíveis de criação de empregos e aumento dos gastos, os custos de sediar eventos como este são muitas vezes difíceis de ver e muito maiores. O pior é que muitas vezes os supostos benefícios nunca se concretizam.

Por exemplo, um estudo sobre o impacto econômico da Copa do Mundo da FIFA de 2002 no Japão e na Coreia do Sul descobriu que os países sofreram uma perda de US$ 5,5 a 9,3 bilhões, apesar das estimativas de que isso geraria um ganho de US$ 4 bilhões. Portanto, um estudo para a Federação de Futebol dos EUA por um grupo de consultoria de Boston estimando um possível ganho de US$ 620 milhões para Kansas City não me empolga muito.

Em seu livro “The Economics of Sports”, Michael Leeds resume o resultado de “megaeventos” como a Copa do Mundo, e o padrão é claro: as projeções de ganhos de receita e empregos são consistentemente excessivamente otimistas.

Por exemplo, a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha foi prevista para criar 60 mil novos empregos. Criação líquida real de empregos? Zero.

Por que a Copa do Mundo é tão consistentemente decepcionante? Acredite ou não, um economista francês do século 19 nos dá uma resposta convincente. Em 1850, Frederic Bastiat escreveu um ensaio que esclareceu um erro comum conhecido como “falácia da janela quebrada”. Ele fez isso usando uma parábola.

Imagine que um vândalo do bairro quebre a vitrine de uma loja local. O dono da loja agora deve contratar um vidraceiro por US$ 100 para substituir a janela. Embora você possa se sentir mal pelo dono da loja, alguns podem sugerir que há um lado bom. O dono da loja gasta dinheiro que dá emprego ao vidraceiro, que usa seu dinheiro novo para comprar outras coisas. Quando o vidraceiro usa sua nova renda para comprar coisas, ele cria mais empregos e mais renda para os outros. A economia melhora. Ou não?

Bastiat aponta que essa linha de pensamento é falaciosa. Mesmo que o vidraceiro receba dinheiro, o dono da loja perde riqueza. Talvez ele estivesse guardando essa riqueza para um novo terno. Ou talvez agora o banco em que ele guardou seu dinheiro tenha menos depósitos para dar como empréstimos.

É difícil saber como os US$ 100 teriam sido usados, e esse é precisamente o problema. O benefício para o vidraceiro é visto. O alfaiate que não consegue vender um terno ou o credor que não recebe um empréstimo bancário é difícil de ver.

O mesmo problema existe com a Copa do Mundo. As cidades devem usar recursos obtidos dos contribuintes para vencer a disputa pela Copa do Mundo. O relatório mencionado da Federação de Futebol dos EUA estima o custo por cidade em centenas de milhões, embora o prefeito de Kansas City, Quinton Lucas, afirme que o custo atual é de US$ 50 milhões em reformas no Arrowhead Stadium. Mas se a história ensina alguma coisa, este valor pode estar bastante subestimado.

No que os contribuintes de Kansas City teriam usado seu dinheiro não é algo que possamos saber facilmente. Mas é fácil ver como os hotéis, por exemplo, podem se beneficiar da Copa do Mundo.

Mas, como o dono da loja, os contribuintes não têm vantagens com os gastos da Copa do Mundo. Este gasto vem com um preço. E, como mostram os estudos, esse preço é frequentemente ignorado em busca de benefícios ilusórios.

Peter Jacobsen ensina economia na Universidade de Ottawa, onde ocupa os cargos de Professor Assistente e Professor de Educação e Pesquisa Econômica no Instituto Gwartney.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/por-que-sediar-jogos-da-copa-do-mundo-nao-nao-traz-vantagens-economicas-para-as-cidades/
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INFLUENCIADORES EXERCEM MUITA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE OPINIÃO

 

CupomValido.com.br

Estudo conduzido pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e da HootSuite aponta o Brasil como o país mais influenciável globalmente. Em primeiro lugar no ranking, cerca de 43% da população brasileira já adquiriu produtos ou serviços influenciados por um criador de conteúdo.

Especialistas explicam como a opinião de influenciadores digitais são determinantes na decisão de compra dos brasileiros

Divulgação de ranking aponta o Brasil como país mais influenciável por criadores de conteúdo no momento de adquirir um produto ou serviço

Uma pesquisa feita pela plataforma CupomValido.com.br, com dados da Statista e da HootSuite, mostrou que o Brasil é a nação mais influenciável globalmente, com cerca de 43% da população já tendo adquirido produtos ou serviços por conta da ação de criadores de conteúdo. Segundo o estudo, eles atingem cerca de 150 milhões de pessoas no país por meio das suas redes sociais. Essa população utiliza plataformas, em média, durante três horas todos os dias, sendo as principais delas YouTube, WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter.

Apesar do poder sobre a compra que os influenciadores digitais possuem, o trabalho acerca da fixação de marcas pode ser feito de diversas formas. Uma delas é por meio de parcerias com empresas de comunicação. Diversos especialistas do setor entendem que essa associação tem tomado a linha de frente de várias companhias que desejam escalar suas campanhas, ações e crescimento no mercado.

É o caso de Maurício Fernandes, diretor de operações da 270B no Brasil, uma das maiores agências americanas de experiências digitais com filial no Brasil. Para ele, o marketing de influência exerce um papel relevante no contexto da busca por estratégias para melhorar performances. “O Brasil é o país mais influenciado pelos criadores de conteúdo, geração que vem ganhando um enorme protagonismo dentro dos planos de comunicação”, diz.

Segundo Gláucio Amaral, diretor executivo na Agência Ecco, agência de publicidade formada com o intuito de empoderar marcas por meio da criatividade, tecnologia e planejamento, a linha de frente a qual influenciadores estão ganhando entre os investimentos das empresas brasileiras na divulgação dos seus produtos ocorre por conta do ótimo custo-benefício para elas. “Há a possibilidade de mensurar o retorno da ação e também a liberdade criativa para desenvolver o conceito do produto”, afirma.

Sobre esse último tópico, Ricardo Tarza, sócio e diretor de inovação e criatividade na DreamONE, agência de marketing integrado com foco no entendimento e geração de resultados para o negócio de seus clientes, entende que a habilidade do influenciador é colocada em prática de modo que ele utiliza a corporação parceira como um hub de conteúdo. “As companhias fazem uma curadoria sobre os temas tratados, sem tirar o comportamento do criador de conteúdo nas redes sociais e, ao mesmo tempo, agregando o valor de marca no comentário dele”, explica.

Silas Colombo, fundador e CCO da MOTIM, a primeira aceleradora de reputação e gestora de posicionamento do mundo, completa esse raciocínio caracterizando a ação influenciadora como um “gatilho de consumo”. “A empresa credibiliza o seu produto, porém os influenciadores oferecem aquele ‘empurrão final’, pois o cliente se identifica com essa personalidade”, destaca.

Por esse motivo, o direcionamento a um público-alvo em campanhas de comunicação é delimitado com mais assertividade. “A ‘clusterização’ é presente mais com os influenciadores do que com ações de mídias tradicionais, pois há a certeza que de que os seus seguidores vão escutá-lo”, ressalta Tarza. “O consumidor consegue tomar uma decisão de compra mais rápida”, reforça Colombo.

Esse ciclo evidencia que o mercado atual mudou, assim como a percepção dos clientes para campanhas de comunicação como um todo. “Está cada vez mais claro que a era do anúncio com cara de ‘merchan’ já passou”, pontua Amaral. “O público percebe quando o item a ser vendido e o influenciador não combinam, sendo apenas uma parceria paga. Hoje, há a exigência de narrativas que ultrapassam o patamar do mero comercial”, enfatiza.

No entanto, apesar do cenário atual ser favorável à forte influência dos criadores de conteúdo, Fernandes realça que as agências têm um papel igualmente relevante nas suas performances, afinal, estabelecem os “preparativos” que antecedem a execução em si. “Inovação, tecnologia e, principalmente, análise de dados são partes obrigatórias no desenvolvimento de uma estratégia assertiva, engajadora e verdadeira”, finaliza.

A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech

A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:

• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.

• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas

para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.

• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.

• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.

• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda, seja através de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.

• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:

a) Digitalização dos Lojistas;

b) Apoio aos lojistas;

c) Captura e gestão de dados;

d) Arquitetura de experiências;

e) Contribuição maior da área Mall e mídia;

f) Evolução do tenant mix;

g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;

h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;

i) Convergência do varejo físico e online;

j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;

k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;

l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;

m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.

Vantagens competitivas da Startup Valeon:

• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge disso, fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse mercado aqui do Vale do Aço.

• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio dos parceiros já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na execução de nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui do Vale do Aço para os nossos serviços.

• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são capazes de proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.

• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos diariamente à procura do inédito.

• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande empresa. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.

• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de divulgação de suas empresas e bem como contribuindo com o seu faturamento através da nossa grande audiência e de muitos acessos ao site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter mais de 100.000 acessos.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Proposta:

Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.

Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos, endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc.

O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.

A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.

O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.

Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.

Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:

  • O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
  • A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
  • Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
  • No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
  • O número de visitantes do Site da Valeon (https://valedoacoonline.com.br/)  tem crescido exponencialmente, até o momento, temos mais de 120.000 visitantes e o site (https://valeonnoticias.com.br/) também nosso tem mais de 1.400.000 de visitantes.
  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
  • A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.

                                                                                                                                                                   Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.

Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?

Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

MUITO CUIDADO COM AQUELES QUE PREGAM O BEM E DEPOIS QUEIMAM OS LIVROS DO BEM

 

Artigo
Por
Jones Rossi – Gazeta do Povo


Cena do filme ‘Farenheit 451’, baseado na obra de Ray Bradbury, em que os bombeiros tem a missão de atear fogo aos livros: “censura do bem” usa métodos insidiosos para propor a proibição de obras literárias| Foto: Divulgação

Nesta semana, o influenciador digital Felipe Neto mostrou-se incomodado com a leitura do clássico ‘Moby Dick’, de Herman Melville. “Queria perguntar uma coisa para quem entende verdadeiramente de literatura. Vi parágrafos profundamente racistas em ‘Moby Dick’, continuei a leitura do livro de nariz torcido, estou realmente incomodado. O livro é de 1851. O que é recomendado em casos assim? Como vocês avaliam?”

A julgar pela mentalidade censora que vigora atualmente em vários setores da sociedade, não vai demorar para alguém sugerir que o livro seja reescrito, apagando as partes “sensíveis”, ou até mesmo banido. Antigamente era fácil condenar tais arroubos autoritários. Hoje em dia a censura é feita em nome do “bem”, portanto muito mais difícil de combater.

Afinal de contas, é fácil identificar o inimigo quando ele queima livros em praça pública. Em 1933, ficou claro quem eram os vilões quando os nazistas fizeram uma imensa fogueira em Berlim com obras de Kafka, Freud, Marx e Einstein. Não pararam por aí. Como vaticinou o poeta judeu Heinrich Heine: “Onde se lançam livros às chamas, acaba-se por queimar também os homens”.

Vinte anos depois, Ray Bradbury publicou ‘Fahrenheit 451’, que se passa em um futuro distópico no qual todos os livros foram proibidos. Nesta sociedade, a função dos bombeiros não é apagar incêndios, e sim iniciá-los com os volumes clandestinos encontrados nas casas de quem ainda teima em contrariar o regime.

Até aqui, está evidente que todo regime que queime obras literárias é intrinsecamente maligno. E ninguém com o mínimo de bom senso gostaria de ficar ao lado deles. Mas e se eu disser que já estamos jogando livros e mais livros na fogueira, de um modo muito mais insidioso, e tudo isso em nome do bom senso, do bem de todos?

Livros que você não deve ler
Quando a revista americana Esquire publicou uma lista de “80 livros que todo homem deveria ler”, com o subtítulo “Uma lista incompleta, sem ranking e altamente parcial das grandes obras da literatura mundial”, talvez não imaginasse a controvérsia que ela geraria. Embora listas sejam sempre objeto de debates acalorados entre fãs, estudiosos ou simplesmente palpiteiros, a discussão iniciada foi de outra natureza: moral.

A escritora Rebbeca Solnit, conhecida por criar o termo mansplaining (que em português já se tentou traduzir com uma só palavra — homexplicando — , mas, como pode se notar, não caiu nas graças do povão), escreveu um artigo replicando a lista da Esquire sob o título “80 livros que nenhuma mulher deveria ler”. No texto, Solnit critica a lista por vários motivos, e explica que ela, apesar do título do texto, acredita que as mulheres devem ler o que quiserem. Mas deixou claro que as pessoas deveriam substituir a leitura de Saul Bellow, John Updike, Norman Mailer e Philip Roth, “misóginos”, por Philip Levine, Subcomandante Marcos (líder do Exército Zapatista de Libertação Nacional do México), Eduardo Galeano e Barry Lopez.

A Esquire chegou a publicar uma espécie de retratação. Com o título “80 livros que toda PESSOA deveria ler”, a revista convocou uma série de mulheres influentes na literatura para opinar, como a premiada ex-chefe da seção de crítica literária do New York Times, Michiko Kakutani, e a escritora Lauren Groff, entre outras.

Para Sarah Churchwell, em um artigo no jornal inglês Guardian, a coisa mais importante a ser dita sobre ‘Moby Dick’, o livro que tanto incomodou Felipe Neto, é que mulheres aparecem em apenas duas das 600 páginas. No texto, além de Updike e Mailer, são igualmente criticados os escritores Jonathan Franzen e J.M. Coetzee por praticarem o gaslighting (outra palavra de difícil tradução, usada para indicar quando um homem tenta fazer uma mulher passar por louca) contra as feministas.

Ambas são análises válidas à luz da evolução da sociedade. Ninguém deseja um retorno a uma época em que as mulheres não tinham voz. O que não faz sentido é desprezar Updike e Mailer como apenas “pênis com um bom vocabulário” porque seus livros, escritos há meio século ou mais, não rezam a cartilha politicamente correta dos anos 2010 e 2020.

Lobato revisado

Desde 2010, a obra de Monteiro Lobato tem passado por um revisionismo histórico. Gerações que passaram a infância lendo as aventuras de Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa e Emília descobriram agora, à luz de novas leituras, que foram alfabetizados com uma obra racista. Professores da UERJ descobriram que, em ‘Reinações de Narizinho’, o escritor se refere à Tia Nastácia como “a negra” 56 vezes.

Em artigo na revista Carta Capital, comentando o caso, Mauricio Dias rejeita vetar o livro. “Os pais têm o direito de comprar as obras do autor e, com elas, presentear os filhos. Pelo aniversário ou por qualquer outra razão”, diz, mas faz uma ressalva sutil. “O poder público não pode propagar a visão racista de Monteiro Lobato.”

No livro ‘O choque das raças’, Lobato faz afirmações que não deixam dúvida de que era racista e defendia inclusive a eugenia. Se a proibição se faz necessária, aí é outra história. O Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara) quis banir o livro ‘Caçadas de Pedrinho’ das escolas. A iniciativa foi rechaçada por João Luís Ceccantini, pesquisador de literatura infantojuvenil e coautor do livro ‘Monteiro Lobato — Livro a livro’. “Tenho estudado a forma pela qual as crianças absorvem o que leem e minha conclusão é que elas sabem identificar os excessos dos livros, elas se apegam ao que é bom, à essência da história — e, no caso de Lobato, essa essência não é racista.”

O clássico ‘As Aventuras de Huckleberry Finn’, de Mark Twain, o primeiro grande escritor americano, também foi acusado de ser racista pelo linguajar usado — o terno nigger, de conotação altamente ofensiva, é repetido mais de 200 vezes ao longo da obra. Em 2011, depois de várias reclamações, foi criada uma edição da obra em que o termo é substituído pela palavra “escravo”.

Quando o repertório literário, em nome da virtude, é reduzido, o resultado não é bom. O professor Mark Lilla, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, em seu livro ‘O progressista de hoje e o de amanhã’, lançado no Brasil pela Companhia das Letras, mostra como essa obsessão com políticas identitárias está empobrecendo o ambiente universitário.

“Os colégios e faculdades supostamente desinteressantes e convencionais dos anos 1950 e começo dos anos 1960 incubaram, talvez, a mais radical geração de cidadãos americanos surgida no país desde a sua fundação”, diz Lilla. “As universidades dos nossos dias cultivam alunos tão obcecados com sua identidade pessoal, que eles têm bem menos interesse e envolvimento no que acontece lá fora. Nem Martin Luther King Jr. (que estudou teologia cristã), nem Angela Davis (que estudou filosofia oriental) receberam uma educação baseada em identidade. E é difícil imaginá-los se tornando o que se tornaram se tivessem tido o azar de receber uma.”

Novas formas de censura
Updike e Mailer eram misóginos? Com a mesma certeza que é possível afirmar que Lobato era racista. Seus livros devem sofrer alterações para se adequar ao que a sociedade acha correto hoje em dia, ou mesmo serem banidos? É aqui que começa a se alicerçar as bases para um novo tipo de censura, uma censura “do bem”. Se a sociedade optar por algo menos drástico, como fez a editora que reescreveu ‘As Aventuras de Huckleberry Finn’, quando será prudente parar, quando ficará evidente a linha que separa a censura das boas intenções?

Pode ser que em alguns anos ou em algumas décadas não seja mais de bom tom publicar livros em que animais são mortos de forma violenta. Se, por algum motivo, toda a humanidade decidir pelo veganismo, será de bom tom vasculhar os livros em busca de refeições carnívoras e reescrever tudo para que nenhuma sensibilidade seja afetada?

Embora possa parecer um exagero, existem situações atuais que tratam quase da mesma coisa. A Associação Americana de Cinema (Motion Picture Association of America, MPAA) enfrenta desde 2016 um processo contra a representação do cigarro nos filmes. Os motivos que pedem a proibição são ótimos: estudos já provaram uma correlação entre o hábito de fumar na adolescência com o cigarro nas telas. O exemplo das estrelas de cinema fumando ultrapassa os modelos familiares, afirmam os pesquisadores. Retirar qualquer tipo de menção aos cigarros dos filmes poderia salvar 18% das 5,6 milhões de vidas que serão perdidas por causa de doenças relacionadas ao hábito.

É difícil não concordar. Esses 18% representam 1 milhão de vidas. Fumar é ruim para a saúde, não há dúvidas. Não tão ruim, mas ainda assim ruim, é ficar sentado durante várias horas ao dia. Fique mais de seis horas e veja seu risco de morrer nos próximos 15 anos aumentar em 40%. Especialistas, pelo bem da sociedade, poderiam criar uma lista com todos os hábitos que de forma alguma poderiam ser representados nas telas. Começariam com os infames cigarros, passariam para as comidas gordurosas, então álcool, açúcar, e assim por diante numa sucessão quase infinita de riscos à saúde.

Melhor ainda, com o apoio da sociedade.

‘Fahreinhet 451’, de Bradbury, se torna então mais assustadora, pois não é uma distopia em que o totalitarismo foi imposto de forma brutal aos cidadãos. Tudo acontece de forma mais traiçoeira, a partir do senso comum, de uma moral estabelecida a partir das maiorias, contra as inquietações trazidas pelos livros, que por natureza são questionadores, perturbadores.

É justamente essa nova moral, construída pelo bem da sociedade, que está entrando em vigor. Poucos hoje têm a audácia de sugerir proibições e banimentos de obras porque a História está cheia de exemplos de como somente os piores regimes colocaram em prática este tipo de ação. Mas, ao dar uma roupagem progressista à proibição, as chances de sucesso tendem a aumentar conforme elas ganham um status de proteção às crianças, adolescentes e posteriormente são estendidas a toda a população.

Uma característica interessante desse novo tipo de censura que está surgindo é que ela não é proposta por brucutus armados, pessoas mal-intencionadas por natureza. É o contrário. São pessoas instruídas, que buscam o bem. Mas é justamente essa incessante busca por mostrar o tempo todo quem tem sentimentos mais elevados, sem fazer qualquer tipo de concessão, que pode produzir resultados nefastos. Quem tem convicção de ser altamente virtuoso não costuma fazer concessões contra o que imagina ser o mal.

Nelson Rodrigues costumava dizer que “há coisas que o sujeito não confessa ao padre, ao psicanalista, e nem ao médium, depois de morto”. Livros não precisam ser depósitos de justiça social para terem valor. Como o mesmo Nelson, que sofreu tantas vezes com tentativas de censura motivadas pela mais elevada moral então vigente, afirmou: “Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos”.


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