Sabrina Bezerra – StartSe
Comércio eletrônico faturou R$ 73,5 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Saiba quais são as novidades que estão movimentando o setor!
Há alguns anos o e-commerce ainda não era tão badalado como hoje. As marcas que mais acreditavam no modelo de mercado estavam distantes do lucro.
O cenário mudou com a aceleração digital impulsionada pela pandemia de coronavírus. Foram recordes de faturamento no comércio eletrônico nos últimos dois anos.
Para você ter uma noção, no primeiro semestre de 2022, o e-commerce faturou R$ 73,5 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Um salto de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
E como todo mercado, tem trazido mudanças tecnológicas e, ao mesmo tempo, humanizado. Confira:
METAVERSO COMMERCE
Uma das movimentações apresentadas no Fórum E-Commerce Brasil 2022 quase em unanimidade foi o metaverso. Não à toa. Afinal, é uma das apostas da Nova Economia e deve movimentar US$ 800 bi até 2024.
Para você ter uma ideia, a L’Oreal, multinacional francesa de cosméticos, já está no metaverso The Sandbox. “E muito provavelmente, em breve, vamos vender produtos no metaverso, que é onde a nova gestação está”, diz Marcelo Zimet, CEO da L´Óreal durante o Fórum E-Commerce Brasil 2022.
Você deve estar se perguntando, mas por que o metaverso ajudaria a vender mais? A resposta é: “ao invés de criar um cupom de desconto, você mantém as pessoas interagindo com o produto em um jogo, por exemplo, através do game funil”, diz Daniel Bottas, Ex-Creative Director da Meta e Partner and CCO da 20DASH.
Confira outras empresas que apostam no metaverso
MODA DIGITAL
Se o metaverso começa a fazer barulho no comércio eletrônico, a moda digital também. “O mercado fashion é o que mais avança no metaverso”, afirma Bottas. “Hoje, as pessoas compram roupas apenas para postar nas redes sociais; logo, em um mundo em que se discute a poluição da moda, a moda digital, sem dúvida vai evoluir ainda mais nos próximos anos”, completa. A Gucci é um exemplo de marca que ingressou na moda digital.
AVATAR
Avatares estão presentes no e-commerce tanto para humanizar a marca e criar uma conexão com os consumidores como para ser uma nova fonte de receita para a empresa. Por exemplo, o personagem da sua marca pode ser pago para fazer publicidades de produtos.
Alguns exemplos de sucesso são: a Lu, do Magazine Luiza, que se tornou a maior influenciadora digital do mundo; o CB, influenciador virtual da Casas Bahia, entre outros.
“A Lu se tornou uma fonte de receita para o Magalu”, diz Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza. “Acreditamos em trazer tecnologia para a companhia, mas sem perder o calor humano”, completa.
SOCIAL COMMERCE
O uso das redes sociais para vender mais está movimentando o mercado de comércio eletrônico. A estratégia, no entanto, não é focar em imagens ou vídeos dos produtos, mas sim gerar uma conexão emocional com a audiência.
No TikTok, por exemplo, 75% dos usuários preferem conteúdos de marca ou produto feitos por um criador de conteúdo. Isso porque as pessoas não querem mais anúncios tradicionais. “Elas querem interagir com o conteúdo de quem, de certa forma, conhecem e confiam — e os criadores de têm um papel fundamental nisso”, diz Danielle Crahim, Industry Lead Performance no TikTok.
LIVE COMMERCE
As vendas feitas por meio de transmissões ao vivo feitas pela internet, muito comum na China (e responsável por movimentar bilhões de dólares nos últimos anos) começam a ganhar força no Brasil. O Mercado Livre é uma das empresas que apostam.
O motivo do sucesso do live commerce, segundo Marcelo Zimet, CEO da L´Óreal, é porque mexe com a emoção da pessoa que está assistindo. “O link é gerado enquanto existe a interação entre quem está apresentando e quem está assistindo”, conta.
Essas são algumas inovações que estão acontecendo agora, mas quais serão as próximas tendências que vão impulsionar o crescimento do varejo em 2023? Anualmente, diversos players se encontram no maior evento de varejo do mundo: Retail’s Big Show da NRF.
É lá onde ocorrem intensas trocas de experiências e apresentações das próximas inovações que vão mudar o jogo do que é o varejo hoje.
Toda pessoa empreendedora, empresária e liderança que atua nesse setor e quer eliminar o risco de ser deixado para trás precisa estar nesse evento.
Ele irá acontecer em Nova York nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2023. Os detalhes do evento e a melhor forma de viver uma experiência única imersiva com várias provocações e insights inovadores você encontra neste link.
Preferências de Publicidade e Propaganda
Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago
Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?
Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.
Vantagens da Propaganda no Rádio Offline
Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.
É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!
De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.
Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline
Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,
A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.
Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
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