Claudio Tancredi
Gerente Geral Hitachi Vantara do Brasil
O conhecimento sobre empreendedorismo é um quebra-cabeça de peças que vem de várias áreas da vida que podem ser muito mais conectadas do que imaginamos. Em meu caso, percebo que aprendi muita coisa praticando o surf, um esporte que me trouxe ensinamentos para entender as posturas importantes no mundo das vendas.
Existem diversas similaridades entre o surf e as vendas, mas uma das principais é a capacidade de prever o inesperado. Parece complicado, não é? Mas imagine como um surfista diante do mar ainda está observando uma força da natureza totalmente incontrolável.
Do mesmo modo, um vendedor nunca poderá saber 100% a eficiência de sua conversa e a eficácia de sua estratégia de vendas. É como um mar, repleto de ondas pequenas ou altas, que podem trazer um grande sucesso ou uma queda.
Mas, nos dois casos, vemos como os praticantes dessas artes aprenderam a prever situações, driblar desafios e entender o tempo certo de cada coisa.
No que se segue, você encontra alguns dos segredos que aprendi entre esses dois mundos que se encontram em minha vida.
Preparação e estudo
Qualquer surfista com experiência adquire um olhar treinado para a qualidade das ondas e também sobre a prática dos seus competidores. Em uma competição, por exemplo, estuda-se os picos de Surf, os tipos de ondulações e a composição do fundo do mar (em busca de buracos, bancos de areia e pedras).
Da mesma forma, são observadas as técnicas e os pontos fortes dos competidores, inclusive para entender como lidam com os desafios da praia em questão.
No mundo das vendas o paralelo é bem preciso. Afinal, trabalhamos com a previsão de ondas, às vezes literalmente, nos gráficos que mostram os movimentos de verdadeiros oceanos de dados.
Essas ondas podem significar mudanças no valor dos produtos, análise de vendas de períodos anteriores, momentos de pico de vendas e um mapeamento dos humores do público. O olhar do vendedor, nesses casos, é tão preciso quanto o do surfista, reconhecendo e intuindo os melhores movimentos para lidar com cada caso.
Saber quando avançar e quando recuar
No surf e nas vendas, a ambição pode te levar ao seu objetivo ou te “dar um caldo” como se diz nas praias. Ou seja, é preciso saber respeitar e conciliar o seu desejo de avançar com o que o contexto está te apresentando.
Às vezes, é preciso usar a força para passar a arrebentação, em outros casos é melhor esperar e buscar uma oportunidade mais calma para passar sem tanto esforço.
Tanto o surfista como o vendedor começam a adquirir um “sexto sentido” e aprendem a ouvir o território, escutando os movimentos do mar e do público, atualizando o plano de ação. É melhor pegar a onda certa do que forçar a venda no momento errado!
Manter-se em movimento
Existe uma sabedoria muito profunda em entender a importância do movimento. Se você pegou a onda de sua vida em uma região específica de uma praia, isso não significa que uma outra oportunidade acontecerá no mesmo lugar. Apegar-se a essa ideia pode gerar decepções e dificuldade para seguir em frente.
Seguir em frente e manter-se em movimento é uma sabedoria nas vendas também. O mercado muda como uma maré, o negócio fechado hoje não necessariamente vai se repetir amanhã. Ficar preso nessa ideia é um risco desnecessário que pode ocultar novas possibilidades.
O surfista e o vendedor são convidados a fazer sua própria sorte, sempre de olho nas oportunidades do caminho.
Respeito é bom e uma das chaves do sucesso
Vendedores e surfistas “fominhas” não tem vida longa. Se você quer criar uma jornada de respeito em qualquer área, é preciso observar bem a “crowd”, ver quem é quem, montando sua estratégia de acordo com a sua perspectiva particular sobre a arte das vendas ou do surf.
Se o “mar não tá pra peixe”, faça atividades fora da água que vão te ajudar na hora da ação, mas não fique apenas assistindo os outros surfarem. Vá cultivando seu espaço com respeito. O mesmo vale para equipes de vendas. Não ficar pedindo todos os leads para o líder e evitar ficar com olhos grandes nas contas dos colegas, tudo isso é essencial para ser respeitado e também para ter sucesso nas vendas.
Como você vê, esses ensinamos são daqueles “raiz”, que valem para nossa ética e atuação na vida profissional, nos esportes e até mesmo em nossas vidas particulares. Ética e integridade são tão importantes quanto o sucesso almejado.
Faz sentido para você? Você também aprendeu em outras áreas lições que te ajudam na vida profissional? Comente!
Aloha boas ondas/vendas !!!!
ESCALANDO NEGÓCIOS
1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?
O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.
2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?
A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.
Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.
O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.
3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?
Estratégias para o crescimento da nossa empresa
- Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
- Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
- Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
- Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
- Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.
O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.
Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.
Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.
4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.
Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.
Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.
5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?
A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.
“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.
6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?
A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!
Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.
Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.
Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.
Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:
- objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
- etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
- decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
- gerenciamento de recursos focado em otimização.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297