quinta-feira, 7 de junho de 2018

INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES ATINGE HOTEL DE LUXO EM LONDRES


Incêndio atinge hotel 5 estrelas de Londres perto da Harrod's

Agence France-Presse








Os bombeiros combatem incêndio no Hotel Mandarin Oriental, em Knightsbridge

Cerca de 120 bombeiros combatiam nesta quarta-feira (6) à tarde um incêndio deflagrado no Hotel Mandarin Oriental, situado no bairro londrino de Knightsbridge, perto da luxuosa Harrod's.
Ainda não há informações sobre vítimas.
"A brigada recebeu um aviso às 15h55 (11h55 em Brasília). Equipes de bombeiros de Chelsea, Kensington, Hammersmith, Battersea e de outros quartéis dos arredores foram enviados para o local", informaram os bombeiros de Londres.
No total, 20 caminhões e cerca de 120 bombeiros se deslocaram para o hotel, um edifício de tijolos vermelhos de 12 andares, do qual subia uma espessa coluna de fumaça preta, visível de vários pontos da cidade.
Ainda não se sabe as causas do incêndio.
O hotel conta com 198 quartos.
"Estamos cientes do incêndio no Hotel Mandarin Oriental Hyde Park, de Londres", limitou-se a dizer um porta-voz do estabelecimento.
"Como a situação está em curso, não teremos mais detalhes a oferecer nesse momento", acrescentou.
A apresentadora de televisão Anna Whiteley, que estava no hotel, explicou que foi evacuada.
"Acabei de ser evacuada do Hotel Mandarin Oriental para ver isso... absolutamente louco! Muito impressionada com a organização para levar todos a um lugar seguro", escreveu Whiteley no Twitter.

O BRASIL PRECISA ENTRAR NOS TRILHOS


Os trilhos do progresso

Manoel Hygino 









A greve dos caminhoneiros terminou há vários dias, mas deixou funestas consequências no cotidiano brasileiro, resultado de uma visão um tanto estrábica da realidade. Ao longo do tempo, preferiu-se e adotou-se a solução ferroviária para a comunicação entre extensas regiões e o escoamento da produção.
Lamentavelmente, o Brasil se diz com pressa e esta é repetidamente sinônimo de imperfeição. Nas pequenas coisas e nos grandes empreendimentos, assim ocorre, mas não se aprende. Depois da paralisação do transporte rodoviário por cerca de dez dias – dez dias que abalaram a nação, para repetir o título do livro de John Reed sobre a revolução russa de 1917 –, chegou-se à conclusão de que, mais uma vez, se errara.
Hoje, segundo leio nos jornais, seriam necessários quinze anos para reparar o mal, em busca do tempo perdido, para furtar de Proust o raciocínio. A malha ferroviária do Brasil tem 30,5 mil quilômetros, enquanto a rodoviária chegou a 1,7 milhão de quilômetros. Percentualmente: 1,7% de ferrovia contra 61,1% de rodovia.
Com a extensão territorial do país, continua-se a insistir em aproximação e integração. Os antigos governos não estavam preparados financeira e tecnicamente para implantar grandes estradas de ferro para responder aos imperativos do desenvolvimento. Lideranças regionais cuidaram, assim, de estender trilhos entre regiões distantes, diante da lentidão ou da letargia oficial.
No caso específico do Norte de Minas, já antes da República se organizara uma sociedade anônima, sediada no Rio de Janeiro, a capital do país, para se construir uma ferrovia ligando Montes Claros, a principal cidade, a Extrema, no Rio São Francisco. As primeiras providências vieram no ano seguinte, quando os engenheiros se puseram em ação. Houve festa, com música e foguetório, passeatas...
Tinha-se projetado antes outras ferrovias, mas ficaram no papel, como se diz. A depois denominada Central do Brasil, porém, continuava um tanto a passo de tartaruga, mas andava. Foi aí que entrou em cena Francisco Sá, como lembra Hermes de Paula, médico e historiador, que registra em livro a invasão da cidade por tarefeiros e auxiliares. Os trilhos iam chegando. Em 7 de junho de 1924, o ministro nascido na região inaugurou a estação ferroviária de Bocaiúva, causando ciúme na gente de Montes Claros. O tempo fluía e a ansiedade aumentava.
A inauguração seguinte, fim de linha, levou o ministro Francisco Sá para a solenidade em 1º de setembro de 1926, considerado desde então “o maior dia de Montes Claros”. A estrada chegara para facilitar o comércio, as comunicações e a indústria, eu inevitavelmente seguiria o exemplo.
Como se esperava, houve discurso, bandeirinhas de papel crepom, queima de fogos, manifestações populares que atraíram a população. Ofereceram-se banquetes e baile, assentando-se a pedra fundamental do monumento que se ergueu na praça junto à Estação.
Repetindo: com a paralisação rodoviária de maio de 2018, pôde-se sentir a importância do transporte por trilhos, inclusive porque, nos incômodos dias recentes, o metrô de Belo Horizonte também interrompeu seus serviços por alguns dias e horários. Voltar atrás na memória pode ajudar na definição de planos e projetos úteis à sociedade.


COLUNA ESPLANADA DO DIA 07/06/2018


Sempre ela$

Coluna Esplanada – Leandro Mazzini 









À medida que as eleições se aproximam, o Palácio do Planalto acelera a liberação de recursos para deputados e senadores por meio das emendas parlamentares. A despeito do ajuste fiscal e do limite de gastos, a liberação em ritmo acelerado para as bancadas da Câmara e Senado deve superar o total de 2017: R$ 5 bilhões. Apenas nos últimos cinco meses, saíram dos cofres da União mais de R$ 3,4 bilhões para bancar emendas.
Comentário: A administração brasileira, isto é, o governo, administra mal os nossos poucos recursos financeiros, os outros temos demais, então sobra dinheiro para distribuir entre os políticos e falta dinheiro para os itens essenciais como educação, segurança e saúde.


Bancadas
Conforme dados do Painel de Execução de Emendas (Siga Brasil), mais de R$ 9,1 bilhões foram destinados apenas para os deputados federais nos últimos anos.

Ranking
As principais bancadas atendidas foram de Roraima, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e Mato Grosso. Algo aí mudou na sua vida, leitor?

Até campo paga
Além de áreas sociais, o acordo entre o Governo e caminhoneiros vai retirar recursos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias da Embrapa. O texto da MP 839, que será analisado pelo Congresso, propõe o corte de R$ 3 milhões da empresa para compensar os gastos do acordo que inclui a redução dos tributos sobre o óleo diesel.

Repeteco
Em 2006 a CPI dos Correios (a do Fim do Mundo) identificou que a SLW Corretora foi suspeita de fraudar operações com o Postalis, o fundo de pensão dos servidores dos Correios, hoje com rombo bilionário descoberto pela PF. Agora em 2018, dá guarida para os fundos que foram expulsos do Banco BNY Mellon.

Olho neles
Esses mesmos fundos foram expulsos pelo banco de Nova York porque os parlamentares identificaram na CPI fraudes de cobrança de taxa de administração contra o Postalis. A assessoria do Postalis não respondeu. A SLW nega que tenha dado prejuízos a qualquer cliente.

Pela tangente
Para reverter a rejeição entre as mulheres, identificada nas pesquisas, Bolsonaro quer como vice na chapa Janaína Pascoal, a advogada do impeachment de Dilma, como vice.

Pegou mal
Numa palestra para empresários há meses, Bolsonaro se vangloriou de ter filhos homens, mas observou que uma deu “fraquejada” e veio.. mulher.

Sobrou pra você
Em estudo encaminhado à CPI dos Cartões de Crédito, a Federação Brasileira dos Bancos jura que as taxas de juros dos empréstimos e os spreads estão recuando de “forma efetiva”. No documento, a entidade coloca na conta da inadimplência o principal motivo dos elevados juros cobrados de consumidores.

Passou recibo
O senador Ataídes, que comanda a CPI, se reuniu com o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e ouviu do executivo, segundo conta, que as taxas são altas sim, e que o BC já estuda alternativas para baixá-las.

Tribo...
A Justiça Federal colocou ponto final no embate entre procuradorias da União (Ceará e Pernambuco) e a Defensoria Pública da União (DPU) ao manter a extinção de 374 cargos em comissão na Fundação Nacional do Índio (Funai) e determinar que os postos sejam ocupados por servidores públicos concursados.

...do concurso
No pedido, a DPU alegara que a extinção dos cargos “prejudicaria a gestão administrativa da entidade pública e comprometeria o atendimento de indígenas”. As procuradorias rebateram o argumento ao defender que “impugnar o ato presidencial representaria uma violação do princípio da separação dos três poderes”.

Tô fora
Nizan Guanaes não está orientando o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), e a assessoria do deputado diz que nunca ouviu falar (que isso!) “deste nome”.

Sempre ela$

A FELICIDADE É MUITO RELATIVA - PODE SIM E PODE NÃO


É possível ser feliz solteiro?

Simone Demolinari 








“O isolamento e o relacionamento são duas dimensões analíticas. Não saber lidar consigo mesmo é, para muitas pessoas, assustador. Por outro lado, seguir os parâmetros familiares é trocar a mãe por uma esposa, o pai por um marido e os amigos por filhos. Para alguns, é esplêndido. Para outros, um desastre”. W.N.

É incrível como que, nos dias de hoje, ainda exista preconceito em relação às pessoas que optam por ficarem solteiras. Há uma ideia de que, se alguém não se casou, ou tem “algum problema” ou é homossexual. Isso precisa ser repensado.

A dinâmica da sociedade mudou. O casamento, que antigamente era algo quase obrigatório, não é mais. E sem o peso da pressão social, ficou cada vez maior o número de pessoas que optam por viverem solteiras.

Infelizmente, muita gente ainda não evoluiu a forma de pensar e julgam os solteiros como fracassados emocionalmente. Ainda parece estranho para muitos pensar que alguém não se casou por opção. Há uma espécie de espanto, como se não houvesse outra forma de ser feliz sem ser acompanhado.

Esse espanto pode ser observado, por exemplo, na reação das pessoas quando ficam sabendo que alguém irá viajar sozinho. A primeira coisa que vem em mente é uma espécie de pena, considerando que será uma viagem sem graça e triste. Forma-se uma imagem de uma pessoa solitária, que não dispõe de amigos, cônjuge ou filhos para a acompanhar.

De fato, há pouca possibilidade dessa viagem ser boa, sob o julgo daquele que não consegue ser feliz viajando sozinho. Mas essa não é a realidade dos que optam por viver assim.

Tudo que sai do senso comum costuma ser visto de forma estranha. Isso também ocorre quando a pessoa é mais reservada e prefere uma vida mais solitária. Geralmente são pessoas que não acham graça nas opções de lazer de que a maioria gosta, não curtem festas nem comemorações em geral. Acham a música alta, não gostam de gente bêbada, se incomodam com o desconforto de ficar de pé e não têm paciência para a “conversa fiada”.
Preferem viver recolhidos, não por tristeza, mas por falta de interesse da agitação social. Estes, por vezes, são vistos como “estranhos” aos olhos daqueles que não conseguem conceber felicidade além do seu próprio comportamento.

A ideia de que o solteiro é infeliz deriva da nossa cultura casamenteira que convencionou que só há felicidade na vida a dois. Mas, se isso fosse verdade, todos os casados estariam felizes.

Pensar que pessoas solteiras são problemáticas, além de preconceito, é uma forma limitada e generalista de pontuar a questão. É preciso considerar que muitos estão solteiros por excesso de qualidade e não por falta dela.

Ser solteiro não é sinônimo de uma vida solitária e infeliz. Muito pelo contrário, é uma condição invejada por muitos mal casados.


AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...