sexta-feira, 1 de junho de 2018

COLUNA ESPLANADA DO DIA 01/06/2018


QG tranquilo

Coluna Esplanada – Leandro Mazzini 










Enquanto baderneiros infiltrados na greve dos caminhoneiros arrebentam motoristas no braço e defendem a intervenção militar, comandantes das Forças Armadas tranquilizam os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dando sinais de que acompanham com atenção o cenário, mas sem concordar com a demanda. Na via oposta do grito das estradas, os oficiais seguem em defesa da “normalidade” e “diálogo”. Desde o início da greve, o comandante do Exército, General Eduardo Villas Bôas, se encontrou com políticos e ministros do STF, e reafirmou que “o bem-estar social” deve ser preservado.


Recuo
Outrora defensor da intervenção, o general Hamilton Mourão criticou os infiltrados: “pessoal tem que entender que vivemos num mundo mais complexo que o de 1964”.

Geni
Chico Buarque fez doação em dinheiro para a Vigília Lula Livre, que o PT mantém perto da sede da PF em Curitiba, onde o ex-presidente está preso.

A banda
Outros artistas e intelectuais também contribuíram. No caso de Chico, Emídio de Souza, que controla finanças do PT, não revela o valor doado pelo compositor amigo do Barba.
Preço do gênero.Partidos pretendem recorrer no TSE da decisão de destinar 30% do fundo partidário para campanhas exclusivamente de candidatas. Não bastasse o saldo ‘pequeno’ – em relação a outras campanhas, com doações – - para cobrir os custos de todos os candidatos, a grande maioria das legendas nem atinge a cota de lançar mulheres, estipulada por lei.

Calero na pista
Marcelo Calero, ex-ministro da Cultura, espera o voto da classe artística para se eleger. Lançou sua pré-candidatura a deputado federal pelo PPS no Copa Praia Hotel, com a participação do educador Carlos Serpa, do anfitrião Aloysito Teixeira e de artistas.

Tela quente
De Benedita da Silva, que visitou Lula na cadeia na terça, para amiga da Coluna: o ex-presidente acompanha os acontecimentos no País pela televisão instalada no quartinho da PF. Ele “é muito organizado” e “mantém o ambiente limpo e arrumado”.

De ‘cabeceira’
Lula está lendo o livro do historiador israelense Yuval Harari, um dos escritores preferidos de Obama e Bill Gates. Harari é vegano e militante das causas gays

Botafoguense sofre
Um brasiliense que ganhou uma camisa do Botafogo da Netshoes não recebeu o presente pelos Correios até hoje. Foi postada dia 25 de abril em Cajamar (SP). E bem antes da greve dos caminhoneiros.

Livres, cá e lá
O movimento suprapartidário Livres agora integra a Atlas Network, rede de quase 500 organizações liberais em 90 países. Terá acesso a treinamento, participação em eventos internacionais e a recursos para projetos, como o Think Tank Startup Fund.

Sorriso olímpico
A Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) firmou parceria com a UFRJ para oferecer orientações de saúde bucal ao público que prestigiar os próximos quatro eventos realizados nas arenas olímpicas.

Boa da semana
Sábado tem campeonato estadual de tênis de mesa, e domingo jogo da Liga Super Basketball. O projeto é desenvolvido por alunos de odontologia da universidade.

Ponto Final
Cenário da crise no País hoje é a soma de um Governo incompetente e impopular com o oportunismo da oposição que aposta em terra atrasada para se dar bem na eleição. Acorda, povo!



quarta-feira, 30 de maio de 2018

TEMER JOGA A TOALHA PARA A GREVE DOS CAMINHONEIROS


Temer diz que não tem mais como negociar com caminhoneiros

Agência Brasil










Na última quinta-feira (24) o governo fechou acordo com parte das entidades representantes dos caminhoneiros

O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira (29) que o governo “espremeu” todos os recursos para a atender as demandas dos caminhoneiros. Em entrevista ao programa Cenário Econômico, da TV Brasil, ele disse que não há mais o que negociar com a categoria e acredita no fim da paralisação até esta quarta-feira (30).
“Fizemos o que foi possível. Esprememos todos os recursos governamentais para atender os caminhoneiros e para não prejudicar a Petrobras. A essa altura não temos mais como negociar, o que fornecer. Tenho a impressão que entre hoje e amanhã isso estará normalizado”. O presidente citou ainda a determinação de algumas entidades representantes de caminhoneiros para que a categoria voltasse ao trabalho.
Uma delas foi a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA). Em nota divulgada à imprensa, a entidade avaliou com sucesso a paralisação iniciada no dia 21 de maio. A entidade lembrou das negociações com o governo e do apoio popular e disse que se a categoria não voltar ao trabalho “tudo que foi conquistado corre o risco de se perder”. “Entendemos que daqui para frente só haverá prejuízo aos caminhoneiros, de modo que a CNTA e todas as entidades sindicais de sua base pedem a compreensão pelo fim da paralisação”, finaliza a nota.
Na última quinta-feira (24) o governo fechou acordo com parte das entidades representantes dos caminhoneiros. Foram 12 itens, incluindo o preço do diesel reduzido em 10% por 30 dias. No último domingo, no entanto, Temer voltou a negociar com a categoria e acordou uma redução maior por mais tempo: R$ 0,46 a menos nas bombas por 60 dias. O acordo firmado no domingo, e anunciado em pronunciamento presidencial no mesmo dia, também determinou a isenção da cobrança de pedágio para os caminhões que circularem com eixo suspenso em todo o país, dentre outros pontos.

CASA BRANCA E A COREIA DO NORTE EMPENHADOS PARA A REUNIÃO ENTRE TRUMP E KIM JOG-UN


Casa Branca se diz 'ativamente preparada' para encontro de Trump com Kim Jong-um

Estadão Conteúdo








A cúpula estava marcada para ocorrer em 12 de junho, em Cingapura, mas Trump escreveu uma carta para Kim Jong-un na semana passada dizendo que ele havia decidido "suspender" a reunião

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, afirmou nesta terça-feira que o governo dos Estados Unidos continua "ativamente preparado" para um eventual encontro entre o presidente Donald Trump e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

Trump confirmou que o general norte-coreano Kim Yong-chol, que cuida da relação intercoreana, está indo para Nova York para conversar com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo. Além disso, equipes de funcionários dos EUA chegaram à zona desmilitarizada coreana e em Cingapura para se preparar para a reunião.

A cúpula estava marcada para ocorrer em 12 de junho, em Cingapura, mas Trump escreveu uma carta para Kim Jong-un na semana passada dizendo que ele havia decidido "suspender" a reunião.

Porém, o governo americano vem gradualmente mudando o discurso. "Os norte-coreanos têm se engajado com os EUA", comentou Sarah Sanders.

Fonte: Associated Press.




SERÁ QUE O PETRÓLEO BRASILEIRO É NOSSO PARA USO DO POVO OU SOMENTE PARA O USO DO GOVERNO?


O país que aí está

Manoel Hygino 







A greve dos caminhoneiros incomoda o Brasil há vários dias, gerando repercussão altamente perniciosa aos que vivem neste país. Mais do que incomodar, causa prejuízos à confiança em quantos insistem em depositar boas expectativas sobre nosso futuro. O presente está aí, escancarado e doloroso, para quem atravessa tão tormentoso período, que poderia ser de tranquilidade e de realizações.
Tantos dias passados do início do movimento que paralisou o país, ele nos lembra, por óbvios motivos, como assinalei em escritos anteriores, aquele que resultou no relato de John Reed. O livro recebeu o título de “Dez dias que abalaram o mundo”, transformado em filme, enquanto se sepultava o corpo do autor junto ao de Lênine na base do Muro Vermelho do Kremlin.
Outras personalidades certamente estão, neste momento, descrevendo as dificuldades remanescentes da paralisação de maio; quando não a angústia da nação, com mais de 8 milhões e 500 mil quilômetros quadrados e enfrentando a borrasca, embora pudesse oferecer a seu povo paz e felicidade.
Mais de um século transcorrido, o Brasil vive problemas que já deveriam inexistir, tantos os exemplos que se colhessem no desenrolar da história, mas não o foram. No instante em que redijo estas mal traçadas linhas, o país segue parado, frustrando os que se esforçam para dar sequência à construção de um lugar melhor para viverem as vindouras gerações.
Oxalá não tenha êxito os inúmeros aproveitadores da situação, de todas as procedências e tendências. Porque milhões de trabalhadores se encontram ociosos, enfrentando vicissitudes sem encontrar meios de sustentar-se e à família.
]Somente agora se desperta para a dura realidade, para as causas múltiplas que geraram o caos anunciado e pressentido. A palavrinha de quatro letras – Caos – passou a fazer parte das manchetes das folhas que circulam, porque os patrícios que circulam pelas rodovias ou ruas já o padecem no sacrificado cotidiano.
Monteiro Lobato e os remanescentes da antiga luta do “Petróleo é nosso” devem sentir-se frustrados, porque o ouro negro, fator de progresso, resultou em inquietação. Esta poderia conduzir a desvios gravíssimos de conduta dos que não estão “nem aí” para os superiores interesses da pátria. Aliás, uma palavra pouco utilizada em tempos mais recentes.
Escondeu-se a verdadeira face do problema do petróleo. Se era fator de esperança, chegou a quase desastroso, pela insânia voraz dos maus brasileiros que não podem ver uma porta de cofre aberta
No domingo, 27 de maio, gente de todos os recantos se perguntava como seria o dia seguinte, diante da falta de meios de transporte e de combustíveis. Os médicos poderiam ir aos hospitais? E a enfermagem? E o bancário ou balconista? Domingo, em muitas cidades, não houve veículos coletivos. Mas era um dia para descanso. O seguinte, contudo, trabalho. Como fazer? Para Antônio Machado, omite-se presentemente, “a captura do Estado por oportunistas de todo tipo”.
Darcy Ribeiro dissera: “não gostamos do Brasil que aí está, tão espoliado pelos ricos e tão sofrido pelos pobres”.


AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...