sexta-feira, 24 de março de 2017

TODOS NÓS TEMOS UM POUCO DE NARCISO



O narcisista é capaz de amar alguém além dele mesmo?
Simone Demolinari 







De acordo com o psicanalista Sigmund Freud, o narcisismo é uma característica comum a todos nós. Ela está relacionada a uma fase da infância, onde a criança, em sua ilusão pueril, acredita ser “única e especial”, achando-se o centro do universo. À medida que ela vai crescendo e se deparando com as frustrações da vida, isso vai se dissipando, e assim segue a formação saudável do psiquismo.
No entanto, nem todos conseguem sair desta fase e permanecem nesse autofascínio a vida toda. Nesse caso, o narcisismo se transforma em patologia, ou seja, passa de um estado normal para doentio.
Freud vai além. Segundo ele, o narcisismo está relacionado, em parte, com a homossexualidade e o exibicionismo, uma vez que o excesso de apreço pela própria imagem tem a ver com o autoerotismo.
É bom esclarecer que “imagem”, neste caso, vai além da aparência física. Para o narcisista, ela está relacionada à sensação de importância e superioridade que ele acredita possuir.
Sob este olhar, não há ninguém mais importante que ele próprio. Embora não expresse isso de forma nítida a todos, age sentindo-se merecedor de deferências e privilégios.
Ao contrário do que muitos pensam, o narcisista não tem uma boa autoestima. Sua sensação de grandiosidade não revela amor próprio, e sim uma patologia. É um ego adoecido que resulta numa baixa autoestima cercada por arrogância e prepotência. Talvez por isso, seja tão difícil mostrá-lo que ele não é tão especial quanto pensa. Fazer isso implica em atrito certeiro. Para manter um bom relacionamento, deve-se elogiar desmedidamente e considerá-lo como fundamental e imprescindível.
Algumas características são marcantes no narcisista: egoísmo, egocentrismo, presunção, individualismo, ausência de empatia, menosprezo aos outros. Esse conjunto faz com que ele se comporte, na maioria das vezes, de forma abusiva e arbitrária, sobretudo nos seus relacionamentos íntimos.
Apesar de ser exímio sugador e devorador de energia, não há uma exata consciência disso. Ele não acredita que está agindo mal, apenas se sente merecedor ilimitado de mais.
Se relacionar com narcisista é abrir mão da equidade dos direitos iguais. Seu parceiro sentimental leva a relação em constante atrito, buscando, em vão, convencê-lo da disparidade que os separam. Nunca conseguirá. Para isso, ele precisaria de enxergar além do seu próprio umbigo. Algo impossível para o narcisista.
Sua capacidade de expressar sentimento se limita ao “amor objetal”, aquele onde um sempre precisa de se rebaixar para o outro se sobressair. Uma maneira adoecida e dolorida de se relacionar.
Ao parceiro sobra o desafio de amar alguém tão apaixonado por si mesmo. É preciso adular além de amar, pois até no campo privado das relações, o narcisista prefere aplausos do que carinho.

quinta-feira, 23 de março de 2017

O PROBLEMA MAIOR DA CARNE É A CORRUPÇÃO DO GOVERNO



A carne e o papelão

Opinião Jornal Hoje em Dia
Antônio Álvares da Silva*






O escândalo da carne podre explodiu como uma bomba, deixando queimaduras por todos os lados. O governo correu para apagar o incêndio, que, segundo ele, é localizado. Dos 370 frigoríficos existentes, apenas uma minoria absoluta está sendo objeto de investigação. A informação não consola ninguém, pois tudo está no começo. Este número aumentará na certa, pois a corrupção é como a água, entra por todos os lugares e derruba no final a casa.
Não se há de culpar a Polícia Federal pela imensa repercussão da notícia. A PF não pratica crimes, apenas os apura e encaminha o resultado para o Judiciário. Não é sua missão calcular impactos sociais do que faz. Este lado político deve ser objeto de explicações dos envolvidos.
O negócio da carne é um dos mais importantes do Brasil. Exportou-se um bilhão e meio de toneladas, chegando-se a um valor de 5 bilhões e meio de dólares. Estes dados mostram a importância dos negócios da carne e a eficiência e capacidade dos frigoríficos exportadores. Por isto, é preciso que tudo seja apurado nos mínimos detalhes. Joio e trigo devem ser separados e postos em seus devidos lugares, para tirar a parte pobre e criar condições ainda melhores para que o país lucre, cresça e melhore a condição de vida de todos nós.
As reais dimensões da corrupção vão se mostrando aos poucos. Funcionários do Ministério da Agricultura já estão sob investigações. Portanto, não se limita apenas a alguns frigoríficos. Está também no governo, pois até mesmo servidores públicos de alto escalão já respondem a inquérito. A imprensa hoje coloca sob suspeita a própria cúpula do Ministério.
Tudo há de se projetar na luz do dia, para que a transparência seja garantida. Num negócio deste vulto, num país onde a corrupção vai se tornando regra geral do comportamento das autoridades e agentes públicos, espera-se o pior.
Notícias ruins varrem o país. O dinheiro enviado pelo ex-governador Sérgio Cabral ao exterior e agora repatriado pagará a metade dos servidores aposentados do Estado do Rio de Janeiro. A indústria brasileira, apesar da leve melhora, ainda está ociosa em 3,7. A produção está deficiente, consequente não há consumo. A Petrobrás perdeu no ano passado 14,8 bilhões. O Brasil paralisou no IDH. Portanto não há melhoras qualitativas em longevidade, alfabetização e educação. Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa do Ministério Público Federal, afirma que a corrupção leva dos cofres públicos cerca de 2oo bilhões anuais.
A Federação das Indústrias de São Paulo publicou estudo em que demonstra que o progresso do Brasil poderia ser igual ao da China, se não houvesse corrupção e a administração pública fosse eficiente. E ainda com uma vantagem: nosso trabalhador não está reduzido à condições se semiescravo. O Direito do Trabalho brasileiro é um dos bons do mundo. Reformando-se agora os sindicatos, pode se transformar num dos melhores. Teremos então progresso social com Justiça, ideal que todos os povos perseguem.
É preciso combater os corruptos em todos os níveis. A corrupção não pode levar nosso dinheiro através dos tributos que pagamos com tanto esforço. Que se apure tudo sobre os frigoríficos. Vamos continuar exportando com sucesso, mas livres da corrupção. Além de todos os males que sofremos, não haveremos de comer carne com papelão.
(*) Professor titular da Faculdade de Direito da UFMG
 

ATAQUE TERRORISTA EM LONDRES ONTEM



Polícia britânica faz 7 detenções de suspeitos de ligação com ataque em Londres

Estadão Conteúdo
Hoje em Dia - Belo Horizonte











Este foi o pior ataque no Reino Unido desde 2005, quando terroristas explodiram bombas em trens e ônibus, matando 52 pessoas; o autor do atentado desta quarta foi abatido no local



A polícia britânica deteve sete pessoas durante buscas em seis locais de Londres, Birmingham e outras partes do Reino Unido, como parte da investigação sobre o ataque ocorrido ontem na capital inglesa.

Na tarde de ontem, um suposto terrorista atropelou pedestres na Ponte de Westminster antes de bater o carro perto das grades do Parlamento e esfaquear um policial.


Após informar inicialmente que quatro pessoas haviam morrido no ataque, a polícia britânica revisou hoje o número de mortos para três, incluindo o policial esfaqueado. Mais de 40 outras pessoas ficaram feridas, sete das quais encontram-se hospitalizadas em estado grave.

O agressor foi abatido a tiros no local do ataque.

O atentado de ontem foi o mais grave ocorrido no Reino Unido desde 2005, quando explosões coordenadas por extremistas islâmicos em ônibus e trens de metrô provocaram a morte de 52 pessoas.

Ninguém ou nenhum grupo reivindicou ainda a autoria do ataque. Segundo Mark Rowley, vice-comissário da polícia metropolitana de Londres, autoridades britânicas acreditam que o "agressor agiu sozinho ontem e foi inspirado por terrorismo internacional". Fonte: Dow Jones Newswires.

O TÚMULO DE JESUS CRISTO FOI REINAUGURADO EM JERUSALÉM



Túmulo de Jesus reaberto em Jerusalém após restauração

AFP









O local foi totalmente demolido e reconstruído semelhantemente ao original
O santuário que protege o túmulo onde Jesus Cristo foi enterrado, segundo a tradição cristã, foi reaberto nesta quarta-feira, durante uma cerimônia na igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém, após nove meses de restauração.

As obras começaram em maio de 2016 para consolidar a Edícula de mármore e devolver sua cor original. O local foi completamente desmontado e reconstruído à imagem e semelhança do original.

Líderes religiosos de diferentes confissões cristãs participaram na cerimônia desta quarta-feira, durante a qual o santuário foi exibido sem a estrutura de metal que antes dificultava a vista.

"Não é apenas uma doação feita à Terra Santa, é uma doação para o mundo inteiro", afirmou o patriarca greco-ortodoxo Teophilos III de Jerusalém aos convidados, entre eles o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras.

"Antes o monumento estava completamente escuro, os muros da Edícula haviam escurecido pela fumaça das velas dos peregrinos", explicou à AFP a chefe da equipe de restauração, Antonia Moropoulou.

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...