quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

POLUIÇÃO DO SOLO POR PETRÓLEO E RESÍDUOS INDUSTRIAIS



Postos de gasolina e metalúrgicas contaminam solo e água de 642 áreas em Minas

Malú Damázio 








Água e solo de 642 áreas no Estado estão contaminados por derivados de petróleo ou por metais presentes em resíduos industriais. A ocorrência de vazamentos e infiltrações desses materiais aumentou cerca de 21% nos últimos cinco anos, como mostra o Inventário de Áreas Contaminadas e Reabilitadas em Minas Gerais em 2016, realizado pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). A maior parte da contaminação vem de postos de combustíveis e de indústrias metalúrgicas.
O gerente de áreas contaminadas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Luiz Otávio Cruz, explica que há um “maior controle do licenciamento e das atividades de empresas que podem ter agentes contaminantes”.
A legislação exige que os donos de empreendimentos façam estudos de identificação e monitoramento de contaminação no local e informem à secretaria. Além disso, a investigação de possíveis áreas poluídas também pode ser motivada por denúncias da população, diz o gestor.

Problemas para a saúde
Todos os vazamentos indicados no relatório apresentam agentes contaminantes nocivos à saúde humana. Resíduos como o benzeno, presente em combustíveis, e metais como chumbo e cádmio são cancerígenos e podem causar reações adversas no organismo se ingeridos ou inalados com frequência, afirma o gerente.
Em alguns casos, a incidência de substâncias poluentes pode ser percebida por alterações no odor e na cor da água e do solo.
Na capital mineira foram registradas 198 áreas contaminadas. Somente na avenida Cristiano Machado há 11 localidades identificadas, todos são postos de abastecimento, aponta o relatório do órgão ambiental.
“Quanto maior a cidade, maior a chance de ela ter locais com contaminação, porque provavelmente ela terá mais indústrias e postos de gasolina”, ressalta Luiz. No entanto, o representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente lembra que a maioria das áreas poluídas não está próxima de residências.
“Esses locais não são pontos onde as pessoas efetivamente moram. Mas pode haver uma exposição à contaminação, seja porque a substância atingiu águas subterrâneas e elas foram levadas a outras regiões onde os recursos hídricos são captados por poços artesianos, por exemplo, ou mesmo porque existem funcionários que trabalham na região infectada e estão em contato direto com ar e solo contaminado”, explica Luiz Otávio Cruz.
Enquadramento
A legislação atual obriga a empresa responsável por derramamento de material tóxico no meio ambiente a recuperar a área degradada. O prazo para a recuperação é de até seis anos. Durante o processo, são produzidos relatórios acompanhados periodicamente pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e, em caso de atraso ou descumprimento da medida, os estabelecimentos podem ter que pagar multas que variam de acordo com o porte da instituição – de R$ 4.500 a R$ 900 mil.
A recomendação da Fundação Estadual do Meio Ambiente é que os estabelecimentos comerciais tratem e filtrem o poluente ou reduzam-no por meio de reações químicas e biológicas. Há casos, porém, em que não é possível diminuir a presença do agente contaminante a um patamar não nocivo. “Encapsular a área com o resíduo pode ser uma da opções. Outra é garantir que a água subterrânea e a água da chuva não possam ser captadas no local”, explica o gerente de áreas contaminadas da Sema, Luiz Otávio Cruz.




quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

O PAPA LAMENTA AS MORTES EM PRESÍDIO NO BRASIL



Papa lamenta morte de detentos em presídio do Brasil

Agência Brasil 








O Papa pediu um momento de silêncio e rezou uma ave-maria pelas vítimas



O papa Francisco fez orações pelas vítimas da rebelião no presídio de Manaus na primeira audiência geral de 2017, realizada nessa quarta-feira (4). Ao todo, 60 pessoas morreram no Complexo Penitenciário Anísio Jobim após a rebelião. A informação é da Agência Ansa.

"Ontem, chegaram notícias dramáticas do Brasil sobre o massacre ocorrido no presídio de Manaus, onde um violentíssimo confronto entre grupos rivais causou dezenas de mortes", disse o pontífice nas mensagens finais da audiência.

"Exprimo dor e preocupação pelo que aconteceu. Convido a todos para rezar pelos mortos, pelos seus familiares, por todos os detentos daquele presídio e por aqueles que lá trabalham. E renovo meu apelo para que os institutos penitenciários sejam locais de reeducação e de reinserção social e as condições de vida dos presidiários sejam dignas de pessoas humanas", afirmou o papa.

Após um momento de silêncio, ele pediu que os presídios de todo o mundo "sejam locais de reinserção, que não sejam superlotados" e concluiu solicitando que todos rezassem uma Ave Maria.

O papa Francisco manifesta apreço pela questão dos encarcerados, pedindo condições dignas e humanas para gestores do sistema prisional de todo o mundo. Ele, inclusive, visita prisões ao redor do mundo - sempre que possível - quando faz viagens internacionais.

USO DA INTERNET AUMENTA NO BRASIL



Número de domicílios com internet cresce 20% no Brasil em dois anos

Estadão Conteúdo 






O número de domicílios brasileiros que contam com acesso à internet - por meio de computador, telefone ou outros aparelhos - chegou a 57,8% em 2015, segundo o IBGE. O levantamento "Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal", que usa números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, mostra que a expansão de 2013 para 2015 foi de 20,4%. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (22).

Nas áreas urbanas, o porcentual atingiu 63,9%; nas rurais, ficou em 21,2%. Nos domicílios em que o rendimento mensal per capita excede cinco salários mínimos, alcançou 90,7%. Em todas as grandes regiões, a banda larga ultrapassou 99% dos domicílios. Os idosos estão cada vez mais conectados. De 2013 a 2015, aumentou 38% a parcela das pessoas de 60 anos ou mais que fazem uso da internet.

A pesquisa ratificou levantamentos anteriores que aferiram que os brasileiros navegam cada vez menos pelo computador e mais pelo celular - dentre as residências com acesso à internet, aqueles em que o computador foi usado caiu de 76,6%, em 2014, para 70,1% em 2015. Dos 68 milhões de domicílios particulares permanentes do País, 91,2% têm ao menos um celular, 40,5% têm computador ligado à internet; 16,3%, tablet.

Os tablets tiveram grande expansão de 2013 para 2014, de 5,7 pontos percentuais. Em 2015, os números se mantiveram. A maior presença do equipamento é no Sudeste, 20,6% dos domicílios. A população de 10 anos ou mais de idade que tinham celular foi de 78,3%.

Os telefones fixos convencionais estão presentes em 35,3% das residências, enquanto a TV é um eletrodoméstico praticamente universalizado: 97,1% dos domicílios contam com o aparelho. O índice dos que têm TV por assinatura é de 32,1%; os aparelhos de tela fina, cujo preço se tornou mais acessível nos últimos anos, estão em 55,5% dos lares, e pela primeira vez superaram os da TV de tubo (44,5%). De 2014 para 2015, esse item cresceu 7,6 pontos percentuais na pesquisa.

Nas áreas rurais, as TVs de tubo ainda representam 68% dos aparelhos. Foi observado crescimento na proporção de domicílios com acesso ao serviço de televisão digital aberta: era de 31,2%, em 2013, e passou para 45,1% em 2015.

SUPERÁVIT FINANACEIRO DA BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA EM 2016



Superávit da balança em 2016 atinge US$ 47,692 bi e supera recorde de 2006

Estadão Conteúdo
Hoje em Dia - Belo Horizonte









A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 47,692 bilhões no ano passado, o melhor resultado da série história, iniciada em 1989. O recorde anterior era de 2006 e somava um superávit de US$ 46,45 bilhões. O montante é resultado de exportações de US$ 185,244 bilhões e importações de US$ 137,552 bilhões no ano.

O saldo registrado no ano passado ficou dentro do intervalo das estimativas coletadas pela pesquisa do Projeções Broadcast com 14 instituições, que variavam de US$ 43,4 bilhões a US$ 48 bilhões. Também ficou acima da mediana de US$ 46,650 bilhões.

No mês de dezembro, o saldo comercial ficou positivo em US$ 4,415 bilhões. As exportações somaram US$ 15,941 bilhões, e as importações, US$ 11,525 bilhões. O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas coletadas pelo Projeções Broadcast, com 18 instituições. Também ficou acima da mediana apontada pela pesquisa, de US$ 3,7 bilhões.

Na quinta semana de dezembro (26 a 31), houve superávit de US$ 1,413 bilhão, com exportações de US$ 3,249 bilhões e importações de US$ 1,836 bilhão. Na quarta semana (19 a 25), o resultado foi positivo em US$ 1,274 bilhão, com vendas ao exterior de US$ 3,907 bilhões e importações de US$ 2,633 bilhões.

AS ARMADILHAS DA INTERNET E OS FOTÓGRAFOS NÃO NOS DEIXAM TRABALHAR

  Brasil e Mundo ...