EMPREENDEDORISMO 4
Trechos do livro – O NEGÓCIO
DO SÉCULO XXI – DE ROBERT T. KIYOSAKI
EDUCAÇÃO DO MUNDO
EMPRESARIAL REAL
Não me interpretem mal:
não estou desmerecendo a educação. Acredito na educação; na verdade, acredito
nisso com paixão. Mas a educação na qual mais creio é aquela que realmente
ensina o que você precisa aprender para ser bem-sucedido na vida.
Quando recomendo que as
pessoas construam os próprios negócios de marketing de rede, a primeira razão
não é pelos muitos produtos excelentes, até mesmo transformadores de estilo de
vida, que você pode representar. E não é pelo dinheiro que você pode ganhar ou
a liberdade financeira que pode criar. Sim, os produtos são muitas vezes
excelentes. E, sim, realmente acredito na possibilidade de que isso possa lhe
mostrar um caminho real para a geração de riqueza. Mas estes não são os mais
importantes benefícios que você ganha com essa experiência. O principal valor
que você assimila da experiência é uma educação do mundo negocial real.
Se você quer ser
bem-sucedido financeiramente, há três tipos diferentes de educação exigidas:
acadêmica, profissional e financeira.
A educação acadêmica
ensina a ler, escrever e fazer contas. É um tipo muito importante de formação,
especialmente no mundo de hoje.
A educação profissional
ensina como trabalhar por dinheiro. Em outras palavras, prepara para a vida nos
quadrantes E e A.
Na educação financeira,
você aprende a fazer o dinheiro trabalhar para você, em vez de você trabalhar
para o dinheiro. Você talvez ache que pode conseguir uma boa educação
financeira nas escolas de administração, mas, de modo geral, não é isso que
acontece. O que as escolas de negócios geralmente fazem é pegar os jovens mais
inteligentes e treiná-los para ser executivos das empresas dos ricos. Em outras
palavras, eles treinam seus alunos para a vida do escalão superior do quadrante
E – mas ainda é o quadrante E.
Ser um empreendedor e
construir um negócio no quadrante D não é fácil. Na verdade, acredito que a
construção de um negócio no quadrante D é um dos desafios mais difíceis que uma
pessoa pode assumir. A razão para que existam tantas pessoas nos quadrantes E e
A é que aquele quadrantes são menos exigentes do que o quadrante D. Se fosse
fácil, todos estariam fazendo isso.
Se você quiser ser bem-sucedido
nos negócios, existem habilidades técnicas que precisa conhecer e que provavelmente
não aprendeu na escola. Por exemplo, a capacidade de se organizar e de definir
a própria agenda. Isso é maior do que pode parecer. Pessoas que entram na arena
do marketing de rede às vezes experimentam uma espécie de choque cultural,
porque estão acostumadas a fazer o que lhes é mandado. Você pode trabalhar
arduamente no quadrante E e, ainda assim, não ter absolutamente nenhuma experiência
no estabelecimento de metas, na organização de um plano de ação, no controle de
agenda e de tempo e na execução de uma sequência clara de ações produtivas. É
chocante ver como as pessoas não têm essas habilidades básicas. Chocante, mas
não surpreendente. Afinal, no quadrante E você realmente não precisa delas. Mas
se está entrando no quadrante D, elas não são uma opção. São tão importantes
quanto as habilidades de controlar um talão de cheques, elaborar um plano
financeiro e ler um relatório anual.
Pessoas totalmente novas
no marketing de rede ficam muitas vezes bastante surpresas ao aprender sobre as
significativas vantagens fiscais nessa área.A maioria das pessoas tem pelo
menos uma vaga ideia de que os ricos desfrutam de todos os tipos de vantagens
no pagamento de impostos que elas próprias não têm, mas, como elas viveram o
tempo todo dentro do quadrante E, geralmente não têm noção de quais sejam essas
vantagens ou de como realmente funcionam. Portanto, as pessoas ficam frequentemente
chocadas ao perceber que também podem desfrutar dessas mesmas vantagens fiscais
e colocam quantidades significativas de dinheiro em seus bolsos já a partir do primeiro
dia de seus novos negócios.
Uma das belezas do marketing
de rede é que ele afasta o véu de mistério e revela a vida no quadrante D.
Criar o sucesso do
negócio não é uma simples questão de habilidade técnica. Ainda mais importantes
são as habilidades para a vida necessárias para se negociar com sucesso no
quadrante D. A chave para o sucesso duradouro na vida é sua educação e suas
competências, suas experiências de vida e, acima de tudo, seu caráter pessoal.
Por exemplo, você deve
aprender a superar a insegurança, timidez e medo de rejeição. Outra habilidade
de desenvolvimento pessoal que você deve aprender é como levantar, sacudir a
poeira e seguir em frente, depois de fracassar. Estes são os traços pessoais
que uma pessoa deve desenvolver se quiser ser bem-sucedida em um negócio no quadrante
D, independentemente de ser um marketing de rede, uma franquia ou uma nova
empresa. Se você não aprendeu essas coisas na escola – e você não as aprende no
local de trabalho – e não lhe foi ensinado em casa enquanto crescia, onde vai
aprendê-las? Onde cargas d’água você vai encontrar um negócio que vai investir
tempo em sua educação e desenvolvimento pessoal, bem como ajudá-lo a realmente
construir seu negócio? No marketing de rede!
O marketing de rede
ensina as pessoas a superarem seus medos, a se comunicarem, a entenderem a
psicologia de outras pessoas dizendo “Não” para elas e a manterem a
persistência em face da rejeição e de outros desafios do mundo real.
Aqui estão algumas das
habilidades críticas que a educação do mundo real do marketing de rede ensina:
• Ter uma atitude de sucesso
• Vestir-se para o sucesso
• Superar medos pessoais, dúvidas e falta de confiança
• Superar o medo de rejeição
• As habilidades de comunicação
• Capacidade de Lidar com Pessoas
• Competências de administração de tempo
• Habilidades de prestação de contas
• Estabelecimento de metas
• Gestão financeira
• Habilidades de Investimentos
Boas empresas de
marketing de rede fornecem um sólido programa de treinamento em todas essas
áreas. E eu concordo: esse tipo de educação é absolutamente impagável. Na
verdade, você teria dificuldade para encontrar uma situação em qualquer outro
lugar, mesmo pagando um bom dinheiro para obter esse tipo de treinamento –
imagine, então, uma situação em que pagam a você para que aprenda.
Temos uma expressão
comum no marketing da rede que é um negócio “onde você ganha enquanto aprende”.
É um bom ditado, porque enfatiza o ponto chave desse tipo de negócio: você
aprende a fazer fazendo, não porque esteve em uma sala de aula por anos ouvindo
alguém falar sobre como se faz.
O marketing de rede é
uma escola de negócios do mundo real para as pessoas que querem aprender as habilidades
do mundo real de um empreendedor, e não as habilidades de um empregado.
No marketing de rede, o
treinamento é mais do que teoria; é experiência. E, independentemente de
chegar ou não chegar ao topo do programa específico em que você se encontra ou
de fazer ou não uma grande quantidade de dinheiro, o treinamento em si é de
grande valor para o resto de sua vida. Muitas pessoas, na verdade, acabam em
outras empresas em que se tornam muito bem-sucedidas, devido ao treinamento e à
formação que receberam em sua primeira experiência com marketing de rede.
Sei o que você
provavelmente está dizendo: “Kiyosaki, você ficou sentimental? Por que essa
conversa melosa sobre um ‘caminho de desenvolvimento pessoal’? Não preciso de
um grupo de encontro; preciso sobreviver. Quero construir riqueza, não cantar
‘Kumbaya’!”
Calma, não amoleci:
estou apenas sendo realista. Para ficar rico, não basta colocar sua moeda da
sorte na máquina certa do cassino. Você não está procurando uma nova forma de
suplementar renda. Na verdade, está fazendo uma mudança em seus valores
essenciais. Não se trata apenas de mudar o que você faz, em um sentido muito
real, é sobre mudar quem você é.
Passei por uma
experiência dolorosa. Aos 30 anos, eu era um milionário. Dois anos mais tarde,
minha empresa havia falido. Perder um negócio não foi uma experiência
agradável, mas foi um grande aprendizado. Aprendi muito naqueles poucos anos –
muito sobre negócios, mas ainda mais sobre mim mesmo. Após a crise, meu Pai
Rico me disse: “Dinheiro e sucesso o tornaram arrogante e estúpido. Agora, com
alguma pobreza e humildade, você pode se tornar um aluno novamente.” Ele estava
certo. As lições aprendidas com a experiência provaram ser, ao longo do tempo,
impagáveis. O fato de construir e, em seguida, perder um negócio global me
proporcionou um aprendizado do mundo real que finalmente me fez rico. Ainda
mais importante: foi um aprendizado que me libertou. As coisas mais importantes
que aprendi no decorrer desse aprendizado não foram sobre negócio ou dinheiro –
foram sobre mim.
O sucesso é definido de
forma diferente por pessoas diferentes. O que é importante para uma pessoa pode
não ser importante para outra. Algumas pessoas estão satisfeitas em suplementar
seu nível atual de renda, enquanto outras estão verdadeiramente procurando uma
oportunidade de negócio que possa ser transformadora, em termos de potencial de
rendimento e objetivos de estilo de vida. Você tem de definir o fracasso em sentido
muito amplo. Ser capaz de ganhar $1 mil por mês pode ser visto como um fracasso
para a pessoa que estava tentando construir um negócio significativo, mas um
grande sucesso para uma mãe cujo objetivo era complementar a renda familiar.
Independentemente do
objetivo, sabemos que aqueles que persistem no marketing de rede tendem a ficar
em uma situação cada vez melhor. Na verdade, acredito que a única maneira pela
qual as pessoas fracassam é quando desistem.
Mas isso demanda mais
detalhamento, para ser totalmente exato. Não é apenas uma questão de ficar ou
sair da empresa – isto é, de desistir da distribuição e declarar formalmente:
“Estou fora.” A questão aqui não é sobre desistir do negócio; é desistir de si
mesmo.
Não é apenas sobre mudar
o tipo de negócio com o qual você está trabalhando; é sobre a mudança em você.
Posso até lhe mostrar o negócio perfeito, mas, para que esse empreendimento
evolua, você terá de evoluir também.
Há duas palavras para o
que acabei de descrever. Um é o
vencedor, o outro é o perdedor. Cada um de nós tem um vencedor e um perdedor
dentro de nós. Isso inclui a mim: há um vencedor em mim e um perdedor também e,
muitas vezes, eles competem para entrar em ação. A principal razão para que a
maioria das pessoas “apenas siga em frente”, em vez de realmente ter sucesso na
vida, é que elas permitem que o perdedor em seu interior domine. Eu não.
Insisto para que o vencedor leve a melhor. Como você sabe quando o perdedor está
dominando? “Ah, não tenho dinheiro.” “Ah, isso é muito arriscado.” Ou: “E se eu
falhar?” O vencedor está sempre pronto para assumir riscos, mas o perdedor só
pensa em segurança.
É irônico. O perdedor
fala incansavelmente sobre segurança e acaba preso a uma carreira e a uma vida
que nunca são verdadeiramente seguras. O que há de seguro em trabalhar 40 horas
por semana para uma empresa que, provavelmente, irá demitir você nos próximos
anos?
Dentro de cada um de
nós, há um vencedor e um perdedor, o cara rico e o pobre, aquele que trabalha e
aquele que se senta no sofá. Essa é a batalha. A razão pela qual você quer
participar de uma empresa de marketing de rede é que eles vão apoiar o rico
dentro de você. Seus amigos perdedores querem que você fique no sofá, querem
que você busque segurança e trabalhe suas 40 horas, porque, se você se
conformar, então não os estará desafiando a fazer algo diferente. Não é assim
para o patrocinador de seu marketing de rede. Sua equipe de marketing de rede
quer que você seja bem-sucedido, quer que você vá além daquilo a que está
acostumado, vá além de sua história e traga à tona o que há de mais
excepcional, de mais extraordinário em você, e não permanecer comum.
É fácil dizer: “Não
posso me dar esse luxo” ou “É muito caro” ou ainda “Só quero meus benefícios;
não quero ter de trabalhar tão arduamente ou assumir riscos”. Esse é o perdedor
falando.E você não deveria se sentir mal com isso. Todos nós temos um perdedor.
Tenho um em mim, e muitas vezes ele ganha, pelo menos por um tempo curto. Todas
as manhãs, penso: Quem levantou esta manhã em mim, o rico ou o pobre em mim? O
vencedor ou o perdedor? Essa é a nossa batalha.
Na verdade, cada um de
nós tem um elenco inteiro de personagens dentro de nós, todo um espectro de
quem poderíamos vir a ser. Eu quis ser uma pessoa feliz no casamento, que faria
uma contribuição para o planeta e que estaria espiritualmente inclinada para a
liberdade. Toda vez que deixamos nossos medos, nossas dúvidas ou nossa baixa autoestima
ganharem, o perdedor surge e domina. Aprender a compartilhar sua visão e contar
uma história poderosa, persuasiva, implica aprender a substituir o perdedor
dentro de você e permitir que o vencedor venha à tona. Aprender a contar uma
história poderosa é aprender a se mostrar como o vencedor que você é.
A maioria das pessoas
não tem a capacidade de seguir em frente, de lidar com a decepção e de nunca
perder de vista o caminho que percorrem. Elas não foram treinadas nessa
habilidade. Mas ela é extremamente importante. Essa é a habilidade real de
alguém que dominou o quadrante D. Isso é pensar como um empresário – e é o
atributo mais importante que você pode aprender com a construção da própria
empresa de marketing de rede.
CONTINUA


