sábado, 6 de setembro de 2014

CORRUPÇÃO NO BRASIL



 TEM AQUELE DITADO – “NÃO HÁ BRUXAS, MAS, QUE ELAS EXISTEM, EXISTEM” – DA MESMA FORMA É A EXISTÊNCIA DA CORRUPÇÃO NO BRASIL EM TODOS OS NÍVEIS E SE HOUVER APURAÇÃO RIGOROSA NÃO SOBRA NINGUÉM PARA CONTAR A HISTÓRIA.

Ex-diretor envolve base de Dilma e Eduardo Campos

Nomes apontados como beneficiários de corrupção na Petrobras por Paulo Roberto Costa vão de parlamentares, como Renan e Henrique Alves, a Roseana Sarney, Sérgio Cabral e Eduardo Campos, diz a revista Veja. Confira a relação dos citados por ele em depoimento, segundo a semanal


Roberto Stuckert Filho/PR

Como o macacão autografado por Dilma, Paulo Roberto deixa sua assinatura nas costas dela
A edição da revista Veja que começou a circular neste sábado traz a relação de políticos (confira abaixo) que, segundo a semanal, foram apontados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa como beneficiários de um esquema de corrupção na estatal operado por ele em sua passagem pela diretoria de Abastecimento, entre 2004 e 2012. Os nomes remetem a aliados das duas candidatas que lideram as pesquisas eleitorais para a Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB).
A relação dos citados pelo ex-executivo vai dos atuais presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) – dois dos principais aliados de Dilma no Congresso – até o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), morto em um desastre aéreo no último dia 13 e de quem Marina era candidata a vice-presidente. A participação de cada um dos mencionados ainda será objeto de investigação.
Nos depoimentos que prestou até agora à Justiça, por meio da chamada delação premiada – acordo que prevê a redução da pena do acusado em caso de colaboração efetiva com as investigações –, Paulo Roberto apontou o envolvimento dos seguintes políticos no desvio de dinheiro público da estatal:
Edison Lobão (PMDB) – ministro das Minas e Energia
João Vaccari Neto (PT) – secretário nacional de finanças do partido
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara
Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado
Ciro Nogueira (PP-PI), senador e presidente nacional do partido
Romero Jucá (PMDB-RR), senador e ex-líder dos governos FHC, Lula e Dilma
Cândido Vaccarezza (PT-SP), deputado federal
João Pizzolatti (PP-SC), deputado federal
Mario Negromonte (PP), ex-ministro das Cidades, ex-deputado e atual conselheiro do TCM-BA
Sergio Cabral (PMDB), ex-governador do Rio de Janeiro
Roseana Sarney (PMDB), governadora do Maranhão
Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência, morto no dia 13 de agosto em um desastre aéreo
Segundo a revista Veja, Paulo Roberto entregou, ao todo, os nomes de três governadores (considerando-se aí a atual governadora Roseana Sarney e os ex-governadores Sergio Cabral e Eduardo Campos), um ministro (Edison Lobão), um ex-ministro (Mário Negromonte), seis senadores e 25 deputados, além do secretário de finanças do PT. O ex-diretor da Petrobras também confirma que houve pagamento de propina no negócio que resultou na polêmica compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O prejuízo bilionário para a empresa brasileira com a compra da unidade norte-americana motivou a instalação da CPI da Petrobras.
O esquema partia de grandes empresas – a maior citada por ele é a Camargo Corrêa – que, para fechar contratos milionários com a Petrobras, transferiam parte do lucro a funcionários da estatal, a partidos da base do governo e a políticos. Estes, antes de receber, tinham o dinheiro lavado por doleiros.
De acordo com Paulo Roberto, relata Veja, algumas das maiores empreiteiras do país, como a Camargo Corrêa, participavam do esquema. Segundo o ex-diretor contou, elas transferiam parte do lucro a funcionários da estatal, a partidos e políticos da base aliada para fechar contratos milionários com a Petrobras. Antes de chegar ao destino final, o dinheiro era lavado por doleiro, diz a revista.
Os números dos envolvidos pelo ex-diretor no esquema operado e, agora, delatado por ele variam conforme a apuração. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Paulo Roberto disse que 32 parlamentares, um governador e cinco partidos políticos recebiam 3% de comissão sobre o valor de cada contrato da estatal no período em que ele comandava a diretoria de Abastecimento. O único nome mencionado na reportagem do Estadão é o do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
De acordo com a Folha de S. Paulo, 61 congressistas e pelo menos um governador receberam dinheiro desviado da empresa. A  exemplo de Veja, a Folha cita o envolvimento direto de três partidos da base de Dilma: PT, PMDB e PP.
Por envolverem parlamentares e ministro de Estado, os depoimentos serão remetidos ao Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por andar andamento e julgar processos contra autoridades federais. Réu em duas ações penais – uma sobre ocultação e destruição de documentos e outra sobre corrupção –, o ex-diretor da Petrobras aceitou a delação premiada para escapar de uma pena que poderia chegar a 50 anos.
Um dos principais alvos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, Paulo Roberto é acusado de ter recebido propina e de participar de um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões. Ele está preso em Curitiba, mas, pelo acordo firmado, deverá ser posto em liberdade com uma tornozeleira assim que concluir a série de depoimentos.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

VIDA DE EMPRESÁRIO




Vida de Empresário

Falta de capital de giro pode levar empresa à falência

Mesmo em época de bons negócios, empreendedor precisa administrar bem entradas e saídas para não ser pego de surpresa


Calcular bem o dinheiro necessário para pagar as contas da empresa em dia pode ser uma questão de vida ou morte para as pequenas empresas
Uma das grandes armadilhas do mundo dos negócios é a falta de planejamento. Muitas vezes, um empreendedor abre uma pequena empresa, se empolga com as boas vendas e, de repente, é surpreendido por uma situação terrível: como não administrou bem quanto dinheiro entrou e quanto precisa para pagar funcionários e fornecedores, se vê impossibilitado de honrar seus compromissos no prazo e é obrigado a recorrer a empréstimos bancários. Os juros, então, começam a multiplicar o valor da dívida e, em pouco tempo, o empresário vai à falência.
Para evitar situações como essa, o empreendedor precisa administrar bem seu capital de giro, o dinheiro que a empresa precisa reservar para pagar suas contas em dia. Ele é formado pelo valor em caixa em um determinado momento, pelo dinheiro guardado no banco, pelo estoque de mercadorias e pelas contas a receber.
O capital de giro está relacionado ao fluxo de caixa – relação entre o dinheiro que entra e que sai do caixa – e a quantidade necessária para o funcionamento de uma empresa depende da relação entre o tempo que ela demora para receber os pagamentos dos clientes e o prazo que tem para pagar fornecedores e demais despesas, explica Wagner Viana, consultor financeiro do Sebrae-SP.
Por isso, mesmo empresas que têm lucro podem se enrolar se não prestarem atenção à quantidade de dinheiro em caixa e até falir, já que o faturamento de um mês para o outro. “Muitos pensam no investimento na hora de abrir uma empresa, mas se esquecem de que o capital de giro é um elemento importante”, alerta Gabriel Gaspar, consultor financeiro e presidente da plataforma de gestão financeira Nibo.
Quero ser grande

É muito comum pequenas empresas terem problemas de fluxo de caixa em momentos de expansão dos negócios. Em geral, quando as vendas aumentam, as despesas também crescem, por isso nessas situações é importantes planejar de forma antecipada qual será a fonte de recursos para financiar esse aumento “e ter cuidado, porque vender mais, mesmo com lucro, não é sinônimo de estabilidade financeira”, aponta Viana. Além disso, fatores imponderáveis, como aumento dos preços de insumos e inadimplência de clientes, podem exigir capital de giro extra, acrescenta o consultor do Sebrae.
Geralmente, empresas em fase de expansão precisam de investimentos adicionais, uma vez que a previsão de um faturamento maior vai se refletir em um volume maior de contas a quitar. Se faltar dinheiro para pagar o salário dos funcionários e as demais despesas antes de receber os pagamentos, será preciso investimentos adicionais.
A melhor forma de cobrir a necessidade adicional de capital de giro é usar o lucro gerado pela própria empresa, aconselha Viana. O ideal, segundo ele, é buscar receber antes do cliente e ampliar o prazo médio de pagamentos da empresa. Se os lucros gerados não forem suficientes para cobrir os gastos, o empreendedor pode recorrer a empréstimos bancários, mas deve ficar muito atento às taxas cobradas pelas instituições financeiras.  “Dívida no Brasil é cara. Em linhas gerais, fuja de empréstimos. Só valem a pena se o retorno for superior à taxa de juros”, aconselha Gaspar.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

PORQUE OS CANDIDATOS COMEM SEMPRE COXINHAS E PASTEL NAS CAMPANHAS?



O QUE A POLÍTICA E O PODER NÃO FAZEM!
Por voto, candidatos em campanha engolem de coxinha a mosca no café
James Cimino

Já é tradição durante a campanha eleitoral. Candidatos saem para a rua fazer o famoso "corpo a corpo", visitam comércios, beijam criancinhas, abraçam velhinhas e, entre uma atividade e outra, param em algum ponto para comer uma coxinha, lotar o prato no bandejão, encarar uma exótica buchada de bode e, para fechar o menu, um café frio com mosca. Sim, isso aconteceu em uma das campanhas do vereador paranaense Célio Guergoletto (PP-PR).

E como nestes casos o objetivo é mostrar para o povo que seu candidato não tem frescura e é gente como a gente, é importante não se abater com estes percalços e aceitar tudo que o eleitor lhe oferecer.

"Estávamos em um bairro bem pobre de Londrina e ele foi convidado por uma mulher para tomar um café em sua casa. Aceitou. Só que o café estava frio e, para piorar, tinha uma mosca na caneca. O pior é que não dava para cuspir. Ia parecer desfeita. Então ele ficou ali por vários minutos com a mosca na boca, a mulher falando e ele apenas concordando com a cabeça e fazendo 'hum-humm, hum-humm'. Só pôde cuspir quando saiu. Foi engraçado", conta o coordenador de campanha Claudio Osti, que trabalha com marketing político desde 1996.

Mas esse tipo de ação tem efeito na hora da eleição? Osti diz que funciona mais para "gerar mídia" e "fazer cena" para o horário eleitoral do que para gerar voto. "Nesses eventos não têm nem como passar qualquer mensagem política. Geralmente isso acontece em pontos tradicionais onde há muita concentração de pessoas. Então, em Curitiba, por exemplo, o candidato tem que ir tomar um café na Boca Maldita. Em Londrina, tomar uma vitamina em frente à Catedral e em qualquer outra cidade comer um pastel na feira."

Para Carlos Rayel, que coordena a imagem do candidato a governador Lúdio Cabral (PT-MT) e que já foi secretário de comunicação do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, o marketing alimentício só funciona quando é natural. Segundo ele, a ocasião em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comeu buchada de bode e andou de jumento ficou parecendo "forçação de barra".

"Todo mundo sabe que ele tem hábitos bem mais requintados que aquele. Então funciona para o pessoal daquela região, mas fora dali não. O candidato daqui, por exemplo, é médico sanitarista de um região específica e sempre trata pessoas com hipertensão. Para ver se as pessoas tinham mudado seus hábitos alimentares, ele sempre fazia uma visita surpresa nas casas delas na hora do almoço. Aí resolvemos usar isso no programa eleitoral."

Rayel faz uma ressalva, no entanto. Segundo ele, é preciso considerar que, assim como o vereador paranaense, o ex-presidente provavelmente não teve como escapar do prato que lhe fora oferecido.

A consultora de comportamento Cláudia Matarazzo diz que, nestes casos, o candidato não deve recusar logo de cara qualquer comida que lhe seja oferecida, por mais indigesta que ela possa parecer. "Tem que ser delicadamente. Coma só um pouquinho, diz que acabou de almoçar ou enrola um pouco e diz que está atrasado."

No entanto, esta regra pode e deve ser quebrada quando o político tiver alguma restrição alimentar. "O Serra, por exemplo, tem problemas com lactose, a Marina Silva também tem várias restrições. A saúde em primeiro lugar", diz a consultora.

Há apenas um grande inimigo a ser evitado durante as campanhas, segundo os entrevistados: a maionese. "As campanhas têm sempre um problema: o almoço. O candidato está andando a manhã toda, para almoçar e o primeiro prato que aparece é a maionese, que foi feita horas antes. Tem muita chance de dar errado. Então, maionese jamais."

QUALIDADES DOS PROFISSIONAIS



Veja dez das qualidades profissionais mais requisitadas pelo mercado

Yannik D’Elboux do UOL no Rio de Janeiro 

Não existe um profissional ideal que agrade a todas as empresas. Entretanto, algumas qualidades dos candidatos que costumam ser mais requisitados pelo mercado são comuns em qualquer área de atuação. Atualmente, não basta ter competência técnica, é preciso aliar conhecimento a uma boa capacidade de comunicação e relacionamento. Veja a seguir as habilidades mais importantes para se destacar no mercado de trabalho, na opinião de quem convive diariamente com as demandas das empresas, fazendo recrutamento e seleção. 

COMPROMETIMENTO: a importância de "vestir a camisa" da empresa continua valendo nos dias de hoje. Um funcionário comprometido ainda se destaca entre os colegas. As companhias buscam pessoas capazes de se envolver com suas atividades e com a empresa como um todo. "Todo gestor pede que o profissional tenha engajamento. E nesse aspecto consideramos o comprometimento que ele é capaz de ter com a empresa e o desafio que assumiu", diz Thalita Doering, gerente da Michael Page, multinacional especializada em recrutamento de executivos para média e alta gerência.

BOM RELACIONAMENTO: as qualidades comportamentais do profissional são tão importantes para as empresas quanto suas competências técnicas. Pessoas que saibam se relacionar bem em todos os níveis hierárquicos costumam ser bastante valorizadas, pois garantem a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e agradável. "É fundamental ter um bom relacionamento interpessoal, ser aquela pessoa que circula entre todos, que está aberta a receber os outros, que saiba interagir, não apenas delegar", afirma a psicóloga Ligia Campos, diretora executiva da 4hunter, consultoria em recrutamento e seleção.

COMUNICAÇÃO EFICIENTE: ter habilidade para se comunicar, transmitir suas ideias e interpretar corretamente as outras pessoas são requisitos essenciais para a maioria das empresas. Para a diretora da Asap Recruiters Mariana Rosas, que atua com recrutamento e seleção para o mercado financeiro, a boa comunicação e articulação diferenciam o candidato. "Mesmo que o profissional tenha uma posição mais técnica, é importante que ele consiga transitar entre os vários setores da empresa, seja capaz de se comunicar e argumentar para sempre trazer melhorias e repassar os próprios conhecimentos.

FLEXIBILIDADE E RESILIÊNCIA: por causa da velocidade das mudanças que afetam o cenário econômico e empresarial, torna-se imprescindível ter flexibilidade para se adaptar às constantes transformações. A resiliência, ou seja, a capacidade de lidar com as adversidades, também está fortemente associada a essa característica e figura entre as qualidades dos profissionais mais requisitados. Saber administrar as frustrações, os altos e baixos no dia a dia, é um diferencial importante. "Ser resiliente, reagir, propor novas soluções e não desanimar por causa de um fracasso é uma característica muito buscada no mercado de trabalho", explica Thalita Doering, gerente da Michael Page, multinacional especializada em recrutamento de executivos para média e alta gerência.

ÉTICA E PROFISSIONALISMO: ter uma boa conduta tanto na hora de assumir uma vaga quanto no momento de deixar um emprego funciona como um cartão de visitas para o profissional. Dar valor à ética e ao profissionalismo também significa ser transparente com os colegas e superiores, atentando-se às expectativas que lhe são confiadas. "É importante prometer algo e cumprir, manter sempre as portas abertas e ser ético dentro e fora da empresa", afirma a psicóloga Ligia Campos, diretora executiva da 4hunter, consultoria em recrutamento e seleção.

QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA: além de possuírem formação inicial adequada para o cargo, destacam-se nas empresas os funcionários que estão sempre renovando seus conhecimentos, por meio de cursos, pós-graduação e MBA (Master in Business Administration). Manter-se atualizado é um pré-requisito para avançar na carreira. "O profissional precisa estar por dentro de todas as mudanças e novidades que o mercado oferece, trazendo isso para o mundo corporativo e aplicando no dia a dia", diz a diretora da Asap Recruiters Mariana Rosas, que atua com recrutamento e seleção para o mercado financeiro.

LIDERANÇA INSPIRADORA: as empresas estão em busca de profissionais inspiradores, que sejam capazes de mobilizar outras pessoas, independentemente de ocuparem ou não posições tradicionais de liderança. Segundo Thalita Doering, gerente da Michael Page, multinacional especializada em recrutamento de executivos para média e alta gerência, é relevante para as organizações contratar funcionários que sirvam de espelho para outros profissionais. Além disso, Thalita diz que seus clientes procuram pessoas que saibam trabalhar com diferentes gerações. "É uma qualidade que a gente tem buscado com frequência", afirma.

EQUILÍBRIO EMOCIONAL: ser capaz de controlar as emoções também é uma característica valorizada no ambiente de trabalho. "Ter equilíbrio emocional e agir de forma construtiva diante de situações negativas faz com que o profissional tenha bastante sucesso na empresa", afirma a diretora da Asap Recruiters Mariana Rosas, que atua com recrutamento e seleção para o mercado financeiro. Para Mariana, esse equilíbrio envolve responder bem ao estresse e às pressões do dia a dia, mantendo um olhar crítico nos momentos de crise, porém com tranquilidade .

CAPACIDADE DE INOVAÇÃO: não basta desempenhar bem sempre as mesmas atividades. As empresas estão interessadas em profissionais atentos às transformações que impactam os seus segmentos de atuação e também à empresa de forma global. Ter habilidade de inovar é uma qualidade comum aos candidatos que chamam a atenção dos recrutadores. "Sempre se destaca aquela pessoa que traz novas ideias, busca soluções, conhecimento, que não fica esperando o gestor cobrar ou bater na porta", diz a psicóloga Ligia Campos, diretora executiva da 4hunter, consultoria em recrutamento e seleção.

ALTA PERFOMANCE: qualquer empresa quer alcançar bons resultados. Além de oferecer produtividade com qualidade, os profissionais valorizados são capazes também de aprimorar e mensurar sua performance. Thalita Doering, gerente da Michael Page, multinacional especializada em recrutamento de executivos para média e alta gerência, ressalta ainda a necessidade de apresentar uma alta performance, inclusive nos momentos de crise. "Ter facilidade para atuar durante uma crise é uma característica importantíssima, que faz com o que o profissional se sobressaia.

ORAÇÃO PROFÉTICA DE UM PASTOR DOS EUA

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