
Por Junior Borneli, CEO da StartSe
O Santos Futebol Clube anunciou a volta de Neymar. Isso, por si só, já é um grande evento midiático e de projeção. Mas será que trazer o craque de volta será um bom negócio, em termos financeiros?
Vamos tentar descobrir:
• Quando chegou ao Paris Saint-Germain, cerca de 10 mil camisas foram vendidas num único dia. A projeção era de que até 1 milhão de camisas poderiam ser vendidas durante o tempo de contrato.
• Neymar será mais do que um jogador do Santos, ele será uma “atração” do futebol brasileiro e vai arrastar torcedores para os estádios. O problema é que a Vila Belmiro, casa do Santos, só comporta 20 mil torcedores.
• Mesmo antes de anunciar Neymar oficialmente, cerca de 9 mil novos sócios se filiaram ao Santos Futebol Clube. Isso aconteceu apenas com o “boato” da vinda de Neymar. Então, esse número pode crescer mais (algumas modalidades de associação já esgotaram).
• O Santos terá maior poder de negociação pelos direitos de transmissão dos seus jogos. Isso se já não tiver se comprometido com antecipação dessas receitas, coisa comum no futebol brasileiro.
• O “valuation” da marca Santos deve crescer muito. Em 2023 essa marca valia R$ 356 milhões, de acordo com a consultoria Sports Value. Estima-se um crescimento de 20% a 30% no valor da marca.
• Os contratos de patrocínio da camisa do Santos e áreas de estádio serão muito valorizadas e isso pode trazer mais receita para o clube. É uma causa direta ao ter um craque dessa envergadura.
• Ter Neymar no time ajuda a trazer jovens talentos para as categorias de base. Todo mundo quer ficar perto do craque brasileiro, que é o ídolo da geração mais nova. Ou seja, potencial de ganho futuro.
• Caso Neymar consiga manter uma regularidade de jogos, ele fará a diferença no futebol brasileiro. Com ele em campo, as chances do Santos ter bons resultados e, por consequência, boas premiações, é alta.
• Neymar tem 228 milhões de seguidores só no Instagram. Cada post dele com a camisa do Santos vai fazer com que a imagem do clube circule pelo mundo todo, como nunca antes na história.
Ou seja, a vinda de Neymar para o Santos tem tudo para ser um excelente negócio, do ponto de vista financeiro. É difícil imaginar um cenário onde um craque do tamanho de Neymar não traga retorno.
Com ele, o Santos vai vender muita camisa, vai lotar muito estádio, vai trazer muitos novos sócios, vai subir a receita com sua visibilidade e patrocínios e ainda pode ganhar títulos, que pagam bons prêmios.
COMO DEVEM SER OS PARCEIROS NOS NEGÓCIOS
Moysés Peruhype Carlech – Founder da Valeon

“Parceiros chegam de várias formas. Se juntam por diferentes motivos”.
Eu sei, é clichê, rss. E se a frase fosse minha eu acrescentaria: “O que eles tem em comum é o fato de acreditarem no que nós acreditamos”.
Parceria é a arte de administrar conflitos de interesses e conexões de interesses, visando resultados benéficos para ambas as empresas”.
É por isso que eu costumo comparar parceria com casamento. Quem é casado sabe que administrar conflitos é fundamental para ambos terem resultados nessa aliança.
Assim como no casamento, o parceiro não precisa ser igual a nós, mas tem que ter o nosso ‘jeitão’! Nas parcerias eu defendo que o parceiro precisa ter o DNA de inovação, a inquietude pra sair da zona de conforto e uma preocupação muito grande com o cliente, não apenas no discurso, mas na prática. É claro que no processo de análise do possível parceiro, nós avaliamos o potencial financeiro e de escala da aliança, a estrutura e o tamanho da empresa. Mas, tem um fator humano que não pode ser desconsiderado, já que empresas são, na sua essência, pessoas. É por isso, que normalmente, os parceiros são empresas formadas por pessoas do bem, pessoas com propósito, que tem tanto o caráter quanto a lealdade de continuar de mãos dadas, mesmo nos momentos mais difíceis. É como um casamento mesmo!
É importante também que os parceiros tenham know how e competências complementares, que potencializem nossas fragilidades e deem mais peso aos nossos pontos fortes. E como eu acredito que o primeiro approach de uma boa parceria acontece no plano humano (onde existe emoção), e não no corporativo, eu gosto muito da histórica da parceria entre Steve Jobs e Steve Wozniak. Os dois Steves tornaram-se amigos durante um emprego de verão em 1970. Woz estava ocupado construindo um computador e Jobs viu o potencial para vendê-lo. Em uma entrevista de 2006 ao Seattle Times, Woz, explicou:
“Eu só estava fazendo algo em que era muito bom, e a única coisa que eu era bom acabou por ser a coisa que ia mudar o mundo… Steve (Jobs) pensava muito além. Quando eu projetava coisas boas, às vezes ele dizia: ‘Nós podemos vender isso’. E nós vendíamos mesmo. Ele estava pensando em como criar uma empresa, mas talvez ele estivesse mesmo pensando: ‘Como eu posso mudar o mundo?’”.
Por que essa parceria deu certo? Habilidades e competências complementares.
As habilidades técnicas de Woz juntamente com a visão de Jobs fizeram dos dois a parceria perfeita nos negócios.
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