História de Italo Martins – 111Next
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião com ministros para segunda-feira (27) com o objetivo de buscar soluções para reduzir o preço dos alimentos no Brasil. A reunião ocorrerá em um momento de preocupação com o custo elevado dos produtos essenciais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não recebeu convite para a posse de Donald Trump, que aconteceu nesta segunda-feira (20), em Washington. Como é tradição, a cerimônia será representada pela embaixadora brasileira nos EUA, Maria Luiza Viotti. Normalmente, chefes de Estado não são convidados para as posses presidenciais nos Estados Unidos, sendo o protocolo seguido em cerimônias anteriores.
Esse procedimento é uma prática estabelecida, na qual países são representados por seus diplomatas e não pelos seus líderes. O governo brasileiro não esperava, portanto, que Lula fosse convidado para o evento. Situação semelhante ocorreu em 2021, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro não participou da posse de Joe Biden, e o Brasil foi representado pelo embaixador Nestor Forster.
Em 2009, durante a posse de Barack Obama, Lula também não foi convidado, apesar do bom relacionamento entre os dois. O embaixador brasileiro da época, Antonio Patriota, representou o Brasil naquela ocasião. Embora o protocolo seja seguido, Trump fez exceções e convidou alguns chefes de Estado, como os presidentes Javier Milei, da Argentina, e Nayib Bukele, de El Salvador, além da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni
Nenhum comentário:
Postar um comentário