terça-feira, 21 de janeiro de 2025

DIA MUNDIAL DAS RELIGIÕES E CURIOSIDADES

 

Karla Neto – Colunista Correspondente

Nesta terça-feira -feira(21), é celebrado Dia Mundial das Religiões, essa data foi proposta, em 1950, por uma Assembleia Espiritual Nacional dos Estados Unidos da fé bahá’í, uma religião que surgiu no século XIX por meio dos ensinamentos de Bahá’u’lláh, líder religioso persa nascido em 1817 e morto em 1892.

No Brasil, eventualmente, a comemoração pode coincidir com o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que acontece no dia 21 de janeiro. O Dia Mundial da Religião, conforme sua proposta original, é comemorado no terceiro domingo do mês de janeiro. Sendo assim, é uma data móvel que, no ano de 2020, será comemorada no dia 19 de janeiro, e, no ano de 2021, no dia 17 de janeiro.

Os bahá’í foram os criadores do Dia Mundial da Religião, portanto, é importante sabermos um pouco sobre essa religião. A fé bahá’í é uma religião monoteísta que surgiu na região da Pérsia, no século XIX, por influência da mensagem religiosa de Bahá’u’lláh. Esse líder religioso era um seguidor de outro importante líder da época – Bab.

Como se julgava um profeta que sucedia os grandes profetas das principais religiões do mundo, desde o hinduísmo e o judaísmo até o cristianismo e o islamismo, Bahá’u’lláh tinha como certa sua missão de criar uma “religião mundial” que congregasse todas as outras religiões. Os bahá’í, seus discípulos, tentaram levar a cabo esse projeto. O Dia da Religião é, portanto, um dos esforços para pôr esse projeto em prática.

Os bahá’í acreditam que a unidade entre as religiões, com destaque para seus elementos em comum, pode levar a humanidade à paz mundial, pois desvincularia as religiões de seus supostos preconceitos contra as outras religiões. Dessa forma, os bahá’í organizam-se em assembleias pelo mundo inteiro.
No mundo, aponta-se a existência de milhões de bahá’í espalhados por diferentes países. A sede da fé bahá’í está localizada em Haifa, que fica no Estado de Israel. A sede dos bahá’í fica em Haifa porque é lá que estão os restos mortais de Bab, o profeta que foi o antecessor de Bahá’u’lláh.

Fonte: Karla Neto
Foto: Reprodução

CURIOSIDADES – KARLA NETO

Você sabia que chá alho é maravilhoso para tosse?

Os ingredientes presentes neste chá caseiro para tosse funcionam como um remédio e são itens muito comuns que possuem propriedades coligativas, atuando como um remédio para tosse seca, congestão, inflamação pulmonar e infecções respiratórias.

O açafrão possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, assim como o limão. Saiba mais sobre o açafrão na matéria “Açafrão-da-terra tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes”. O gengibre também é um ótimo anti-inflamatório, analgésico e expectorante. Conheça outros benefícios da raiz na matéria: “Benefícios do gengibre e seu chá” ou na matéria “Chá de gengibre”.

O tomilho relaxa os músculos da traqueia e os brônquios, abrindo as vias aéreas. Limão é um ótimo antioxidante e rico em vitamina C. O chá verde, por sua vez, possui flavonoides que auxiliam a absorção da vitamina C fornecida pelo limão (saiba mais sobre o chá verde na matéria: “Camellia sinensis: para que serve o “verdadeiro” chá”). As frutas cítricas em geral também podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, agindo na prevenção de gripes e resfriados.

Embora benéfico, esse chá não substitui o tratamento médico. A tosse pode se manifestar como um sintoma de alguma doença séria e deve ser tratada com auxílio profissional. Caso os sintomas persistam, procure um médico.

Esse é o caso do chá de alho, que possui propriedades expectorantes e, portanto, auxilia na remoção do muco do sistema respiratório, além de sua ação anti-inflamatória, que ajuda a reduzir a inflamação nos pulmões, uma das possíveis causas desse sintoma.

Fazer o chá de alho é fácil! Siga o passo a passo abaixo para preparar a sua versão pura:

. Ferva uma xícara de chá de água aproximadamente 200 ou 150 ml de água;
. Descasque 2 ou 3 dentes de alho;
. Amasse o alho e o coloque em uma xícara;
. Adicione água fervente e abafe com um pano;
. Deixe descansar por cerca de 10 minutos e beba morno, sem adoçar.

Os chás são ótimos aliados para tratar a tosse, mas também não são os únicos métodos que podem ser utilizados no tratamento desse quadro. Portanto, veja também alguns remédios caseiros para a tosse na nossa matéria: Remédio caseiro para tosse: sete dicas fáceis.

Mas, lembre-se de procurar um médico caso o seu quadro piore ou não passe. As informações contidas aqui não substituem, de forma alguma, a orientação médica profissional.

Além de tosse, você também está com dor de garganta e a garganta inflamada? Então confira as matérias: “18 opções de remédio para garganta inflamada” e “Aprender a fazer pastilhas para garganta” e veja outras opções naturais, incluindo outros chás para tosse com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, para aliviar a irritação na garganta.

Você sabia que a musculação pode ajudar no controle das varizes?

No entanto, é preciso ter atenção para algumas contraindicações. “Pessoas que já apresentam varizes avançadas ou complicações vasculares significativas devem consultar um médico antes de iniciar um programa de musculação. Em alguns casos, exercícios de impacto intenso podem não ser recomendados, e alternativas de baixo impacto podem ser mais apropriadas.”

A musculação pode ajudar no controle das varizes, prevenindo e amenizando as aparições. “O exercício de musculação promove o fortalecimento dos músculos, o que melhora a circulação sanguínea e pode ajudar nessa prevenção e no controle das varizes”.

Por isso, a angiologista enfatiza a importância de tomar certos cuidados para quem busca a musculação. “É de extrema importância começar com orientação profissional e aumentar a intensidade de exercícios físicos e a carga gradualmente. Movimentos de alta intensidade e carga excessiva podem aumentar a pressão nas veias, exacerbando o problema das varizes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRUMP ACABA COM A CENSURA NOS ESTADOS UNIDOS

  Brasil e Mundo ...