quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

DESAFIOS DE ENGAJAR COLABORDORES E FORMAR LIDERANÇAS COMUNICADORAS

 

Hugo Godinho, CEO da Dialog, HR Tech líder em Comunicação Interna e engajamento de colaboradores no Brasil, reflete sobre o ano de 2024 sob a ótica da área e faz projeções para 2025

São Paulo, janeiro de 2025 – Pode-se dizer que 2024 foi o ano da discussão sobre o bem-estar e o engajamento de colaboradores. Muitos dos temas debatidos – incluindo a recente PEC que propõe o fim da escala 6×1 no Brasil – estão relacionados à experiência no ambiente de trabalho e como isso impacta a qualidade de vida das pessoas.

Nesse sentido, a Comunicação Interna tem se mostrado – mais do que nunca – uma importante ferramenta de apoio às empresas. Afinal, entre as diversas responsabilidades da área, ela é responsável por alinhar a experiência dos colaboradores às necessidades da organização. Esse alinhamento é fundamental para que o negócio consiga prosperar ao mesmo tempo em que os profissionais se sintam acolhidos e respeitados pela empresa.

Esse não é um processo fácil, pois envolve diferentes aspectos. A Comunicação Interna dificilmente terá êxito se não for estruturada com base em dados e não contar com uma plataforma capaz de apoiar a estratégia proposta. Em um país no qual apenas 31% dos colaboradores estavam engajados em 2024, segundo a Gallup, ainda há muito a ser feito no próximo ano para melhorar esse indicador. E essas melhorias passam, por exemplo, pela influência dos líderes comunicação. Segundo o mesmo estudo, 70% da variação no engajamento da equipe pode ser atribuída à liderança. 

“Os desafios de engajar colaboradores, mensurar as ações desenvolvidas e formar lideranças comunicadoras estão presentes na Comunicação Interna há muitos anos. Em 2024, porém, acredito que a área tenha conseguido enxergar novas abordagens para solucionar essas questões com mais eficiência e inteligência. As plataformas de Comunicação Interna, como a Dialog, têm se mostrado cada vez mais preparadas para enfrentar esses desafios”, afirma Hugo Godinho, CEO da Dialog.

Hugo ainda destaca que, para a Dialog, a tecnologia deve trabalhar a favor das pessoas – seja ampliando o alcance da comunicação, facilitando o compartilhamento de informações, agilizando a coleta e a análise de dados ou simplificando as tarefas cotidianas. “Acredito que o maior aprendizado da Comunicação Interna em 2024 foi descobrir como utilizar a Inteligência Artificial a favor das atividades da área. Se bem utilizada, essa tecnologia pode otimizar o trabalho do comunicador e permitir que ele dedique mais tempo a tarefas que exigem um esforço estratégico substancial, de forma que a AI se torna uma poderosa assistente”, complementa.

Projeções para 2025

Uma Comunicação Interna bem-estruturada, planejada e executada traz benefícios valiosos às empresas. De forma cada vez mais inteligente, a área permite que as marcas se aproximem de seus colaboradores, seja por meio da cultura ou de ações que estimulem o engajamento dos times ao longo de sua jornada na empresa.

Segundo Godinho, essa conexão entre a empresa e as pessoas constrói um ambiente de trabalho mais acolhedor, desperta nas equipes o senso de pertencimento e faz com que os profissionais vejam sentido em suas atribuições diárias. Tudo isso representa um ganho inestimável para o negócio.

“Para 2025, imagino que muitos dos desafios já existentes permanecerão presentes no dia a dia das empresas que ainda não enxergam a Comunicação Interna como uma prioridade estratégica para o negócio. Por outro lado, pensando nas organizações que já investem na área, acredito que as principais metas girem em torno de ações que busquem o engajamento genuíno dos colaboradores. Afinal, esse indicador acaba sendo o responsável por outros igualmente relevantes, como a retenção de talentos, o aumento da produtividade, a redução dos acidentes de trabalho, o fortalecimento da cultura organizacional e, consequentemente, a entrega de resultados cada vez melhores. Só que agora essa correlação poderá ser medida e comprovada”, projeta.

Ainda refletindo a respeito das projeções para 2025, o CEO da Dialog também aposta suas fichas nas tendências de consumo de informação. Ele defende que, tendo em vista como a forma de se comunicar externamente mudou, é necessário ajustar e hiperpersonalizar o jeito como fazer isso internamente. Para ele, a personalização gera identificação; e essa identificação é o que leva ao engajamento.  

“As organizações precisam compreender a relevância da Comunicação Interna nesse processo e identificar como a área pode estimular esse comportamento no público interno. A melhor forma de fazer isso é por meio de uma análise robusta e inteligente de dados, que também enxergo como grande tendência para 2025. A mensuração é capaz de sinalizar para a empresa diversas preferências do colaborador em seu comportamento digital, um trunfo que é base para a construção de qualquer estratégia”, conclui Hugo.

A importância do bom site da Valeon para o seu negócio

Moysés Peruhype Carlech – Founder da ValeOn

Antigamente, quando um cliente precisava de um serviço, buscava contatos de empresas na Lista Telefônica, um catálogo que era entregue anualmente ou comprado em bancas de jornais que listava os negócios por áreas de atuação, ordem alfabética e região de atuação.

De certa forma, todos os concorrentes tinham as mesmas chances de serem encontrados pelos clientes, mas existiam algumas estratégias para que os nomes viessem listados primeiro, como criar nomes fantasia com as primeiras letras do alfabeto.

As listas telefônicas ficaram no passado, e, na atualidade, quando um cliente deseja procurar uma solução para sua demanda, dentre outros recursos, ele pesquisa por informações na internet.

O site da Valeon é essencial para que sua empresa seja encontrada pelos seus clientes e ter informações sobre a empresa e seus produtos 24 horas por dia.  Criamos uma marca forte, persuasiva e, principalmente, com identidade para ser reconhecida na internet. 

Investimos nas redes sociais procurando interagir com o nosso público através do Facebook, Google, Mozilla e Instagram. Dessa forma, os motivos pelos quais as redes sociais ajudam a sua empresa são inúmeros devido a possibilidade de interação constante e facilitado como o público-alvo e também a garantia de posicionamento no segmento de marketplaces do mercado, o que faz com que o nosso cliente sempre acha o produto ou a empresa procurada.

A Plataforma Comercial site Marketplace da Startup Valeon está apta a resolver os problemas e as dificuldades das empresas e dos consumidores que andavam de há muito tempo tentando resolver, sem sucesso, e o surgimento da Valeon possibilitou a solução desse problema de na região do Vale do Aço não ter um Marketplace que Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos e o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

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Moysés Peruhype Carlech – Founder da ValeOn

Existem várias empresas especializadas no mercado para desenvolver, gerenciar e impulsionar o seu e-commerce. A Startup Valeon é uma consultoria que conta com a expertise dos melhores profissionais do mercado para auxiliar a sua empresa na geração de resultados satisfatórios para o seu negócio.

Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.

Por que você deve contratar uma empresa para cuidar da sua Publicidade?

Existem diversos benefícios em se contratar uma empresa especializada para cuidar dos seus negócios como a Startup Valeon que possui profissionais capacitados e com experiência de mercado que podem potencializar consideravelmente os resultados do seu e-commerce e isto resulta em mais vendas.

Quando você deve contratar a Startup Valeon para cuidar da sua Publicidade online?

A decisão de nos contratar pode ser tomada em qualquer estágio do seu projeto de vendas, mas, aproveitamos para tecermos algumas considerações importantes:

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

    valeonbrasil@gmail.com

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