terça-feira, 31 de dezembro de 2024

TESLA DE ELON MUSK TEM SUAS VENDAS ESTAGNADAS DE CARROS ELÉTRICOS

 

História de Jack Ewing (The New York Times) – Jornal Estadão

As vendas de carros elétricos da Tesla estão estagnadas. Mas Wall Street não parece estar preocupada.

Os investidores têm uma visão otimista do progresso da empresa em direção autônoma e apostam que seu executivo-chefe, Elon Musk, usará sua nova influência em Washington em benefício da Tesla. Mesmo depois de uma queda na sexta-feira, 27, o preço das ações da empresa subiu quase 80% desde o início de novembro.

.Investidores acreditam que Musk usará sua nova influência em Washington a favor da Tesla. Foto: Haiyun Jiang/NYT

Investidores acreditam que Musk usará sua nova influência em Washington a favor da Tesla. Foto: Haiyun Jiang/NYT

O aumento no valor da participação de 13% de Musk na Tesla consolidou seu status como a pessoa mais rica do planeta. Depois de gastar mais de US$ 250 milhões para apoiar Donald Trump, ele se tornou tão próximo do presidente eleito que algumas pessoas começaram a se referir a ele como “copresidente”.

Ainda assim, as vendas estagnadas da Tesla não são um bom presságio para a empresa ou para as vendas gerais de veículos elétricos, que são vistos como uma ferramenta essencial contra as mudanças climáticas. Embora montadoras como a General Motors e a Hyundai estejam oferecendo uma seleção cada vez maior de veículos elétricos, a Tesla ainda é responsável por quase metade de todas as vendas de carros elétricos nos Estados Unidos e define o tom da tecnologia.

Musk tem se manifestado sobre muitos tópicos no X, a plataforma de mídia social da qual é proprietário. Ele discute regularmente os gastos do governo que acredita serem um desperdício, os imigrantes que ele culpa pelo crime e sua convicção de que “o vírus da mente woke [militância de esquerda] é uma das maiores ameaças à existência da humanidade”.

Mas ele não fala muito sobre os planos para reavivar as vendas da Tesla, fornecendo poucos detalhes sobre um novo carro de preço acessível que possa ser vendido por apenas US$ 25 mil. A empresa prometeu começar a vender um veículo mais acessível em meados de 2025 para colocar os carros elétricos ao alcance da classe média.

Tesla e Musk não responderam aos pedidos de comentários.

Alguns analistas se perguntam se ele perdeu o interesse por carros, já que realiza várias outras atividades. Entre elas, estão o X; a SpaceX, principal empreiteira de foguetes do governo federal; e sua função como codiretor de um recém-formado Departamento de Eficiência Governamental, que aconselhará Trump a reduzir os gastos federais.

Musk não demonstrou o mesmo nível de dedicação à fabricação de automóveis que teve em 2018, quando a Tesla estava lutando para produzir em massa o Modelo 3 e ele dormia na fábrica, disse Kenneth Boyer, professor de negócios da Universidade Estadual de Ohio.

“Ele estava totalmente envolvido”, disse Boyer, cujo livro recente, “The Electric Vehicle Revolution: Five Visionaries Leading the Charge” (”A Revolução dos Veículos Elétricos: Cinco Visionários Liderando o Processo”, na tradução do inglês), inclui um capítulo sobre Musk. “A questão agora é: com o que Elon está comprometido, ou ele está muito disperso?”.

Dados indicam que vendas da Tesla caíram nos principais mercados

A Tesla está prestes a divulgar seus números de vendas para os últimos três meses de 2024. Os dados e estimativas disponíveis até o momento indicam que suas vendas caíram em todos os seus principais mercados.

Nos Estados Unidos, as vendas da Tesla cairão cerca de 6% em 2024, uma queda maior do que a de qualquer outra montadora, exceto a problemática Stellantis, de acordo com estimativas da Cox Automotive. A Tesla encerrará o ano com 633 mil carros vendidos nos Estados Unidos, segundo a Cox, o que lhe dará uma participação de 4% no mercado total de automóveis.

As vendas de Teslas podem ter aumentado no final do ano, pois os compradores correram para aproveitar os créditos fiscais federais, no valor de até US$ 7,5 mil, que Trump e os republicanos no Congresso podem revogar ou reduzir.

Na União Europeia, as vendas da Tesla até novembro caíram 15% em relação ao ano anterior, para 211 mil carros, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis. As vendas da empresa também caíram na China, o maior mercado de automóveis do mundo.

Era inevitável que a Tesla, pioneira em carros movidos a bateria, perdesse participação no mercado à medida que outras montadoras lançassem mais modelos desse tipo.

Até alguns anos atrás, a Tesla tinha o mercado praticamente só para si. Agora, ela enfrenta a forte concorrência de empresas como a BYD na China, a Volkswagen e a BMW na Europa, e a GM, a Ford Motor e outras nos Estados Unidos.

Mas a situação da Tesla parece ser mais preocupante. Suas vendas estão caindo mesmo com o crescimento do mercado geral de veículos elétricos, que aumentou 25% até novembro em todo o mundo, de acordo com a Rho Motion, uma empresa de pesquisa.

Alguns investidores esperam que um Tesla novo e mais barato possa impulsionar as vendas. O Tesla mais barato, o sedã Modelo 3, custa a partir de US$ 42,5 mil nos Estados Unidos, antes dos incentivos governamentais.

Um Tesla de US$ 25 mil tornaria os carros elétricos acessíveis a muito mais compradores. O preço médio de venda dos veículos elétricos atualmente no mercado é mais do que o dobro desse valor.

“A ideia de que a Tesla possa abrir o mercado para uma gama maior de compradores com uma opção ainda mais acessível do que o Modelo 3 é o que mais entusiasma os investidores”, disse Ben Rose, presidente da Battle Road Research, que espera que as ações da Tesla superem o desempenho do mercado acionário em geral.

Mas Rose reconheceu: “Esse parece ser o produto com o qual Elon Musk está menos empolgado”.

A Tesla não exibiu um protótipo nem revelou muitas informações sobre o preço ou o desempenho de um veículo de baixo custo. Isso contrasta com o Cybertruck da empresa, uma picape futurista que a Tesla revelou em 2019, quatro anos antes de ser colocada à venda.

Além do Cybertruck, que custa a partir de US$ 80 mil, a Tesla não lançou um modelo completamente novo desde o SUV Modelo Y em 2020. A Tesla começou a vender uma versão atualizada do Modelo 3 neste ano.

As primeiras indicações são de que o Cybertruck angular de aço inoxidável não tem um apelo amplo ou um preço baixo o suficiente para reanimar as vendas gerais da empresa.

A Tesla vendeu 28 mil Cybertrucks até setembro, de acordo com Cox, tornando-a a picape elétrica mais vendida nos Estados Unidos. Mas a empresa vende apenas um décimo da quantidade de Cybertrucks que vende o Modelo Y, o veículo mais popular da Tesla.

Os compradores de carros estão ansiosos por veículos elétricos mais baratos. Os modelos 3 usados com preço em torno de US$ 25 mil estão entre os veículos mais vendidos no site Car Gurus, disse Kevin Roberts, diretor de inteligência econômica e de mercado do site de vendas on-line. “Quando o preço cai, o interesse aparece”, disse ele.

Musk demonstrou muito mais entusiasmo ao falar sobre os planos da Tesla de vender carros autônomos que poderiam funcionar como táxis sem motorista. O aumento do preço das ações da Tesla foi impulsionado, em grande parte, pela fé na capacidade de Musk de fornecer a tecnologia e pelo otimismo de que sua influência sobre o novo governo ajudará a eliminar os obstáculos regulatórios.

A maioria dos analistas acredita que o uso amplo de táxis autônomos ainda está a anos de distância, embora eles estejam começando a circular em alguns lugares. A Waymo, uma divisão da empresa controladora do Google, oferece viagens de táxi sem motorista em São Francisco, Phoenix e Los Angeles e está expandindo para Atlanta, Miami e Austin (Texas). Muitas empresas também estão testando extensivamente os táxis autônomos na China.

Mas muitos investidores parecem estar convencidos de que a Tesla dominará o negócio de táxis autônomos.

O preço das ações “está fortemente vinculado ao que as pessoas pensam de Elon Musk”, disse Leonard Kostovetsky, professor associado da Zicklin School of Business da Baruch College, “quer você pense que ele é um gênio ou apenas sortudo”.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VÁRIOS ESTADOS ESTÃO ISENTANDO DE IPVA CARROS A PARTIR DE 10 ANIOS

  Brasil e Mundo ...