segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

IMPORTANTE MONITORAR METAS E USAR FERRAMENTAS ADEQUADAS PARA AUXILIAR

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Saiba a importância de monitorar suas metas e quais ferramentas podem te auxiliar nesse processo!

Brainstorm (Fonte: Getty Images)

Como estão suas metas? Saber monitorar as metas estabelecidas no começo do ano, e potencialmente revisá-las, é extremamente importante para entender se você está no caminho certo. E se você está aqui e ainda não definiu metas para o ano de 2023, não se preocupe, ainda tem tempo! Mas tenha em mente que definir metas é tão importante quanto batê-las. Hoje vamos mostrar a importância de definir e monitorar as suas metas e algumas ferramentas para te ajudar nesse processo.

Começando com a importância de estabelecer metas. Colocando da maneira mais simples, ter metas é importante para você saber e entender o que precisa ser feito para atingi-las. Para quem já definiu as metas de 2023, fique atento a essas dicas para o próximo ano e potenciais mudanças que precisam ser feitas nas metas já definidas, e quem ainda não definiu, vamos te ajudar a começar. Sabendo quais são as prioridades da empresa você consegue elencar metas mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, tudo dependendo da meta e do objetivo da empresa. 

Temos que ter em mente também como as metas precisam ser construídas. Já falamos de tempo, é necessário determinar um tempo para alcançar cada uma delas, assim não perdemos de vista as prioridades e diferentes necessidades de cada. É importante também entender se suas metas são específicas, mensuráveis, alcançáveis e relevantes, aspectos essenciais para a determinação das mesmas. Outro ponto é como você pretende atingi-las e quais recursos você já possui e quais precisa. Ao longo do tempo pode ser que você precise adaptar as metas, às vezes é necessário adicionar metas para atingir as suas prioridades, desde que você tenha esses pontos em mente isso não é um problema. 

Agora vamos falar da importância e de como monitorar as metas definidas utilizando as dicas acima. O monitoramento dos seus objetivos são importantes para determinar se você está no caminho certo ou se algo deve ser alterado para o melhor desempenho. O primeiro passo que, para quem ainda não definiu as metas, deve ser feito em conjunto com os passos anteriores, é escolher os melhores indicadores para você, sua empresa e suas metas. Essa escolha deve ser baseada nos próprios dados da empresa, observando quais informações são mais relevantes historicamente. Esses indicadores devem ser analisados com uma certa frequência, dependendo das suas ações você pode precisar realizar um monitoramento diário, para não perder informações importantes. E por último, você deve elaborar relatórios para analisar as informações em conjunto. Com relatórios você também consegue acessar as informações e dados com mais facilidade e melhor visualização. 

Existem algumas ferramentas que automatizam e facilitam diferentes partes desse processo. Uma delas é a Ally.io, uma ferramenta de gestão de OKRs, uma das metodologias de determinação de metas que quebra elas em objetivos menores, facilitando o monitoramento e alcance das mesmas. Com a ferramenta você consegue visualizar os OKRs de diferentes áreas e indivíduos, acessar dashboards visuais para a análise do progresso da empresa e equipes e organizar fluxos de trabalho e colaboração que facilitam o alcance de metas.  

Outra ferramenta importante é o Monday. Acompanhar tarefas diárias e ações que devem ser realizadas para o alcance dos seus objetivos é tão importante quanto monitorar as grandes metas determinadas. Com o Monday você gerencia todas as etapas e detalhes do trabalho da sua equipe, desde o planejamento até a execução. A ferramenta também realiza lembretes para que a sua equipe não deixe de realizar tarefas importantes para o seu objetivo final.

FreeAgent CRM é uma ferramenta de CRM completa que pode ser útil para o monitoramento das suas metas. O sistema oferece o gerenciamento do trabalho e organização de projetos, tarefas e equipes, algo essencial para conseguir bater as metas. Ele também automatiza e personaliza o monitoramento de métricas e indicadores como os mencionados anteriormente.

Por último temos o Google Data Studio, ferramenta que permite a conversão de dados em painéis e relatórios informativos, personalizados, intuitivos e diretos. Com a ferramenta você consegue realizar um dos passos mais importantes para o monitoramento de metas como mencionado acima, a criação de relatórios. Ela permite também com que você analise dados, monitore indicadores de desempenho, apresente os resultados e integre dados de outras plataformas.

Lembre-se, se você ainda não possui metas definidas para esse ano, não é tarde demais para começar!

ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.

4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.

Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?

A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.

“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.

uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.

Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.

Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:

  • objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;

etapas e práticas que serão 6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?

A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!

Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.

  • Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
  • decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
  • gerenciamento de recursos focado em otimização.

 

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