segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

A TECNOLOGIA TROUXE INÚMERAS FACILIDADES PARA O AMBIENTE CORPORATIVO COMO TROCA DE MENSAGENS VIRTUAIS MAS O OLHO NO OLHO PRESENCIAL AINDA TEM O SEU LUGAR DE DESTAQUE

 

Henrique Mol – Especialista em franquias

Segundo empresário especialista em franquias Henrique Mol, o ideal é aliar os dois métodos; ele compartilha dicas de estratégias para aplicar ambas prospecções em seus negócios

A tecnologia digital trouxe inúmeras facilidades para o ambiente corporativo, especialmente com o trabalho remoto e as vendas realizadas de forma on-line. O uso de videoconferências, aplicativos de mensagem e outras ferramentas de comunicação à distância permite que os vendedores alcancem mais leads em menos tempo e economizem com deslocamentos.

No entanto, apesar das vantagens, o olho no olho presencial ainda tem seu lugar de destaque, principalmente em negociações mais complexas, como a venda de franquias. Henrique Mol, especialista em franquias e presidente da holding Encontre Sua Franquia, reforça a importância de equilibrar prospecções virtuais e presenciais para alcançar resultados melhores.

O crescimento das vendas virtuais

O avanço das Inside sales, vendas realizadas remotamente, facilitou o trabalho de prospecção. Com ferramentas como Zoom, Google Meet e WhatsApp, os vendedores conseguem conduzir várias reuniões em um único dia, mantendo o contato frequente com leads, realizando follow-ups e agilizando propostas.

Antes, com a dependência dos encontros presenciais, especialmente em capitais como a Grande São Paulo, era possível fazer de duas a quatro reuniões presenciais, por dia. Mas, agora, com as ferramentas virtuais, este número pode crescer expressivamente. 

Além disso, as vendas virtuais reduzem o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), já que não há gastos com deslocamento e estadia, e o vendedor pode se preparar melhor para cada reunião. O tempo economizado no transporte é utilizado para estudar o lead e ajustar a abordagem. “Hoje é uma realidade que deve fazer parte da estratégia de qualquer negócio, afinal as pessoas gastam mais tempo por lá. A internet é o local onde, independentemente de qual seja o interesse de negócio, servirá como fonte de pesquisa”, relata Henrique.

Entretanto, há algumas limitações. O vendedor remoto pode enfrentar taxas mais altas de reagendamentos e a falta de envolvimento total do cliente, como quando se negam a ligar a câmera ou dividem a atenção com outras atividades, como e-mail e mensagens no celular. Por isso, seja presencial ou não, é necessário buscar meios de manter a conexão e a fluidez da negociação.

Para tornar as prospecções virtuais mais efetivas, Henrique compartilha algumas dicas de estratégias que ajudam a construir autoridade e segurança, no caso das vendas de franquias:

– Documentar provas sociais por vídeos;

– Ter materiais na internet que mostrem a estrutura que possui aos futuros franqueados da rede;

– Bastidores do dia a dia da franqueadora;

– O negócio precisa ter uma referência, com seus fundadores se posicionando nas redes sociais;

– Usar bastante das videoconferências.

O poder do contato presencial nas prospecções

Se o ambiente digital acelera etapas do processo de venda, ele não substitui a importância de um encontro presencial, principalmente quando falamos de vendas de maior complexidade, como a de franquias. As vendas presenciais (Field sales) permitem que o vendedor estabeleça uma relação de confiança mais profunda e envolva o cliente de maneira mais emocional.

“O contato presencial é algo que sempre terá maior conversão, o desafio está na escala e custos para que ocorra as negociações. Entendemos que ter o presencial em locais onde exista um número grande de negociações, possa fazer sentido.”

Este tipo de prospecção é especialmente eficaz para produtos e serviços com tíquete médio alto, onde o processo de decisão de compra é mais demorado e exige um vínculo mais forte entre o vendedor e o cliente. Por meio destes encontros, o prospect consegue analisar o comprometimento da marca antes de tomar a decisão final.

Além disso, o contato humano em um encontro presencial facilita a leitura de sinais não-verbais, como a linguagem corporal e o tom de voz, elementos importantes na condução da negociação. Assim, o vendedor consegue identificar hesitações, preocupações e oportunidades de uma forma que, no virtual, nem sempre é possível.

O melhor dos dois mundos: unindo estratégias de prospecção

Apesar das diferenças, é importante ressaltar que vendas virtuais e presenciais não são excludentes. Segundo Henrique Mol, o ideal é encontrar um equilíbrio entre estas abordagens, aproveitando o melhor de cada uma delas. Inclusive, é isso que ele aplica em sua holding “Encontre Sua Franquia”.

Ele relata: “Criamos ações em marketing para despertar o desejo de potenciais franqueados. Entendemos que, para os formatos de negócios que temos internamente, seja a melhor estratégia.” A isso, Henrique alia as abordagens presenciais em situações com alta circulação de pessoas, como uma forma de reduzir o CAC e o tempo de prospecção. “A estratégia que utilizamos é utilizar de eventos como feiras e palestras”, completa.

As empresas podem utilizar a prospecção virtual para qualificar leads, otimizar o tempo e os recursos da equipe de vendas. Assim, os vendedores podem concentrar seus esforços nas reuniões presenciais com prospects que demonstraram um alto potencial de fechamento. Desta forma, as abordagens virtuais ajudam a preparar o terreno, enquanto as presenciais permitem selar o acordo com mais segurança. Essa pode ser uma boa aliança.

No caso das vendas de franquias, especialmente, o encontro presencial, muitas vezes, pode ser o que vai definir a decisão final. Isso porque o cliente quer sentir a segurança e o comprometimento do franqueador, algo que o contato olho no olho transmite com muito mais eficácia.

Sobre o Henrique Mol

Henrique Mol, natural de Belo Horizonte/MG, é presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora das marcas Entre Sua Viagem, SUAV, Zaplus Car, Acquazero, Quisto Corretora de Seguros e Only Mule, que juntas somam mais de 1 mil franqueados no Brasil e exterior e teve faturamento anual de R$ 220 milhões em 2023. O empresário também conta com seu próprio canal sobre franquias no Youtube (www.youtube.com/@HenriqueMol1). Ele utiliza o espaço para falar sobre diversas oportunidades de negócios em diferentes segmentos. Hoje, o canal soma 84 mil inscritos, 1.448 vídeos e mais de 4 milhões de visualizações, o que o deixa no 3º lugar como o maior youtuber referência no franchising.

A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech – Founder da Valeon

A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas

as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:

• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela

primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.

• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas

para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.

• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.

• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.

• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda, seja através

de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.

• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:

a) Digitalização dos Lojistas;

b) Apoio aos lojistas;

c) Captura e gestão de dados;

d) Arquitetura de experiências;

e) Contribuição maior da área Mall e mídia;

f) Evolução do tenant mix;

g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;

h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;

i) Convergência do varejo físico e online;

j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;

k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;

l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;

m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.

Vantagens competitivas da Startup Valeon:

• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente

reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge disso,

fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse mercado aqui do

Vale do Aço.

• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio de

parceiros já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na execução de

nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui

do Vale do Aço para os nossos serviços.

• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são capazes de

proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.

• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos

diariamente à procura do inédito.

• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de

um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser

mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso

funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com

soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande empresa. Temos a missão de

surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante

evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em

como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.

• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de divulgação de suas

empresas e bem como contribuindo com o seu faturamento através da nossa grande

audiência e de muitos acessos ao site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter

mais de 150.000 acessos.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas

de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes

sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso

site e aumentar as suas vendas.

Proposta:

Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa

máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem

competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.

Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos,

endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc.

O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma

SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.

CONTATOS:

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Fone Wpp: (31) 98428-0590

Site: valedoacoonline.com.br

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