quinta-feira, 14 de novembro de 2024

DIA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E CURIOSIDADES

 

Karla Neto – Colunista Correspondente

Nesta quinta-feira (14), é celebrado o Dia Nacional da Alfabetização, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 1966 com o objetivo de promover o amplo debate sobre o assunto, principalmente nos países com altos índices de analfabetismo.

O Dia Nacional da Alfabetização é uma data comemorativa que celebra a importância fundamental da alfabetização para a vida dos seres humanos. Isso porque a alfabetização e a instrução são Direitos Humanos básicos, o que demonstra o papel da alfabetização não só no desenvolvimento dos indivíduos mas também no da sociedade como um todo.

É uma data comemorativa muito importante porque nos lembra da importância da alfabetização na emancipação do indivíduo. Isso permite com que o cidadão possa exercer a sua cidadania plenamente. Além disso, a alfabetização é um dos primeiros passos para o desenvolvimento intelectual de um indivíduo.

Uma alfabetização de qualidade permite com que uma pessoa se coloque como um cidadão que luta por seus direitos. O desenvolvimento educacional da população também permite a formação de profissionais em ofícios de grande importância para a sociedade. Com isso, as sementes plantadas por meio da alfabetização retornam para a sociedade por meio de profissionais qualificados e cidadãos preocupados com o desenvolvimento de nosso país.

Além disso, a alfabetização e todo o esforço educacional em geral têm relação direta com a construção de uma sociedade menos desigual. As oportunidades abertas pela alfabetização e escola permitem uma redução sensível na desigualdade social. Claro que, para que isso aconteça, é necessário investimento do poder público para que a população tenha acesso a essa educação e que ela seja de qualidade.

O Dia Nacional da Alfabetização é importante também porque serve como um momento em que a questão é debatida com maior profundidade e que políticas públicas podem ser pensadas para se ampliar o esforço para a alfabetização plena da população brasileira. Até porque o Banco Nacional Comum Curricular (BNCC) define que é um direito de toda criança ser alfabetizada até o segundo ano do Ensino Fundamental.

Lembrando que quando falamos de alfabetização, não falamos apenas do indivíduo que não sabe ler ou escrever mas também do indivíduo que lê, porém não consegue interpretar o texto de maneira satisfatória. Esses são conhecidos como analfabetos funcionais.

CURIOSIDADES  – Karla Neto

Você sabia que o bambu pode crescer 91cm por dia?

O bambu é uma das plantas de crescimento mais rápido do mundo, algumas espécies crescem até 91 cm por dia. Isso significa que pode ser colhido em 3 a 5 anos, em comparação com 10-20 anos para a maioria das madeiras maciças, tornando-o um recurso renovável muito mais rápido.

A planta pode atingir uma altura de até 27 metros! Essa velocidade de crescimento é possível graças à estrutura única do bambu, que é composta por células com paredes finas e uma grande quantidade de espaços vazios, permitindo que a água e os nutrientes sejam transportados rapidamente.

O Brasil dispõe de clima favorável e grande extensão de áreas degradadas impróprias para outros cultivos. Mas, adequadas ao plantio de diversas variedades de bambu.
Uma das maiores florestas nativas de bambu do planeta localiza-se na Amazônia Sul-Ocidental. Ela abrange parte do estado do Amazonas e a maior parte do estado do Acre. Além de áreas vizinhas em Pando, na Bolívia, e Madre de Dios, no Peru.

Nessa região, ocorrem grandes concentrações de bambus nativos do gênero Guadua. Entretanto, a atividade econômica relacionada ao bambu no Brasil é bastante restrita. Esse cenário deve-se à ausência de tradição no emprego do bambu como matéria-prima.

Além das lacunas de conhecimento e tecnologias que permitam usar tanto as espécies de clima temperado. Principalmente quanto às espécies tropicais nativas, que têm ótimas propriedades físicas e mecânicas, além de grande potencial comercial.

Você sabia que a soja pode controlar muitas doenças?

A soja, também conhecida como feijão-soja e feijão-chinês, é uma planta pertence à família Fabaceae, família esta que compreende também plantas como o feijão, a lentilha e a ervilha. É empregada na alimentação humana e animal. A palavra “soja” vem do japonês shoyu. A planta é originária da China e do Japão.

Além do grão como alimento funcional, a soja é utilizada para a produção de produtos como chocolate, temperos prontos e massas. Derivados de carne também costumam conter soja em sua composição, assim como misturas para bebidas, papinhas para bebês e muitos alimentos dietéticos.

A soja vai além do óleo e do farelo ou do consumo in natura. De acordo com a Aprosoja (Associação Brasileira Dos Produtores de Soja), a soja é utilizada como matéria-prima para as indústrias farmacêutica, veterinária, de cosméticos e de vernizes, tintas e plásticos.

Nos últimos anos, vários estudos vêm evidenciando os benefícios da soja na prevenção de doenças crônico-degenerativas, graças a composição, a concentração e as características de isoflavonas na soja, composto biologicamente ativo e que possui funções terapêuticas. A soja pode controlar muitas doenças, nas quais haja dependência de hormônios como o câncer de mama, a menopausa e a osteoporose.

“O ideal seria consumir, no mínimo, o equivalente a duas colheres de sopa de kinako (grãos de soja torrado e moído) ou farinha de soja diariamente para obter os efeitos terapêuticos , ou ainda, o tofu (queijo de soja), salada (grãos) ou a proteína texturizada (carne de soja)”. As pesquisas demonstram que o consumo diário da leguminosa pode, ainda reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de cólon (intestino) e em até 70% os índices de câncer de próstata.

Mas a soja não é remédio. “O mais recomendado seria iniciar o consumo na infância ou adolescência, época em que as mães podem incorporar a soja aos alimentos infantis. Os adultos também devem introduzir a soja na alimentação para obter os benefícios da prevenção. É sempre bom dizer que soja não cura tumores já desenvolvidos”. Além dos grãos, do leite de soja líquido e em pó, da farinha e da proteína texturizada, pode-se encontrar soja em hamburguer, almôndegas, bolos, bolachas, pães, sucos e em bombons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMEM COM BOMBAS MORRE AO ATACAR O STF

Brasil e Mundo ...