Karla Neto – Colunista Correspondente
Nesta quinta-feira (21), é celebrado o Dia Mundial da Televisão, uma data proclamada em 1996 pelas Nações Unidas. O objetivo é reconhecer o crescente impacto que o meio tem na tomada de decisões, chamando a atenção para conflitos, ameaças à paz e à segurança, e o seu potencial em dar visibilidade a questões económicas e sociais.
A TV demorou quase 70 anos para receber esse reconhecimento, sendo que as primeiras demonstrações do aparelho ocorreram em 1927. Mas, chegando a perto de um século de transmissões, a televisão tem mesmo muito o que comemorar.
No Brasil, a televisão como meio de comunicação de massa inicia com a TV Tupi. A emissora fez sua primeira transmissão em 18 de setembro de 1950. De lá para cá, a TV estabeleceu-se como a mídia mais consumida no País.
Foi durante o primeiro Fórum Mundial da Televisão (de 21 a 22 de novembro de 1996) que a Assembleia Geral das Nações Unidas discutiu a importância deste meio de comunicação no mundo.
A televisão foi reconhecida como uma das ferramentas mais importantes para a informação, canalização e sensibilização da opinião pública.
Hoje em dia não se trata apenas de comemorar o equipamento em si, mas sim a simbologia que carrega.
CURIOSIDADES – Karla Neto
Você sabia que podemos fazer chá de casca de manga? Conheça os benefícios e veja como fazer!
A fruta é fonte de fibras, vitamina A e C, e potássio, o que auxilia no bom funcionamento do intestino e aumenta a imunidade. A casca da manga também é rica em nutrientes e possui quase o dobro de carotenóides na casca em relação à polpa.
Porém, para utilizar as cascas das frutas, é importante tentar usar sempre fruta orgânica ou biológica, que são cultivadas sem agrotóxicos ou substâncias químicas que normalmente se acumulam nas cascas dos vegetais e podem fazer mal à saúde, se consumidas com frequência.
Usar casca de manga pode ser uma opção saudável porque ela é fonte de fibras solúveis, o que ajuda a regular o sistema digestivo e a controlar o colesterol. Conforme já destacamos, ela também é rica em nutrientes antioxidantes, o que é importante na ação anti-inflamatória do organismo.
A casca de manga é rica em vitamina A e C, dois poderosos antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres. Em níveis normais, os radicais livres não fazem mal à saúde, o problema é quando eles são produzidos em excesso. Quando isso acontece, essas moléculas começam a atacar as células saudáveis do nosso corpo, causando uma série de desequilíbrios metabólicos e doenças degenerativas.
O chá de casca de manga, nesse caso, auxilia as defesas naturais do organismo a combater os radicais livres e prevenir seus danos à saúde. A presença de vitamina A, C e outros nutrientes como ferro, zinco, cálcio, potássio e magnésio também tornam seu chá um ótimo anti-inflamatório. Por isso, a bebida ajuda a diminuir processos inflamatórios e até mesmo cólica menstrual.
Outro grande benefício da casca de manga é a alta concentração de fibras. Essas substâncias auxiliam nos processos digestivos e no trânsito intestinal. Bebidas feitas com fontes de fibras também reduzem a retenção de líquido e ajudam a reduzir inchaços.
Benefícios que o chá pode trazer para a saúde são os seguintes:
•
Combate ao envelhecimento precoce: as propriedades presentes na casca da
manga ajudam a diminuir o estresse oxidativo, situação que aumenta
manchas na pele, acnes e rugas, por exemplo;
• Efeitos diuréticos: o
chá também aumenta a frequência de idas ao banheiro durante o dia,
ajudando a evitar a retenção de líquidos e diminuir o inchaço causado
por este tipo de problema;
• Faz bem para o cabelo: as vitaminas presentes na manga ajudam a dar brilho ao cabelo e trazem benefícios à saúde dos fios.
Contraindicações
No entanto, apesar de estarmos falando de um chá
que utiliza apenas ingredientes naturais, é importante destacar que há
cuidados para se tomar antes de incluí-lo em sua dieta.
Afinal, assim
como qualquer outro chá, ele pode ter interações com medicamentos e não
agir de forma benéfica para o organismo. Além disso, o chá também pode
causar efeitos colaterais.
Por isso, é importante consultar um médico
antes de incluir o chá de casca de manga de forma regular na sua dieta.
Isso porque o seu organismo pode não responder de forma positiva a esta
mudança na rotina alimentar.
Como fazer chá de casca de manga
A receita de chá de casca de
manga é muito simples. Você só precisa ferver um pouco de água junto com
a casca da fruta por uns 15 minutos. Após a fervura, coe a bebida e
aproveite. Também existe a possibilidade de preparar o chá no
liquidificador. Para isso, basta bater a casca com a quantidade de água
que desejar. Em seguida, ferva a mistura no fogo e, quando estiver
pronta, coe. Essa versão fica com mais textura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário