sexta-feira, 29 de novembro de 2024

DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM O POVO PALESTINO E CURIOSIDADES

 a Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino e Curiosidades

Hoje, sexta-feira(29), celebra o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino e Curiosidades

Byvaleon

Nov 29, 2024

Karla Neto – Colunista Correspondente

Nesta sexta-feira(29), é celebrado o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, a resolução do conflito israelita-palestiniano continua a ser um dos desafios mais complexos que ​​a comunidade internacional enfrenta atualmente. Infelizmente, no ano passado, não se registaram desenvolvimentos positivos e a situação no terreno continua a deteriorar-se.

Este Dia Internacional de Solidariedade chega durante um dos capítulos mais sombrios na história do povo palestino. Estou horrorizado com a morte e a destruição que assolaram a região, mergulhada em dor, angústia e desolação.

Os palestinos em Gaza estão sofrendo uma catástrofe humanitária. Quase 1,7 milhão de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas – mas nenhum lugar é seguro. Enquanto isso, a situação na Cisjordânia ocupada, incluindo Jerusalém Oriental, corre o risco de se agravar.

Apelo a israelitas e palestinianos, e a todos os seus apoiantes, que tomem medidas que restaurem a esperança na solução de dois Estados. Não há outra alternativa viável. É uma perigosa ilusão pensar que o conflito pode ser gerido ou contido perpetuamente. Somente com negociações construtivas entre as partes, de boa-fé, com o apoio da comunidade internacional, a adesão das resoluções firmes das Nações Unidas e parâmetros previamente acordados, haverá uma solução justa e estável, com Jerusalém como capital dos dois Estados.

O que é necessário, em primeiro lugar, é liderança e vontade política. Os esforços da sociedade civil e daqueles que, em ambos os lados, procuram preencher o vazio entre israelitas e palestinianos também precisam de ser apoiados.

Acima de tudo, este é um dia para reafirmar a solidariedade internacional com o povo palestino e seu direito de viver em paz e com dignidade.

Isso deve começar com um cessar-fogo humanitário de longo prazo, acesso irrestrito à assistência para salvar vidas, a libertação de todos os reféns, a proteção de civis e o fim das violações do direito internacional humanitário. Devemos estar unidos em exigir o fim da ocupação e do bloqueio de Gaza.

Já passou da hora de avançar de forma determinada e irreversível para uma solução de dois Estados, com base nas resoluções das Nações Unidas e no direito internacional, com Israel e a Palestina vivendo lado a lado em paz e segurança, com Jerusalém como capital de ambos os Estados.

As Nações Unidas não vacilarão em seu compromisso com o povo palestino. Hoje e todos os dias, vamos estar solidários com as aspirações do povo palestino de alcançar seus direitos inalienáveis e construir um futuro de paz, justiça, segurança e dignidade para todos.

CURIOSIDADES  – Karla Neto

Você sabe o que são verrugas tipos, como se pega?

Verrugas podem não causar dor, mas incomodam, principalmente quando surgem em locais visíveis, como no rosto. Verrugas que surgem nos pés podem ser dolorosas, por causa da pressão exercida sobre elas, quando ficamos em pé e caminhamos.

Elas podem desaparecer espontaneamente ou com tratamento, mas há sempre o risco de voltarem no mesmo local ou em outros, porque são provocadas por um vírus, que pode permanecer na pele e se espalhar.

Verrugas são pequenos crescimentos benignos da pele, geralmente inofensivos, causadas pelo vírus HPV, resultando em sintomas como lesões lisas, ásperas, planas ou elevadas, com cor da pela, rosa, cinza, amarelada, marrom ou preta.

As verrugas podem surgir em grupo ou isoladamente, podendo espalhar-se facilmente de uma área do corpo para outra, e ocorrer em qualquer idade e afetar qualquer parte do corpo, como no rosto, no pé, na virilha, na região genital ou nas mãos.

Normalmente, as verrugas desaparecem sem tratamento específico, no entanto, o dermatologista pode indicar o tratamento com o uso de remédios para verrugas para acelerar este processo, principalmente quando surgem na região genital.

O principal sintoma das verrugas são lesões na pele, que apresentam características como:
Superfície lisa ou áspera;
Tamanho de 1 a 10 milímetros;
Planas ou ter aspecto mais elevado;
Lesões únicas ou múltiplas em grupo;
Cor da pele, rosada, cinza, amarelada, marrom ou preta;
Coceira no local, em alguns casos;

Além disso, as verrugas podem ter a forma de cúpula, como se fosse uma semiesfera, ou aspecto semelhante a couve-flor.

A transmissão das verrugas acontece por meio do contato direto com essas lesões, que faz com que o vírus HPV consiga passar de uma pessoa para outra.

Geralmente, as crianças são as mais afetadas, pois tendem a ficar mexendo nas verrugas.
No entanto, é importante esclarecer que os vírus só provoca o aparecimento de verrugas quando existe algum local na pele que permita a sua entrada no organismo, como um arranhão, pele secam unha encravada ou ferida, por exemplo.

Você sabia que a romã ajuda a manter a saúde da pele?

Conhecida mundialmente por seus efeitos curativos, especialmente em casos de inflamação na garganta e nas articulações, a romã é uma fruta exótica, nativa da Ásia, que foi trazida ao Brasil pelos portugueses ainda na época da colonização.

A romã é uma fruta que contém compostos funcionais como flavonoides, quercetina e ácido elágico, que são antioxidantes que podem ajudar a prevenir o Alzheimer e alguns tipos de câncer, e a controlar a pressão alta, além de ter efeito anti-inflamatório e antisséptico, ajudando a aliviar a dor de garganta, por exemplo.

Além disso, a romã pode ser também incluída em dietas para emagrecer, já que tem poucas calorias e é rica em fibras, aumentando a sensação de saciedade e, assim, o consumo de alimentos.
A romã é uma fruta levemente doce e as sementes podem ser consumidas ao natural ou usadas para fazer sucos, saladas e iogurtes. Já as cascas, folhas e caule da fruta podem ser usadas para fazer chás. Já o extrato da casca e o óleo concentrado das sementes da romã podem ser indicados para prevenir o envelhecimento precoce e melhorar o sistema imunológico.

É rica em elagitaninos, antocianinas e catequinas, que são antioxidantes e estão presentes na semente, casca e suco da fruta. Estes compostos têm ação antioxidantes e anti inflamatórias, que protegem a pele contra os raios ultravioletas do sol, prevenindo o câncer de pele.

Os compostos da fruta evitam o envelhecimento precoce e ainda promovem na pele uma ação adstringente, que é de secar, e antisséptica, ajudando no tratamento de peles mistas, oleosas e com acne.

Como fazer o chá?
Ingredientes
1 xícara de água;
10g de casca da fruta.
Modo de preparo
Ferva 1 xícara de água em uma panela;
Adicione 10 gramas da casca, desligue o fogo e abafe a panela até 15 minutos;
Coe o chá, sirva e beba morno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RÚSSIA AMEAÇA OS ESTADOS UNIDOS POR AJUDA A UCRÂNIA

  Brasil e Mundo ...