Karla Neto – Colunista correspondente
Nesta sexta-feira (01), é celebrado o Dia de Todos os Santos, é uma festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Esta festa é celebrada pelos crentes de muitas das igrejas da religião cristã, por ser herdada a partir da tradição apostólica.
Esta data é dedicada à celebração e homenagem de todos os santos e
mártires das igrejas cristãs, garantindo que aqueles que não têm uma
data própria de festejo não sejam esquecidos.
Ao longo do ano, todos
os dias há a comemoração de um santo. Por exemplo, 4 de outubro é o Dia
de Francisco de Assis, 28 de outubro é o Dia de São Judas Tadeu, mas há
muitos santos que não são conhecidos.
Assim, o dia 1 de novembro serve para homenagear esses santos. Santos
são pessoas que praticaram o bem, que dedicaram a sua vida pelos outros
e, por isso, a Igreja acredita que estejam junto de Deus.
A celebração é reconhecida por várias denominações cristãs, como católicos romanos, ortodoxos, anglicanos e luteranos.
O Dia de Todos os Santos é celebrado nesta data em todo o ocidente, enquanto nas igrejas do oriente, a comemoração acontece no primeiro domingo após o Pentecostes.
CURIOSIDADES – Karla Neto
Você sabia a batata-doce ajuda a proteger os rins?
A batata-doce é um alimento rico em carboidratos, utilizada principalmente por pessoas que praticam a musculação e desejam aumentar sua massa muscular, evitar o catabolismo e manter o tônus muscular, mesmo em dietas de emagrecimento. Também é uma excelente opção para quem está de dieta, pois por se tratar de um alimento rico em fibras, aumenta a saciedade.
Especialmente por se tratar de um carboidrato de baixo índice glicêmico, sendo uma ótima fonte de energia e principalmente uma excelente fonte de carboidratos para quem deseja aumentar a sua massa muscular sem acúmulo de gordura.
Em 100g de batata-doce, você encontra 33 mg de cálcio. Além disso, o alimento contém boas doses de vitamina D, um nutriente que participa da manutenção dos músculos e da saúde dos ossos e do coração. Este tubérculo contém potássio, substância responsável por controlar a pressão arterial, reduzir o inchaço e controlar a atividade de seus rins.
Seu consumo é recomendado principalmente no pré-treino. “Fonte de amido resistente – um tipo de carboidrato de médio índice glicêmico -, a batata-doce libera energia aos poucos no organismo, garantin do combustível do começo ao fim do exercício”, explica o nutriendocrinologista Romualdo Lima, do Rio de Janeiro. A liberação lenta de açúcar no sangue também ajuda a manter os níveis de glicogênio, o combustível dos músculos.
Variedades de batata-doce:
Batata-doce de polpa alaranjada: esta variedade é caracterizada por sua polpa de cor laranja vibrante e é conhecida por ser rica em beta-caroteno, que é uma forma de vitamina A.
Batata-doce de polpa branca: ao contrário da variedade de polpa alaranjada, esta tem uma polpa de cor branca ou creme. Ela tende a ser mais seca e firme do que outras variedades.
Batata-doce roxa: possui uma polpa de cor roxa intensa e é valorizada por suas propriedades antioxidantes.
Batata-doce de casca vermelha: como o nome sugere, esta variedade tem uma casca vermelha distintiva. A polpa pode variar em cor, sendo geralmente amarela ou alaranjada.
Batata-doce japonesa (Satsuma-Imo): originária do Japão, esta variedade tem uma polpa de cor amarelo-claro e é conhecida por ser especialmente doce e macia.
Você sabia que o guaraná em pó ajuda aumenta a concentração?
O Guaraná em Pó é usado para combater o cansaço físico e mental. De modo geral, o pó de guaraná serve para repor a energia e melhorar até a atenção. Ele contém cafeína e os efeitos da cafeína no nosso organismo são de nos deixar mais atentos.
Típico da Amazônia brasileira, o guaraná é um fruto tradicionalmente consumido pelas comunidades indígenas da região há séculos. Famoso pelas propriedades estimulantes, o seu extrato em pó tem efeito estimulante, o que pode ajudar a melhorar o foco e reduzir a sensação de cansaço.
Por conter cafeína, teobromina e teofilina, compostos bioativos que agem no sistema nervoso, o guaraná em pó aumenta a concentração e o estado de alerta. Por isso, o pó de guaraná é uma boa opção para tirar o sono e melhorar a concentração durante estudos ou trabalho, por exemplo.
Não existem estudos que determinem uma única dose ótima desse energético natural, mas, na prática, para adultos saudáveis recomenda-se o consumo de 1 a 4 colheres de café ao longo do dia, o equivalente a 0,5 a 2 gramas de pó de guaraná.
Pessoas com hipertensão, problemas cardíacos, insônia, ansiedade, gestantes e lactantes devem consumir com moderação e sempre sob orientação médica.
Além disso, o pó de guaraná possui efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que estão atrelados, até mesmo, à melhora de problemas cardiovasculares. A ingestão da bebida, contudo, exige moderação, devido ao seu elevado teor de cafeína.
Os efeitos da cafeína também variam de acordo com cada organismo. O consumo exacerbado dessa substância pode ser viciante e despertar sintomas, como ansiedade, inquietação, irritabilidade e tremores, perda de apetite, tensão muscular e palpitações no coração, além de insônia.
As altas doses de cafeína presentes no fruto exigem, portanto, um consumo controlado, alternando os dias ou fazendo pausas quando necessário.
Você sabe por que os piolho faz a cabeça coçar?
Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue. A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.
Os piolhos são insetos e, portanto, possuem três pares de pernas, esses ectoparasitas pertencem ao filo Arthropoda, classe Insecta, ordem Phthiraptera, subordem Anoplura, e apenas duas famílias (Pediculidae e Phthiridae), têm como hospedeiro o ser humano.
De sete a dez dias depois, estes ovos liberam as ninfas – nome do estágio do piolho logo que sai do ovo. De nove a 12 dias depois, as ninfas chegam à fase adulta. Nesse estágio, os piolhos vivem cerca de 30 dias e vão se alimentar com sangue e acasalar, reiniciando o ciclo.
A pessoa com piolhos sente uma coceira intensa no couro cabeludo, que pode irradiar para o pescoço e tronco. Como consequência disso, podem surgir feridas na região. Alguns pacientes apresentam também manchas vermelhas, semelhantes à picada de um mosquito. Em casos mais graves, ainda é possível desencadear ínguas, infecções e até mesmo anemia.
Mas a resposta é simples: no momento em que o piolho pica a nossa cabeça para se alimentar de sangue, um pouco da sua saliva entra na nossa pele. Junto com essa saliva entram algumas substâncias que irritam o nosso corpo, causando uma reação, é essa reação que causa a coceira e a vermelhidão na cabeça. Assim, o piolho é como um pernilongo; ele pica e deixa uma coceira danada na cabeça da gente!
O vinagre também é um produto que os piolhos não gostam, porém não é recomendado o uso do mesmo na cabeça, como veremos mais a frente.
Como as crianças são as mais afetadas pelos piolhos, recomenda-se que
os pais e responsáveis observem periodicamente a cabeça dos pequenos,
além de passar o pente fino para evitar a propagação de possíveis
infestações.
Outras medidas para prevenir o piolho incluem: evitar
compartilhar objetos pessoais, como pentes e bonés, e não entrar em
contato direto com pessoas infectadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário