quarta-feira, 20 de novembro de 2024

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E CURIOSIDADES

Karla Neto – Colunista Correspondente

Nesta quarta-feira (20), é celebrado o Dia Nacional da Consciência negra, a data foi oficializada por uma lei de 2011 e é inclusive feriado em alguns estados e cidades. Ela foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695.

A data da morte de Zumbi dos Palmares, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.

Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil, e o Treze de Maio, data em que a abolição da escravatura aconteceu, foi deixado de escanteio. O argumento utilizado é que o Treze de Maio representa uma “falsa liberdade”, uma vez que, após a Lei Áurea, os negros foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público.

As celebrações referentes a Consciência Negra surgiram nas lutas dos movimentos sociais contra o racismo na metade da década de 70. Oliveira Silveira foi um intelectual e ativista do Rio Grande do Sul, que pesquisou sobre a história do negro no Brasil e identificou que a data da morte de Zumbi dos Palmares, 20 de novembro, tinha requisitos que apresentavam orgulho para a população negra.
Junto com outros ativistas, mobilizaram o movimento negro e sugeriram esse dia como dia Nacional da Consciência Negra.

Em 1971, foi proposto que nessa data fosse comemorado o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país.
O dia 20 de novembro se torna um dia para homenagear o líder na época dos quilombos. Fortalecendo mitos e referências históricas da cultura e trajetórias negra no Brasil e também trazer referências para lideranças atuais. Surge como uma iniciativa de gerar reflexão para as questões raciais no Brasil.

Em 2003, o Dia da Consciência Negra entrou no calendário escolar com a lei 10639/2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro brasileira nas escolas.

CURIOSIDADES  – Karla Neto

Você sabe por que aparece afta na boca?

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos, estomacais, ansiedade, uso de alguns medicamentos, substâncias que queimam, vírus e bactérias.

A afta é uma lesão de formato arredondado ou ovalado na boca. Ela é recoberta por uma membrana com uma tonalidade branca ou amarelada e uma leve mancha vermelha ao redor. A afta pode surgir tanto na parte interna da boca quanto na língua.

Pessoas com afta geralmente sentem dor e incômodo na região, principalmente no ato de falar ou comer. A afta dura normalmente entre 5 a 15 dias, desaparecendo após esse período. sem deixar alguma cicatriz ou marca característica.

É importante destacar que a afta não é contagiosa. Portanto, uma pessoa com afta pode naturalmente compartilhar talheres ou beijar, por exemplo, levando uma rotina normal. Também pode indicar que a imunidade do paciente está em baixa. Nesse caso, a afta se manifesta como um sinal de alerta demonstrando que o corpo não está em seu pleno desempenho. Aparecem em qualquer idade e com mais frequência no sexo feminino.

É importante diferenciar a lesão da afta da lesão provocada pelo herpes, pois são bem diferentes. Outras lesões sugestivas de aftas também ocorrem por dentes mal posicionados na arcada dentária, restaurações fraturadas, bordas cortantes dos dentes, dentes cariados, próteses mal adaptadas, mordidas acidentais, hábito de sucção do lábio e língua.

Como forma de tratamento, destaca-se a higiene bucal adequada, alimentação menos ácida, com sucos naturais não cítricos, uso de enxaguatórios sem álcool; pomadas ou cremes e analgésicos devem ser prescritos pelo dentista e aliviam os sintomas de dor.

Saiba aqui alguns benefícios de consumir a ameixa: Veja!

Contém minerais como magnésio, potássio, ferro, zinco, cálcio e fósforo. Portanto, beneficia também a visão, o sistema imunológico, e o fortalecimento ósseo. Ela ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol, previne a anemia e auxilia a perda de peso.

Consumir até cinco ameixas secas por dia pode ajudar no controle de peso. Fortalecimento da imunidade: Tanto a ameixa seca quanto a fresca são ricas em antioxidantes e vitaminas, como a vitamina C, que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir gripes e resfriados.

A ameixa é uma fruta rica em fibras, flavonoides e carotenoides, que são nutrientes e compostos bioativos que trazem muitos benefícios para a saúde, como combater a prisão de ventre, controlar a pressão arterial, facilitar o emagrecimento e evitar a diabetes.

  1. Diminuir o colesterol e triglicerídeos
    As fibras, presentes em boas quantidades na ameixa, favorecem a diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, porque reduzem a absorção da gordura dos alimentos e inibem a formação do colesterol no fígado.
  2. Prevenir o envelhecimento precoce
    A ameixa tem boas quantidades de antioxidantes, como flavonoides e carotenos, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce por combaterem o excesso de radicais livres do organismo, evitando, assim, o surgimento de rugas e flacidez na pele
  3. Evitar a diabetes
    A ameixa ajuda a prevenir a resistência à insulina e a diabetes, por conter fibras que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue.

Tipos de ameixa

Os tipos mais comuns de ameixa são:

Ameixa amarela: esse tipo de ameixa tem a casca e polpa amarelas e contém boas quantidades de carotenoides, como luteína e zeaxantina. Além disso, o sabor dessa ameixa é adocicado;
Ameixa preta: com boas quantidades de flavonoides, como quercetina, antocianina e flavonol, a ameixa preta tem a casca preta e a polpa amarela, e um sabor doce;

Ameixa vermelha: essa ameixa pode ter a casca vermelha e a polpa vermelha ou amarela. Sendo rica em flavonoides, a ameixa vermelha tem um sabor que varia entre doce, doce-acidulado e agridoce.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E CONTRIBUIÇÃO DOS PAÍSES

  Brasil e Mundo ...