quarta-feira, 30 de outubro de 2024

MARCAS ESTÃO DESCOBRINDO O MARKETING DE INFLUÊNCIA PARA CONSTRUIR RELACIONAMENTOS MAIS AUTÊNTICOS E SIGNIFICATIVOS COM OS SEUS CONSUMIDORES

 

Redação StartSe – Michel Alcoforado

O marketing de influência está evoluindo. Descubra como as marcas estão usando essa ferramenta para construir relacionamentos mais autênticos e significativos com seus consumidores.

Reverberação, em psicoacústica e acústica, é um efeito gerado por ondas sonoras quando estas são refletidas de forma reiterativa. A reverberação é criada quando um som incide sobre uma ou mais superfícies refletivas, causando um grande número de reflexões, a serem somadas e reduzidas em amplitude conforme o som é absorvido pelas superfícies dos objetos no espaço – o que poderia incluir móveis, paredes, pessoas e o próprio ar. A reverberação pode ser mais facilmente detectada e medida quando a fonte sonora é silenciada, momento a partir do qual toda a energia sonora emitida pela fonte será absorvida. O intervalo de tempo necessário para que o som original deixe de ser notado, é chamado de tempo de reverberação.

Foto: Pexels

Pensar uma campanha sem pensar em estratégia com influenciadores não existe mais. Seja investindo em um embaixador, posts, eventos com convidados, os influenciadores fazem parte da mobilização digital que é fundamental para gerar impacto com consumidores e fortalecer a marca.

Quando as redes sociais se popularizaram, os influenciadores ganharam destaque: muito se falava, mas pouco se sabia sobre. 

  • Valores, contratos, formatos, tudo isso foi sendo moldado conforme acontecia, e com muitos furos e virais, o mercado foi tomando forma, boas práticas foram criadas, e as plataformas foram trazendo números e relatórios que ajudaram a criar as métricas não só sobre o influenciador e seu perfil, mas também sobre os posts e campanhas. 

Ser influenciador se tornou uma profissão cobiçada, e com algumas opções de plataformas, os canais passaram a ser pensados de forma diferente, já que cada uma oferecia um jeito diferente de ser explorado.

Segundo um relatório que a gente fez na Consumoteca sobre o assunto, mostrou que os influenciadores são a terceira categoria mais seguida pelos usuários, perdendo apenas para amigos e família. 

  • Além disso, 71% dos entrevistados seguem influenciadores nas redes sociais, e 45% declararam ser fãs dessas pessoas. 
  • Ainda nessa pesquisa, 75% declararam que já compraram um produto por causa de um influenciador e 55% se sentem mais confiantes em comprar uma marca indicada por alguém que eles seguem.

Ou seja, o mercado de influência cresceu e criou o seu próprio ecossistema de empresas, agências, influenciadores, marcas e cachês, e se estabeleceu como um aspecto imprescindível na publicidade. 

Mas, como tudo muda muito rápido nos tempos de hoje, claro que esse mercado já está se transformando, a era do Marketing de Reverberação chegou.

AS MUDANÇAS QUE GERARAM A MUDANÇA

Apesar de ser um novo elemento no jogo cultural do consumo, o marketing de influência acaba por repetir uma premissa que sempre guiou a publicidade, que é a marca e o produto no centro da campanha. 

Assim, o influenciador e o seu lifestyle que cativa vem como mais um espaço de mídia, e o seu link personalizado, seja para o site da marca, a landing page da promoção ou cupom utilizado, se torna mais um métrica do seu sucesso, com uma mentalidade comercial imediata. 

Sim, o diálogo é mais informal, mas ainda explora o influenciador como um conversor de vendas, cliques e likes. E isso fazia sentido, mas com a mudança da nossa relação com as redes sociais e a entrada no mercado de uma geração nativa digital, a Geração Z, essa fórmula não funciona mais. 

Hoje, mais que lifestyle a influência transforma e impacta em diferentes nuances da vida. A lógica é ‘eu sigo alguém porque aprendo coisas, mudo minha visão sobre coisas e se bobear, eu até compro coisas’.

  • A visão do consumidor hoje é ‘eu centric’, ou seja, é pautada pelo protagonismo do consumidor/usuário e a marca se torna parte da narrativa dele. 

E a pandemia foi um grande catalisador dessa mudança, já que contar sua própria experiência e visão foi o que restou diante do isolamento e, as plataformas e ferramentas digitais avançaram justamente nesse sentido.

  • A ideia aqui é: É muito menos sobre a marca, e muito mais sobre o que eu faço com ela. 
  • O consumidor está mais interessado em construir sua própria narrativa do que acompanhar a narrativa de marca.

Outro ponto que trouxe uma mudança significativa foi a reconfiguração da jornada de compra feita pelo consumidor. Hoje é sempre ele quem determina o próximo passo.

 Nessa jornada não linear, a relação com produto e marca rompe a ideia de gatilhos comerciais. E isso desestrutura o funil tradicional, já que hoje, de acordo com um relatório realizado pela Consumoteca sobre o assunto, simular compras é tido como um prazer por 40% dos entrevistados, e pesquisar produtos na internet é um hobby para 62% deles. 

Assim, com o funil de vendas aposentado, e substituído por um processo contínuo de exploração e avaliação, as marcas vão sofrer ainda mais para se manterem presentes na vida dos consumidores. O diálogo com o consumidor mudou e o seu processo de compra também.

MARKETING DE REVERBERAÇÃO E NARRATIVA DO CONSUMIDOR

Então o que é importante nessa nova conversa, nesse novo processo? O que importa para o consumidor a ponto de uma marca fazer parte dessa sua narrativa? 

É importante entender que o marketing de reverberação é quando marcas através de produtos ou posicionamentos são capazes de estabelecer conversas com comunidades que não operam como tribos mas polos de conversa em rede. 

A autenticidade e o valor de conversa são os conceitos mais importantes nesse novo momento, assim você ajuda o consumidor a se localizar no mundo diante do dilema self-oriented e market-oriented.

  • A autenticidade vai funcionar para as marcas como um gatilho que personaliza a individualidade e reverbera em comunidades. 

Isso faz com que a necessidade a personalização possa ser menos personalizada, e mais conectada com essa comunidade, de forma que seja possível ressignificar constantemente o produto e a marca a partir de diferentes gatilhos de conversa.

Já o valor de conversa é fundamental para as marcas se manterem relevantes, porque o importante aqui é ser capaz de reverberar e se inserir em conversas para além dos circuitos periódicos de compra. 

Isso muda a forma como essa relação se estabelece, pois as marcas já não são o emissor mor e isolado e passam a dividir o holofote com o próprio consumidor, num sistema multicanal e polifônico

MARKETING DE INFLUÊNCIA X MARKETING DE REVERBERAÇÃO

A evolução do marketing de influência se consolida na mudança fundamental de que influência não é sobre mídia, e sim, sobre capital social. 

Não é sobre alcance, credenciais, audiência e seguidores, mas sim sobre identificação, individualização, adaptação, relevância e conversa, que são coisas que são coisas que não podem ser compradas pelas marcas, mas sim construídas junto com o seu público. Hoje, a influência está cada vez mais ligada à capacidade de se conectar genuinamente em uma roda de conversa, a partir de uma relação de confiança.

Mas isso significa que os influenciadores não são mais úteis? Não, muito pelo contrário! As marcas vão precisar cada vez mais de influenciadores que tenham estabelecido uma relação de confiança com seus seguidores, para não apenas fazer a sua marca chegar, mas reverberar nos seus consumidores.

O marketing de influência está evoluindo para o marketing de reverberação, e já não se trata mais de introjetar a mensagem da marca ou pautar conversas, mas construir um ecossistema que ajude a modular e propagar as diferentes interpretações da marca.

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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.

A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.

O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.

Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.

Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:

  • O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
  • A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
  • Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
  • No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
  • O número de visitantes do Site da Valeon tem crescido exponencialmente, nesse mês de outubro/2022 tivemos 10.000 visitantes, hoje a Valeon já atingiu mais de 220.000 acessos.
  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
  • A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.

                                                                                                                                                                    Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.

Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?

Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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