segunda-feira, 14 de outubro de 2024

DIA NACIONAL DA PECUÁRIA E CURIOSIDADES

 

Karla Neto – Colunista correspondente

Nesta segunda-feira (14), é celebrado o Dia Nacional da Pecuária, é uma atividade econômica voltada para a criação de animais. As atividades pecuárias correspondem à criação e comercialização de animais diversos, como frangos, porcos e bois.

A origem do termo pecuária, na língua latina, remete justamente à criação de animais, no caso específico dessa terminologia, criação de gado. Sendo assim, é um importante ramo da economia, em especial, por propiciar o abastecimento de alimentos para a população. Ademais, a pecuária também fornece matéria-prima para a indústria, como couro e lã.

Uma das engrenagens fortes que giram a economia brasileira se dá no setor do agronegócio do país, com a união de agricultura, pecuária e demais atividades do campo.

O setor tem crescido ano a ano e a expectativa é que cresça ainda mais, sendo responsável pelo abastecimento de alimentos, como produtos cárneos e laticínios, não só do Brasil, mas também de diversos países.

A pecuária é considerada uma das práticas humanas mais antigas, sendo realizada desde períodos pré-históricos. Por meio do seu desenvolvimento nos tempos antigos, os seres humanos passaram a fixar-se no território, além de obter seu próprio alimento. A domesticação de animais foi fundamental para a iniciação da prática pecuária e, por consequência, a diminuição da dependência da coleta e da caça para a sobrevivência dos homens desse período.

Com o passar dos anos, a pecuária se desenvolveu como uma importante atividade econômica, inclusive, como um meio de geração de renda para a população. A partir do advento das mudanças no espaço agrário, como a modernização das práticas pecuárias, houve uma forte expansão das atividades econômicas ligadas à criação de animais.

Ademais, esse cenário foi fomentado ainda pelo crescimento do consumo de carne entre as populações.
Portanto, na atualidade, a atividade pecuária é uma das mais importantes da economia mundial. Há inclusive muitos países que dependem diretamente dela, principalmente os subdesenvolvidos. O hábito de consumir carne se tornou preponderante em todo o mundo, aumentando a necessidade de produção desse alimento. Mesmo assim, ainda há movimentos importantes de vegetarianos e grupos correlatos, que optam pela ausência de carne em suas refeições diárias.

Como na pecuária a finalidade da criação e a comercialização da carne, tudo aquilo enjerido pelo animal permanece em seu organismo, pode assim influenciar posteriormente no consumidor final da carne bovina.
É nesta questão que vemos a importância da água utilizada na nutrição do rebanho, ter uma água limpa, livre de contaminantes ou agrotóxicos e bebedouros para gado adequados garantindo a saúde da produção animal, e da carne que será comercializada posteriormente.

A celebração do Dia Nacional da Pecuária, portanto, serve como um reconhecimento justo a uma parte essencial da nossa economia, ressaltando o trabalho árduo e a dedicação dos profissionais que atuam nesse setor. Além disso, é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a relevância da pecuária não apenas para a nossa autossuficiência alimentar, mas também para a contribuição do Brasil no cenário internacional.

CURIOSIDADES

Você sabia que a casca de pepino melhora a saúde do coração e excelente para refirmar a pele flácida?

A casca de pepino contém sílica, excelente para refirmar a pele flácida. O Pepino contém ainda ácido cafeico, um oxidante, conhecido pelas suas propriedades antienvelhecimento, que ajudam a suavizar as linhas de expressão. O Pepino é rico em vitamina C, com uma ação revitalizante natural e uniformizadora para a pele.

É Um vegetal nutritivo e baixo em calorias, já que é rico em água, minerais e antioxidantes. Possui também diversos benefícios para a saúde como favorecer a perda de peso, manter o organismo hidratado e melhorar o funcionamento do intestino.

Além disso, o pepino ajuda a diminuir a gordura do organismo, o açúcar no sangue e a pressão arterial. Por isso, seu consumo é recomendado para auxiliar no tratamento de doenças como aterosclerose, diabetes e hipertensão arterial.

Também é muito utilizado para refrescar e tonificar a pele, podendo ser consumido em saladas, sucos ou na preparação de máscaras faciais.

O pepino possui poucas calorias e é rico em água e em fibras, ajudando a aumentar a saciedade entre as refeições por mais tempo, reduzindo, assim, o apetite, sendo um alimento recomendado para usar em dietas para emagrecer.

Por ser constituído por 95% de água e conter importantes quantidades de eletrólitos, o pepino pode prevenir a desidratação durante a prática de atividade física, por exemplo. Por isso, esse vegetal pode ser consumido naturalmente ou na forma de bebida refrescante com água e hortelã, por exemplo, mantendo o corpo hidratado.

Pode ser consumido cru, adicionado em sucos e vitaminas ou consumido na forma de picles, que conserva o alimento por mais tempo. Porém, nem todas as pessoas conseguem digerir de forma eficiente o pepino, e uma boa alternativa para ingerir fibras e vitaminas com poucas calorias é comendo abobrinha ou berinjela.

O pepino aplicado diretamente na pele tem um efeito refrescante que ajuda a manter a pele revitalizada e atua como um calmante, já que diminui o inchaço e a irritação da pele, podendo aliviar as queimaduras solares ou diminuir a inflamação dos olhos.

Você sabia que a camomila ajudar a tratar ansiedade e estresse?

Considerando todas as propriedades calmantes, e promovem o relaxamento do corpo, o chá de camomila se torna um grande aliado no controle da ansiedade. Além de relaxar os músculos e diminuir os níveis de cortisol, a planta também tem efeito calmante.

O chá de camomila pode ajudar no tratamento da ansiedade, estresse e hiperatividade, porque contém apigenina, um flavonoide que acalma o sistema nervoso central e diminui os níveis de cortisol no organismo, um hormônio que está relacionado com o estresse. Conheça outros chás que ajudam no tratamento da ansiedade e estresse.

Possui propriedades digestivas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar problemas no estômago, como náuseas, azia e má digestão.

Além disso, graças às suas propriedades antimicrobianas, o chá de camomila pode ajudar a prevenir o crescimento da Helicobacter pylori, que é uma bactéria relacionada com a gastrite e o surgimento de úlceras estomacais.

As folhas e flores secas ou frescas da camomila podem ser consumidas em forma de chás (infusão) puras ou misturadas a outras ervas, como a Melissa (erva-cidreira), para aumentar seu poder de ação. Além disso, podem ser usadas como compressas sobre a pele ou para produção de vapores inalatórios por possuir também alguns óleos essenciais voláteis.

A camomila é rico em luteolina, quercetina e esculetina, antioxidantes que evitam a oxidação das células de gordura, ajudando a equilibrar os níveis de colesterol total e colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, prevenindo, assim, o surgimento que doenças, como infarto e derrame.

Além disso, os flavonoides presentes no chá de camomila também promovem a elasticidade e a saúde das artérias, melhorando a circulação de sangue e ajudando a evitar a pressão alta.

Você deve se perguntar o que beija-flor come e como ele consegue se alimentar com aquele bico tão alongado:

Mas saiba que o bico do beija-flor é especializado para que ele consiga se alimentar e ainda polinizar as flores ao espalharem seu pólen.

Eles se alimentam do néctar das flores e seu bico comprido permite que ele consiga extrair o néctar com facilidade. Este, aliás, fornece energia rápida para eles, que possuem metabolismo acelerado.

Os beija-flores se alimentam diversas vezes durante o dia, cerca de cinco a oito vezes por hora, já que seu metabolismo rápido faz com que a energia seja também gasta de forma rápida. Em cada refeição, eles conseguem comer cerca de oito a dez vezes o peso do seu próprio corpo.

Segundo a crença asteca, os guerreiros falecidos voltavam à terra como beija-flores. No xamanismo, o beija-flor é símbolo da graça, cura e amor romântico.

Por ser uma ave com aproximadamente 320 espécies, existem muitas crenças e significados que foram dados ao beija-flor com o passar dos anos. Em especial por sua graciosidade. Mas existem muitas outras curiosidades sobre beija-flores que vão além do significado que foi dado ao animal pelas diferentes culturas.

Entretanto, a maioria delas vive em climas tropicais e subtropicais. Por isso, são animais muito presentes no Brasil e no Equador.

Algumas pessoas acreditam que o bater das asas do beija-flor é no mesmo ritmo de sua frequência cardíaca.
Quando, na verdade, as asas batem aproximadamente 120 vezes por minuto enquanto a frequência cardíaca é de 80 batimentos por minuto.

As aves por vezes possuem muitas vocalizações, sejam elas um canto característico de cada espécie, inclusive é uma das maneiras que os ornitólogos e nós entusiastas identificamos quem é aquele indivíduo cantando.

Alguns possuem vocalizações de alerta contra predadores, às vezes um canto mais elaborado que eles costumam performar quando estão pousados.
Então, quando você achar que um beija-flor está gritando, ele pode estar cantando ou emitindo sim um som de alerta.

Por muitos anos, as pessoas acreditavam que o beija-flor não tinha um canto específico, no entanto, a espécie tem sua própria vocalização, assim como ocorre com as demais aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário