quarta-feira, 10 de julho de 2024

FATORES IMPORTANTES PARA O INTRAEMPREENDEDORISMO: NEGOCIAÇÃO COM O SISTEMA E RESILIÊNCIA PESSOAL

 

Sabrina Bezerra – Jornalista da StartSe

Alda Marina de Campos Melo, especialista em desenvolvimento de liderança, lista pensamento generativo, business case convincente, negociação com o sistema, construção de comunidade, desbloqueio de recurso e resiliência pessoal como fatores importantes para intraempreender. Veja os detalhes!

(Foto: Unsplash)

Na última sexta-feira, o escritório da StartSe recebeu algumas alunas do WLP, nosso curso de liderança feminina em parceria com a Nova School of Business and Economics.

O encontro foi marcado por uma conversa sobre relações humanas, colaboração, protagonismo e intraempreendedorismo.


Mas no texto de hoje, vou separar as dicas sobre intraempreendedorismo, compartilhadas por Alda Marina de Campos Melo, especialista em desenvolvimento de liderança (veja mais adiante).

1 – Pratique o pensamento generativo

Enxergue oportunidades de inovação e melhorias na empresa, busque soluções criativas para problemas e desafios. Questione o status quo e pense fora da caixa, explorando novas perspectivas e possibilidades.
 

2 – Faça um business case convincente

Apresente sua visão com clareza. Argumente de forma clara e concisa os benefícios da sua ideia, quantificando os impactos positivos (financeiros, operacionais, etc.) e demonstrando sua viabilidade e retorno do investimento.
 

3 – Negocie com o sistema

Construa uma rede de apoio. Crie relacionamentos com stakeholders (líderes, colegas, etc.), apresente sua proposta de forma persuasiva e respeitosa, adaptando-se às necessidades e prioridades da empresa.

4 – Construa sua comunidade

Tenha pessoas que são suas parceiras. Junte-se às pessoas que apoiam e acreditam na sua ideia, criando um ambiente colaborativo e de troca de conhecimentos. Compartilhe desafios e aprendizados com o grupo, construindo uma comunidade de apoio mútuo.
 

5 – Desbloqueie recursos

Seja estratégico na busca por recursos. Identifique os recursos necessários para implementar sua ideia, utilizando sua rede de contatos e buscando alternativas criativas. Seja persistente  na busca por apoio, demonstre o valor da sua iniciativa.
 

6 – Cultive resiliência pessoal

Acredite em você. Mantenha a motivação diante de desafios e obstáculos, aprendendo com os erros e buscando aperfeiçoamento contínuo. A paixão pelo que faz e a persistência em seus objetivos são ferramentas essenciais para o sucesso.

Por que importa?

Para você ter uma noção, 69% das empresas entrevistadas possuem um programa de ideias contínuo, no qual os profissionais apresentam projetos, segundo um estudo conduzido pela Aevo, empresa de gestão de inovação.

E isso não é à toa. Em um mundo em constante transformação, onde a criatividade e a adaptabilidade são as chaves para o sucesso, o intraempreendedorismo se torna ainda mais importante para impulsionar o crescimento das empresas e das carreiras. Assim, além de você ser uma pessoa intraempreendedora, estimule o seu time a fazer o mesmo. 

Leitura recomendada

O Women’s Leadership Program tem como objetivo alavancar o desenvolvimento profissional das mulheres – com protagonismo e destaque – a partir dos desafios que elas enfrentam. Além de aprimorar sua liderança em posições estratégicas relevantes nos mais diferentes setores e organizações. Confira!

As 3 características de uma mente inovadora

Igor Lopes – Innova

Primeiro, inovar não é sobre criar coisas novas, mas também encontrar soluções que, embora já existentes, nunca foram adotadas em seu projeto.

Um caso real que comprova a minha tese é o Sr. Valdir Novaki, conhecido como “O pipoqueiro mais famoso do Brasil”.

Valdir era um pipoqueiro como os outros, mas ele sentia que precisava inovar em seu mercado.

Diante disso, Sr. Valdir adotou medidas de higiene e atendimento que ninguém fazia, mas que impactava diretamente na experiência do consumidor:

• Quem chegava no carrinho de pipoca do Valdir recebia uma dose de álcool em gel nas mãos antes de pegar a pipoca.

• Ele também limpava toda a bancada (de inox) do carrinho com álcool na frente dos clientes, deixando tudo impecável.

• Em cada dia da semana Sr. Valdir utilizava um uniforme (impecavelmente branco e limpo) do qual havia um bordado sinalizando o dia da semana.

• Ao receber a pipoca, os clientes de Valdir ganhavam uma balinha de brinde, para refrescar o hálito após o lanche.

Perceba que ele inovou, sem reinventar a roda, mas apenas trazendo abordagens simples que seus concorrentes não ousavam fazer.

Por conta disso, digo que a primeira e maior característica de uma mente inovadora é questionar o tempo todo.

Afinal, ao questionar situações e circunstâncias você encontra:

• Novos problemas;

• Oportunidades;

• E soluções.

Esse loop cria um mecanismo de descobertas que leva você (e o seu projeto) a novos resultados no caminho da inovação.

No entanto, trilhar este caminho não é fácil, por isso, toda mente inovadora tem a habilidade de ser constante, sem perder o ânimo.

Sem isso, é impossível levantar todos os dias e garimpar soluções em meio às frustrações causadas pelos fracassos que surgem no caminho da inovação.

Se olharmos para a história do Sr. Valdir, você notará que o sucesso dele não foi repentino. Mesmo inovando, as coisas levaram tempo para acontecer.

Por fim, a última característica de uma mente inovadora é o desconforto.

Imagina só:

Se homens como Steve Jobs, Jeff Bezos, Elon Musk e Sr. Valdir fossem pessoas satisfeitas e confortáveis com seus resultados, será que eles teriam conquistado tudo o que conseguiram?

Provavelmente não. Sr. Valdir, por exemplo, não só recebeu a alcunha de “Pipoqueiro Mais Famoso do Brasil”, como também já viajou boa parte do país dando palestras sobre empreendedorismo.

Ok, sabemos que não inovar é ruim.

Agora, será que inovar em excesso é bom?

Os limites da inovação

Pela minha experiência empreendendo no campo da tecnologia, esses são os dois maiores erros quando o assunto é inovação:

01 – Tentar reinventar a roda.

02 – Omissão.

Quem não se lembra do Google Glass, um típico exemplo de quem tentou inovar demais e precisou recuar.

Ou então a Playstation com o PS Vita, um videogame portátil que prometia grande desempenho e resolução, mas, no final, não teve adesão dos grandes desenvolvedores e, consequentemente, dos clientes.

Ainda no mundo dos games, a Microsoft lançou o Xbox Kinect, um sensor de movimentos exclusivo que prometia substituir os controles tradicionais do videogame.

Após alguns anos de insistência e baixa adesão dos desenvolvedores e gamers, o Kinect foi descontinuado pela Microsoft.

Inovação demais, utilidade de menos.

Por outro lado, temos alguns exemplos clássicos de empresas omissas que esperaram demais e perderam o bonde.

Blackberry

A primeira empresa de celulares a proporcionar conexão Wireless em seus aparelhos, dando origem à era dos Smartphones — uma inovação que acertaram de mão cheia.

Há 20 anos, ter um Blackberry era mais exclusivo, chique e estiloso do que ter um iPhone de última geração.

Na boa, sempre gostei dessa marca.

Realmente é uma pena que a empresa mãe dos smartphones tenha ficado para trás e hoje não ser nem a sombra do que já foi.

Também temos os exemplos clássicos, né? Nokia, Kodak, etc. Que você já cansou de ver por aí.

Todas essas foram empresas que, por arrogância, excesso de confiança ou medo, ficaram na mesma e sumiram do mapa por não inovar.

Mas, há também as empresas que inovaram na medida certa:

• Microsoft: vendia software de caixinha e hoje é uma potência tecnológica tanto em produtos como em serviços.

• Toyota: uma empresa tradicional do mercado automotivo, mas que nunca perde o timming em inovação. Da era do motor a combustão aos motores híbridos, a Toyota sempre está no topo do ranking em qualidade, confiabilidade, tecnologia e conforto.

• Amazon: de e-commerce de garagem a uma potência de varejo e tecnologia.

• Nvidia: a empresa que surfou a onda dos games (quando ainda era uma marola ignorada por todos), aproveitou o boom das criptomoedas e hoje é a maior fabricante de GPUs utilizadas no desenvolvimento de IAs.

Sabe o que todas essas empresas têm em comum?

Elas não inovaram por moda, mas para resolver problemas concretos na vida de seus consumidores.

Você não pediu, mas eu dou: minha opinião

Sabe qual é o grande problema desse papo de inovação?

Ela é uma faca de dois gumes que pode:

• Fazer você se perder em meio ao vício de inovar.

• Fazer você perder pela falta de inovação.

Então, fica a pergunta:

Como inovar mesmo que você não tenha uma mente inovadora?

Tenha dados e informações concretas na sua mão. Sempre.

Se você tem dados, você enxerga gargalos que precisam ser resolvidos. Se você enxerga os gargalos, você precisa de soluções — e é aqui onde a inovação se esconde.

Na maioria das vezes, inovar é ser como o Sr. Valdir, e não necessariamente como Elon Musk.

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