quarta-feira, 29 de maio de 2024

A MÁ GESTÃO É RESPONSÁVEL POR 25% DOS FECHAMENTOS DE EMPRESAS NO PAÍS

Aleksander Avalca

O Brasil enfrenta um desafio crítico no panorama empresarial: quase metade das empresas fecha suas portas em até três anos devido a problemas de gestão. Anualmente, mais de 1 milhão de negócios encerram suas atividades, e apenas em 2021, esse número ultrapassou 1,4 milhão. Essas estatísticas alarmantes destacam a fragilidade do ambiente empreendedor brasileiro e a necessidade urgente de uma abordagem mais eficiente para garantir a sobrevivência e o crescimento sustentável das empresas.

A má gestão é responsável por 25% dos fechamentos de empresas no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficando atrás apenas de questões como altos impostos, demanda limitada e competitividade acirrada, além das dificuldades de acesso ao crédito. A falta de uma gestão eficaz é uma das principais causas dessa situação preocupante, evidenciando a necessidade urgente de estratégias sólidas e planejamento adequado por parte dos empreendedores.

“Muitas pessoas começam a empreender totalmente despreparadas, e é comum encontrar quem acredite que prá ter uma empresa de sucesso é preciso só vender cada vez mais. Essa ideia faz com que o único foco da empresa seja as vendas, deixando de lados todos os outros aspectos de uma gestão eficiente como marketing, finanças, gestão de pessoas e processos. Infelizmente, é muito difícil ter uma empresa próspera e a longo prazo se não tiver gestão, por isso muitas fecham rapidamente.” – Aleksander Avalca

A gestão financeira inadequada é um fator crítico para o fechamento precoce das empresas. A ausência de controle adequado do fluxo de caixa e o gerenciamento ineficiente dos recursos financeiros levam muitas empresas ao declínio e à insolvência. Além disso, problemas relacionados ao acesso ao crédito e ao endividamento exacerbam ainda mais a situação, dificultando a continuidade das operações comerciais.

Em resposta a esses desafios, a consultoria empresarial emerge como uma ferramenta indispensável para auxiliar as empresas a superarem suas dificuldades. Profissionais especializados podem oferecer insights valiosos, identificando áreas de melhoria e propondo soluções personalizadas para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade dos negócios. Investir em orientação especializada e buscar aprimorar constantemente as práticas de gestão torna-se essencial para reverter a tendência de fechamento precoce das empresas e promover um ambiente empresarial mais estável e próspero no Brasil.

“Nem mesmo os maiores empresários do mundo dominam sozinhos todas as áreas da gestão e é por isso que é fundamental ter o suporte de quem pode ajudar, e nesse aspecto a consultoria é essencial, principalmente porque um especialista vai começar a olhar o seu negócio de fora e isso pode trazer soluções para algo que você não enxerga. Quando falamos de gestão financeira, não existe meio termo, ou está sendo efetiva ou não. E se não for, o empresário vai encontrar um grande problema em breve.” – Aleksander Avalca

De acordo com pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os microempreendedores individuais (MEI) apresentam a maior taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos, chegando a 29%. Já as microempresas têm uma taxa, após cinco anos, de 21,6%, e as de pequeno porte, de 17%.

Os problemas financeiros lideram a lista dos desafios enfrentados pelas empresas, incluindo a falta de capital de giro, má gestão de despesas e incapacidade de lidar com situações econômicas inesperadas, como crises financeiras ou mesmo a recente pandemia.

Empreender no Brasil não é fácil. Quem já tentou sabe que o caminho está repleto de obstáculos, burocracia, incertezas e riscos. No entanto, é possível superar esses desafios com muito trabalho, determinação, criatividade e resiliência, mantendo-se atento à saúde da empresa em todos os aspectos.

“Nós estamos acostumados a achar que fazer gestão financeira é a coisa mais difícil do mundo, mas não precisa ser assim. Claro que se você for procurar apenas conteúdos teóricos, vai ser muito difícil entender se você não tem uma formação acadêmica. Mas se engana quem acha que você precisa dessa formação para ter sucesso nos negócios. O empreendedor precisa de conhecimento prático, simples e que funcione para a realidade dele.” Aleksander Avalca

Muitos dos desafios enfrentados pelos empresários são comuns a todos, independentemente do tamanho ou segmento da empresa. Desde a estruturação e mapeamento de processos até a gestão do tempo, passando pela busca por estratégias de crescimento em diversos canais e pela retenção de clientes, há uma série de obstáculos a serem superados.

Listamos alguns dos pontos nos quais muitos empresários encontram dificuldades na busca pelo crescimento:

– Estruturação e Mapeamento de Processos

– Consolidação da Marca

– Estabelecimento de Rotinas e Rituais

– Retenção de Clientes e Aumento do Valor Vitalício do Cliente (LTV)

– Planejamento Estratégico

– Melhoria da Experiência do Cliente

– Recrutamento e Seleção de Talentos

– Crescimento Empresarial

– Gestão de Pessoas, Cultura Organizacional e Liderança

– Estruturação de Equipes e Departamentos

– Identificação de Canais de Crescimento

– Estabelecimento de Metas e Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs)

– Atualização sobre o Mercado e Expansão da Rede de Contatos

– Recomendação de Ferramentas Empresariais

– Os Segredos de uma Gestão Eficiente

Engana-se quem pensa que uma gestão empresarial eficaz se resume apenas à burocracia. Ela é um ecossistema que inclui:

1. Capital Humano: Recrutar e reter talentos alinhados à cultura da empresa é crucial.

2. Estrutura Organizacional: Sistemas de gestão eficazes mantêm a empresa operando com precisão.

3. Planejamento e Organização: Esses pilares garantem não apenas a sobrevivência, mas o florescimento da empresa.

“Costumo dizer que empreender é a profissão mais difícil do mundo porque você precisa dominar muitas áreas, colocar em prática e, ainda, lidar com pessoas. Quando olhamos a quantidade de obstáculos, parece que vai ser impossível, mas o importante é buscar ser um pouco melhor a cada dia, buscar conhecimento e colocar em prática. Só assim o empreendedor vai conseguir dominar a gestão e ter sucesso com sua empresa.” Aleksander Avalca

Diante dos desafios enfrentados pelos empreendedores brasileiros, fica evidente que a má gestão representa um obstáculo significativo ao crescimento empresarial. No entanto, também é possível perceber que, com estratégias adequadas e apoio de profissionais especializados, é viável superar essas dificuldades. Investir em consultoria empresarial, fortalecer a gestão financeira, estruturar processos internos, valorizar o capital humano e manter um planejamento organizado são passos essenciais para garantir a sustentabilidade e o sucesso dos negócios no Brasil. Com dedicação, resiliência e uma visão estratégica, é possível transformar desafios em oportunidades e construir um ambiente empresarial mais próspero e estável para o futuro.

A Startup Valeon reinventa o seu negócio

Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.

São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.

Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.

Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas nos comércios passa pelo digital.

Para ajudar as vendas nos comércios a migrar a operação mais rapidamente para o digital, lançamos a Plataforma Comercial Valeon. Ela é uma plataforma de vendas para centros comerciais que permite conectar diretamente lojistas a consumidores por meio de um marketplace exclusivo para o seu comércio.

Por um valor bastante acessível, é possível ter esse canal de vendas on-line com até mais de 300 lojas virtuais, em que cada uma poderá adicionar quantas ofertas e produtos quiser.

Nossa Plataforma Comercial é dividida basicamente em página principal, páginas cidade e página empresas além de outras informações importantes como: notícias, ofertas, propagandas de supermercados e veículos e conexão com os sites das empresas, um mix de informações bem completo para a nossa região do Vale do Aço.

Destacamos também, que o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/ já foi visto até o momento por mais de 245.000 pessoas e o outro site Valeon notícias: https://valeonnoticias.com.br/ também tem sido visto por mais de 5.800.000 de pessoas, valores significativos de audiência para uma iniciativa de apenas três anos. Todos esses sites contêm propagandas e divulgações preferenciais para a sua empresa.

Temos a plena certeza que o site da Startup Valeon, por ser inédito, traz vantagens econômicas para a sua empresa e pode contar com a Startup Valeon que tem uma grande penetração no mercado consumidor da região capaz de alavancar as suas vendas.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUTIN NÃO VIRÁ AO G20 NO BRASIL

  Putin não virá à reunião do G20 no Brasil ...