História por Por Amir Cohen • Reuters
FRONTEIRA GAZA-ISRAEL (Reuters) – As forças israelenses que lutam contra o Hamas disseram que descobriram um túnel anormalmente grande de concreto e fortalecido com uma estrutura de ferro, projetado para transportar carros cheios de combatentes militantes de Gaza até a fronteira.
Demolir ou desativar centenas de quilômetros de passagens subterrâneas e bunkers está entre os objetivos da ofensiva lançada por Israel depois que homens armados do Hamas iniciaram uma onda de assassinatos e sequestros em suas cidades do sul e bases militares em 7 de outubro.
Entre os locais que o Hamas invadiu naquele ataque estava a passagem de fronteira de Erez, entre Gaza e Israel. A apenas 100 metros ao sul do posto de controle, escondido numa duna de areia, os militares mostraram aos repórteres o ponto de saída do que disseram ser um projeto emblemático do Hamas.
O túnel descia diagonalmente até 50 metros de profundidade, onde se expandia para relativamente espaçosos 3 metros de altura e largura, com acessórios elétricos.
O principal porta-voz militar, contra-almirante Daniel Hagari, estimou a extensão total do túnel em 4 km – o suficiente para chegar ao norte da Cidade de Gaza, outrora o coração do governo do Hamas e agora uma zona de combate devastada.
Foi “o maior túnel que encontramos em Gaza… destinado a atingir a passagem (Erez)”, disse Hagari, sem especificar se foi usado pelo Hamas no ataque de 7 de outubro.
“Milhões de dólares foram investidos neste túnel. Demorou anos para construi-lo… Veículos podem passar por ele.”
O Hamas não respondeu a um pedido da Reuters para comentar a informação israelense.
(Por Dan Williams)
Nenhum comentário:
Postar um comentário