quinta-feira, 16 de novembro de 2023

TER UM PROPÓSITO BEM DEFINIDO É CHAVE PARA UMA VIDA LONGA E SUCESSO NA SUA MARCA PESSOAL

Giuliana Tranquilini – Personal Brandigi da StartSe

Mês passado, reservei um tempo para estudar o tema da longevidade. Nos últimos materiais de estudo que tive contato, todos falavam da mesma questão. Aquilo que é básico para viver melhor, como alimentação saudável, sono adequado e atividade física, é algo que já conhecemos bem.

No entanto, o que chamou minha atenção foi o destaque à importância de ter um propósito de vida para alcançar não apenas uma longevidade saudável, mas também uma vida plena e feliz.

Um dos documentários que assisti foi “A Hundred Lives,” que aborda as “Blue Zones” (Zonas Azuis), que são cinco regiões do mundo onde as pessoas têm uma expectativa de vida longa e saudável.

Essas áreas foram estudadas pelo autor e jornalista Dan Buettner, que identificou várias regiões com concentrações excepcionais de centenários e pessoas que vivem uma vida saudável e ativa em idade avançada.

Buettner realizou estudos detalhados nessas regiões e identificou fatores comuns que podem contribuir para a longevidade e saúde dessas populações. Esses fatores incluem uma dieta predominantemente baseada em plantas, atividade física regular, conexões sociais fortes, um forte senso de propósito na vida e gerenciamento eficaz do estresse. Em uma das regiões, eles também mencionam o termo “ikigai”.

O QUE É IKIGAI?

“Ikigai” é uma combinação de duas palavras japonesas: “iki”, que significa “vida”, e “gai”, que se traduz como “valor” ou “sentido”. Assim, “ikigai” pode ser entendido como “a razão pela qual você acorda de manhã”.

É a busca de algo que dá significado à vida e uma razão para continuar vivendo com paixão e entusiasmo.

No contexto das “Blue Zones,” muitas dessas pessoas centenárias têm uma forte conexão com seu ikigai. Eles se dedicam a atividades significativas, como cuidar de seus jardins, ensinar seus netos ou as gerações mais jovens, contribuir para suas comunidades e manter conexões sociais fortes. Essas atividades são guiadas por seu propósito de vida, que vai muito além de simplesmente viver por viver.

Seu ikigai, seu propósito de vida, é uma parte intrínseca de quem você é. Quando você o identifica e alinha com a sua Marca Pessoal, você se torna autêntico, e a autenticidade conecta as pessoas. Eu acredito que é só com autenticidade que conseguimos construir relacionamentos genuínos e significativos.

PARA SUA CARREIRA

Imagine aplicar seu ikigai em sua carreira, nos negócios ou em qualquer empreendimento que escolher realizar. O que acontece é uma paixão e dedicação extraordinárias que naturalmente atraem oportunidades e pessoas que compartilham de seus valores e visão.

Além do documentário, li também o livro “Young Forever”, de Mark Hyman. Esta leitura me impactou bastante, e apesar de o autor ser médico e trazer uma abordagem mais científica, ele inicia o livro falando da importância de ter um propósito. Hyman argumenta que ter um propósito bem definido é uma das chaves para uma vida longa, saudável e feliz.

Hyman destaca que muitas pessoas, à medida que envelhecem, podem se sentir desanimadas ou desorientadas, perdendo o senso de direção em suas vidas. No entanto, ele ressalta que encontrar um propósito claro pode reverter essa situação e proporcionar uma vida mais significativa.

E na minha opinião, esta experiência não acontece somente quando envelhecemos; ter um propósito também faz jovens sentirem que pertencem e são “donos” de suas vidas e escolhas.

O autor enfatiza que o propósito de vida não precisa ser algo grandioso ou épico. Pode ser algo tão simples quanto cuidar da família, contribuir para a comunidade ou seguir uma paixão pessoal. O importante é que esse propósito seja genuíno e inspire a pessoa a acordar todas as manhãs com entusiasmo.

Hyman também aborda a ideia de que ter um propósito pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar a saúde mental e fortalecer o sistema imunológico. Ele cita estudos que mostram como pessoas com um propósito claro têm taxas mais baixas de doenças crônicas e uma melhor qualidade de vida.

Não tem como falar de propósito e não mencionar Simon Sinek. Em sua famosa palestra TED, Sinek nos apresentou o conceito do “Golden Circle”. Ele identificou um padrão onde as marcas e líderes de sucesso têm em comum: um “porquê” (why) claro e autêntico. É a partir desse propósito que as pessoas se conectam com você. É por meio do propósito que você mostra seu valor para o mundo e constrói relações genuínas e confiáveis.

Com certeza, por isso dedico uma parte do meu trabalho em Marca Pessoal a aprimorar o propósito dos meus clientes.

Marcas fortes e de sucesso têm, invariavelmente, um propósito definido e claro.

Agora, você pode estar pensando que encontrar seu propósito é uma tarefa complicada demais. Mas, quando trazemos essa reflexão para a jornada da Marca Pessoal, ela se torna mais simples. Apesar da profundidade da discussão, podemos e devemos buscar uma forma simples de expressar.

Seu propósito é o ponto de conexão entre suas paixões, seus valores e as necessidades do mundo. Quando você identifica esse ponto, tudo fica mais claro.

POR QUE IMPORTA?

Afinal, como você pode encontrar seu propósito? Primeiro, faça uma profunda autoanálise e reflita sobre estas questões:

O que me apaixona?

Quais são os valores que são realmente importantes para mim?

Como posso usar minhas paixões e valores para fazer a diferença no mundo?

Você já se perguntou qual é o seu propósito na vida? Muitas pessoas enfrentam essa questão em algum momento de suas jornadas. A busca pelo propósito pessoal é uma jornada profundamente significativa, que pode nos levar a uma vida mais autêntica e gratificante.

O primeiro passo para descobrir seu propósito é o autoconhecimento, como qualquer ponto de partida para uma vida com mais significado, tudo começa com o autoconhecimento. Olhar para dentro de si mesmo e refletir sobre suas experiências é a nossa base de VIVER em BETA e sempre FLY (VOAR).

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Mindset correto é o que vai fazer você alcançar (ou não) o sucesso

Junior Borneli, co-fundador do StartSe

Mulher negra e sorridente segurando um IPad e olhando para frente (Fonte: Getty Images)

Mindset é a sua programação mental, é como você encara tudo que está ao teu redor

Mindset. Você já ouviu essa palavinha algumas vezes aqui no StartSe. Ela é importante, talvez uma das coisas mais importantes para “chegar lá” (seja lá onde for que você quiser chegar).

É sua habilidade de pensar o que você precisa para ter sucesso. E como a maioria das coisas que você possui dentro de você, ela é uma espécie de programação do seu ser. Tanto que é possível que você adquira outro mindset durante a vida, convivendo com as pessoas corretas, conhecendo culturas diferentes.

Algumas pessoas dizem que é isso das pessoas que faz o Vale do Silício ser a região mais inovadora do mundo. Eu, pessoalmente, não duvido. Fato é: você precisa de ter a cabeça no lugar certo, pois a diferença entre um mindset vencedor e um perdedor é o principal fator entre fracasso e sucesso.

Para isso, é importante você começar do ponto inicial: um objetivo. “Todo empreendedor precisa ter um objetivo. Acordar todos os dias e manter-se firme no propósito de fazer o máximo possível para chegar lá é fundamental”, diz Junior Borneli, co-fundador do StartSe e uma das pessoas mais entendidas de mindset no ecossistema brasileiro.

De lá, é importante você fazer o máximo que puder e não perder o foco, mantendo-se firme. “Não importa se no final do dia deu tudo certo ou errado. O importante é ter a certeza de que você fez tudo o que foi possível para o melhor resultado”, avisa.

Com a atitude certa, é capaz que você sempre consiga canalizar as coisas como positivas. “Você sempre tem duas formas de olhar um a mesma situação: aquela em que você se coloca como um derrotado e a outra onde você vê os desafios como oportunidades. Escolha sempre o melhor lado das coisas, isso fará com que sua jornada seja mais leve”, alerta o empreendedor.

Esses tipo de sentimento abre espaço para uma característica importantíssima dos principais empreendedores: saber lidar com grandes adversidades. “Um ponto em comum na maioria os empreendedores de sucesso é a superação”, destaca Junior Borneli.

Saber lidar com essas adversidades vai impedir que você pare no primeiro problema (ou falência) que aparecer na sua frente. “São muito comuns as histórias de grandes empresários que faliram várias vezes, receberam diversos ‘nãos’ e só venceram porque foram persistentes”, afirma.

É importante ter esse mindset resiliente, pois, nem sempre tudo será fácil para você – na verdade, quase nunca será. “Empreender é, na maior parte do tempo, algo muito doloroso. Até conseguir algum resultado expressivo o empreendedor passa por muitos perrengues. A imensa maioria fica pelo caminho”, diz.

É como uma luta de boxe, onde muitas vezes, para ganhar, você terá que apanhar e apanhar e apanhar até conseguir desferir o golpe (ou a sequência) certo. “Na minha opinião, não há melhor frase que defina a trajetória de um empreendedor de sucesso do que aquela dita por Rocky Balboa, no cinema: ‘não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. É assim que se ganha’”, ilustra.

O problema talvez seja que alguns aspectos do empreendedorismo tenham glamour demais. “Empreender não é simplesmente ter uma mesa com super-heróis e uma parede cheia de post-its coloridos. Você vive numa espécie de montanha russa de emoções, onde de manhã você é ‘o cara’ e à tarde não tem dinheiro pro café”, salienta.

Vale a pena, porém, perseverar neste caminho. “Para aqueles que são persistentes e têm foco, a jornada será difícil, mas o retorno fará valer a pena!,” destaca o empreendedor.

DERROTA TAMBÉM ENSINA

Um ponto importante do sucesso é saber lidar com o fracasso e, de lá, tomar algumas lições para sair mais forte ainda. “Toda derrota nos ensina algumas lições e assim nos tornamos mais fortes a cada nova tentativa. A cultura do fracasso, aqui no Brasil, é muito diferente dos Estados Unidos”, afirma Junior.

No Vale do Silício, falhar é encarado algo bom, na verdade – e aumenta suas chances de sucesso futuro. “Por lá, empreendedor que já falhou tem mais chances de receber investimentos porque mostrou capacidade de reação e aprendeu com os erros”, conta o empreendedor.

Mas ao pensar sobre fracasso, você precisa ter o filtro correto para não deixar a ideia escapar. “Encarar os erros como ensinamentos e entender que falhar é parte do jogo torna as coisas mais fáceis e suportáveis”, salienta.

Foco é a palavra de ordem para você conseguir alcançar os objetivos traçados no caminho, mesmo que em alguns momentos pareça que está tudo dando errado. “Por fim, buscar o equilíbrio mental e o foco são fundamentais. Nas vitórias, tendemos a nos render à vaidade e ao orgulho. E nas derrotas nos entregamos ao desânimo e a depressão. Mentalize seus objetivos, foque nos caminhos que vão leva-lo até eles e siga firme em frente”, afirma.

É importante que você tenha noção de que para ser uma exceção, você não pode pensar da maneira comodista que a maior parte das pessoas. “Se você quer chegar onde poucos chegaram, precisará fazer o que poucos têm coragem e disposição para fazer”, completa.

                   O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?                  

Moysés Peruhype Carlech

Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.

Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?

Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?

Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.

A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.

É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente.  Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.

Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.

O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.

Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.

Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.

Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.

Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.

Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.

Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

 

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