domingo, 5 de novembro de 2023

ESCOLAS DO BRASIL ESTÃO ENTRE AS MELHORES DO MUNDO NAS CAUSAS SOCIAIS

História por Reuters  

Prêmio Melhores Escolas do Mundo tem duas finalistas brasileiras. Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal (CE), uma das finalistas. Foto: Twitter/Governo do Ceará

LONDRES (Reuters) – Cinco escolas, incluindo uma bilíngue e integrada entre judeus e árabes em Jerusalém, triunfaram nos prêmios da Melhor Escola do Mundo com feitos como promoção da unidade, auxílio à comunidade local e apoio à saúde mental.

Os vencedores, também de Brasil, Colômbia, Índia e África do Sul, compartilharam 250.000 dólares em prêmios na cerimônia, lançada ano passado pela T4 Education, uma rede global de educadores.

A escola Max Rayne Hand in Hand de Jerusalém ganhou o prêmio Superando Adversidade pela sua integração de estudantes judeus e árabes.

As aulas são dadas tanto em hebraico quanto em árabe para mais de 600 estudantes. A escola venceu o prêmio durante a guerra de Israel em Gaza, que começou em resposta ao ataque fatal do grupo militante palestino Hamas no sul de Israel em 7 de outubro.

“Ganhar um prêmio de ‘melhor escola do mundo’ normalmente seria motivo de comemoração. Com a guerra em andamento e milhares de vidas preciosas perdidas, este não é um momento de comemoração. É um momento de resolução”, disse o executivo chefe da rede de escolas Hand in Hand, Dani Elazar, em um comunicado.

O prêmio de colaboração na comunidade foi para a SPARK Soweto, sediada na cidade sul-africana onde o ex-presidente Nelson Mandela um dia viveu.

Ela foi reconhecida por ensinar os alunos a votar, reduzir a poluição por resíduos e abordar a violência baseada no gênero. Seus alunos também ensinam as crianças mais novas a ler.

A Institución Educativa Municipal Montessori, da Colômbia, sediada na cidade de Pitalito, ganhou o prêmio de ação ambiental por um programa estudantil que transforma resíduos de polpa de café em produtos ecologicamente corretos, como sabão orgânico.

A escola EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, em Carnaubal, Brasil, ganhou o prêmio de apoio à vida saudável por proporcionar aos alunos acesso a psicólogos e ensino sobre saúde mental após a pandemia de Covid-19.

O prêmio de inovação foi atribuído à Riverside School, em Ahmedabad, na Índia, pela sua abordagem centrada no aluno e pelo seu programa centrado no cultivo da empatia, da criatividade e da responsabilidade social.

O prêmio inaugural de escolha comunitária, votado pelo público, foi para a Escola Municipal Professor Edson Pisani, em Belo Horizonte, Brasil, por iniciativas locais, incluindo uma nova rota de ônibus e projeto de resíduos comunitários.

“Educadores de todo o mundo deveriam olhar para os exemplos brilhantes de suas escolas na diferença que vocês fizeram em tantas vidas”, disse a T4 Education e o fundador dos prêmios, Vikas Pota. “Os governos devem olhar para o trabalho pioneiro que realizaram enquanto procuram respostas para os grandes desafios que enfrentamos hoje.”

(Reportagem de Marie-Louise Gumuchian e Lara Brehmer)

 

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