sábado, 4 de novembro de 2023

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É MAIS INTELIGENTE QUE O SER HUMANO?

 

História por Vitor Augusto Conceição, Taylor Lyles  • IGN Brasil

“You can do a job if you want a job… but the AI will do everything.”© Fornecido por IGN Brasil

Numa previsão ousada sobre o uso da inteligência artificial, o empresário do ramo da tecnologia Elon Musk prevê um futuro onde a IA tornará obsoleta a necessidade de trabalhar.

Como parte da Cúpula de Segurança de IA inaugural, Musk sentou-se com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, para discutir inteligência artificial. Sunak perguntou a Musk a sua opinião sobre a IA e como esta impactaria os mercados de trabalho, ao que Musk respondeu que a IA seria mais inteligente do que o ser humano mais inteligente e seria capaz de fazer tudo.

“Bem, acho que estamos vendo aqui a força mais perturbadora da história, onde pela primeira vez, terá algo mais inteligente do que o ser humano mais inteligente”, respondeu Musk. “… quero dizer, é difícil dizer exatamente qual é esse momento, mas chegará um ponto em que nenhum emprego será necessário. Você pode ter um emprego se quiser ter um emprego… mas a IA será capaz de fazer tudo.”

Musk sugeriu que a IA pode ser uma faca de dois gumes, observando que tornar os empregos obsoletos seria um “problema do gênio mágico”. Musk tem falado abertamente sobre a necessidade de regulamentar a IA e foi um dos vários executivos de tecnologia e pesquisadores de IA a assinar uma carta aberta pedindo a suspensão do desenvolvimento da IA ​​no início deste ano.

No entanto, Musk, proprietário do X/Twitter, tal como outras empresas e investidores tecnológicos, investiu dinheiro em empresas de IA e implementou a tecnologia nas suas empresas, como a fabricante de automóveis Tesla. Musk também possui uma empresa iniciante centrada em IA, a xAI, que ele anunciou que lançará seu modelo de IA no sábado, 4 de novembro..

Embora a IA já exista há algum tempo, 2023 assistiu a um boom na sua utilização, à medida que muitas empresas procuravam capitalizar a inteligência artificial de alguma forma. Um exemplo notável inclui o uso de chatbots de IA como Bard e ChatGPT.

Embora a IA possa ser usada para beneficiar vidas, a IA também tem os seus problemas, pois algumas empresas utilizam a IA para escrever artigos que contêm informações factualmente incorretas e/ou plágio. Isto nem inclui as ameaças adicionais que representa para vários setores, incluindo entretenimento e jogos.

Com a ameaça que a IA representa para o mercado de trabalho, os sindicatos estão a começar a insistir na colocação de protecções nos seus novos contratos, como o novo contrato que o Writer’s Guild of America ratificou em Setembro, o que impediria que o material gerado pela IA fosse considerado como material de origem.

As agências governamentais ainda não regulamentaram a IA, embora tenham sido tomadas medidas para evitar deixar o seu desenvolvimento sem controlo. No início desta semana, o presidente dos EUA, Joe Biden, assinou uma ordem executiva para reger o desenvolvimento e o uso de inteligência artificial sob um novo conjunto de padrões da indústria.

*Texto traduzido por Vitor Augusto Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEMOCRACIA RELATIVA DE LULA E MADURO CADA UM AO SEU MODO

  Brasil e Mundo ...