sábado, 2 de setembro de 2023

NOS EUA TUDO DEPENDE DE ONDE VOCÊ ESTÁ E QUANTO DINHEIRO TEM

 

Gustavo Silva – Quora

Não. Não exageramos não.

Só para contextualizar, sou nascido no Brasil e sou cidadão dos EUA. Morei mais ou menos metade da minha vida no Brasil e a outra nos EUA. Morei alguns anos na Europa também, na França e na Alemanha. Acho que tenho uma base de experiência para opinar.

Em todos esse lugares (exceto no Brasil) já fui de baixa renda. No Brasil sempre ganhei relativamente bem. Não fui pobre em lugar nenhum, mas vivi com dinheiro contado de bolsista e tive que me virar com o que tinha disponível. Também tive experiência de viver com certa folga financeira nesses lugares. No Brasil sempre tive plano de saúde, mas conheço pessoas que tiveram que depender do SUS, e também já utilizei o SUS, então não sou 100% sem noção.

Minha opinião: os EUA tem o pior sistema de saúde de longe entre os quatro países. Não tem nem comparação. A França tem o melhor, e também sem comparação. A Alemanha tem um bom sistema, com algumas esquisitices — igual praticamente tudo na Alemanha 🙂 O Brasil tem um sistema médio – com algumas deficiências que seriam fáceis de reparar; basta vontade.

No EUA, tudo depende de onde você está e quanto dinheiro tem. É possível encontrar bons médicos nas regiões mais metropolitanas, desde que tenha dinheiro ilimitado para pagar. E é preciso ter dinheiro ilimitado mesmo, pois o serviço não é somente caro, é impraticávelmente caro.

Só para ter uma noção, fui para o pronto socorro algumas semanas atrás aqui nos EUA com suspeita de pedra no rim. Fiz apenas um exame de urina, de sangue e uma tomografia. Não tinha pedra, mas precisei tomar antibiótico. Fiquei no hospital mais ou menos 4 horas. O total do atendimento foi de US$25,000.00. É isso mesmo, não leu errado não. Foram vinte cinco mil dólares. E não, isso não incomum não. É mais ou menos o preço de ir ao pronto socorro em cidade de classe média.

Lógico que eu não tenho dinheiro para pagar tudo isso. Para ter uma ideia 60% dos Americanos não tem nem mil dólares para emergência. Isso explica por que a maior causa de falência pessoal nos EUA é por despesas médicas. Não precisa acontecer muito não. Basta ter uma infecção intestinal quando está sem seguro para acabar todo o seu dinheiro e ficar endividado pro resto da vida.

Agora, como eu sou macaco velho eu não moraria aqui no país por um único dia sem seguro. Tenho um excelente e caro seguro coberto pelo meu emprego. Mas não adianta ter seguro, pois mesmo com os melhores seguros no mercado, sempre precisa pagar os famosos “deductibles”, que rodam em torno dos $5,000 por pessoa. Para quem não sabe, deductibles significa a quantidade que precisa você mesmo desembolsar antes do seguro te pagar um único centavo. E sendo assim, acabei tendo que pagar $3000 do bolso para pagar os exames e o antibiótico.

Para ter comparação eu tive um problema parecido no Brasil. Recebi um tratamento bem parecido, e me custou um total de zero Reais. Na França eu tive um tratamento de maior complexidade que me custou o total de €10. É vivendo e aprendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLHA DE PIMENTA CRIA CONFLITO COM GESTÃO DE LEITE

Brasil e Mundo ...