História por Luís Gusttavo • Jetss Entretenimento
1 / 17
Lula causa polêmica por declaração sobre cirurgia e uso de termo preconceituoso.©Foto: Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu críticas após declarado sobre as expectativas após uma cirurgia de quadril que se submeterá na próxima sexta-feira (29). Na ocasião, o líder petista teria utilizado termos capacitistas ao afirmar que não gostaria de ser visto de muletas.
“O Stuckert não quer que eu ande andador, ele já falou: ‘Não vou filmar você de andador’, então significa que vocês não vão me ver de andador, não vão me ver de muleta, vocês vão me sempre bonito, como se eu não tivesse operado“, disparou o chefe do Executivo, em entrevista ao ‘Conversa com o Presidente’, do Canal GOV.
A fala de Lula, no entanto, recebeu críticas e repercutiu de maneira negativa nas redes sociais. O ativista anticapacitista Ivan Baron, que participou da cerimônia de posse do terceiro mandato do presidente, em 1º de janeiro, na cidade de Brasília, detonou a declaração do político.
“É nítido que ele não falou por mal, mas ao mesmo tempo não podemos deixar esse erro capacitista passar despercebido”, iniciou o influenciador digital, através do X (antigo Twitter), ao repercutir o vídeo em questão. “Associar o uso de tecnologia assistiva a falta de beleza é um tanto que problemático e não contribui em nada no processo de aceitação de quem precisa. Dá a entender que nossos corpos são errados e incompletos. Reforça o capacitismo”, disparou ele.
“Presidente Lula, desejo uma excelente recuperação e digo com toda convicção, o senhor jamais ficará feio usando sua bengala ou muleta! Podemos marcar um encontro para dar dicas de poses com a bengala e o Ricardo Stuckert vai ser o responsável por esse ensaio!”, sugeriu Ivan Baron.
Nenhum comentário:
Postar um comentário