Virgilio Marques dos Santos – CEO da FM2S
Atenção: 83% dos funcionários fingem trabalhar para mostrar que estão ocupados. Muitos funcionários fingem que estão trabalhando para parecer mais úteis, evitar demissão, conseguir uma promoção ou escapar de mais trabalho. A conclusão é de uma pesquisa realizada nos EUA pela empresa americana Visier, que tomei conhecimento por meio do Estadão. Lendo essa pesquisa, tive um susto. E só piora…
Os entrevistados afirmaram que mexem na tela do computador só para não entrar no modo descanso. Além disso, gastam tempo respondendo a e-mails que não exigem uma ação imediata, só para parecerem ocupados. Entre os principais motivos para fingir que trabalham, 64% citam que é importante para o sucesso profissional e 41% afirmam que querem parecer mais valiosos para a empresa. Ao longo de uma semana média de trabalho, 22% dos entrevistados disseram gastar quase metade do tempo de trabalho (20 horas) em funções que não contribuem de verdade para a empresa.
Um quinto dos entrevistados passam metade do tempo fingindo. E por que isso acontece? Onde está a sinceridade que tantas empresas listam entre seus valores fundamentais?
Quando vejo algo assim, lembro de ideias que o grande Edward Deming proferia em suas palestras: o sistema entrega aquilo que ele foi projetado para entregar. Se há comportamentos como esse em sua empresa, a culpa não é só do colaborador, mas da estrutura. Pode pesquisar; encontrará várias promoções e elogios a pessoas que optaram por agir dessa maneira.
Se a promoção fosse para o colaborador que termina suas atividades e não tem medo de falar que terminou, a realidade seria diferente. Agora, se parecer ocupado é mais importante do que entregar resultados, seguindo o procedimento definido pela empresa, o resultado será esse: 83% dos colaboradores fingindo.
A pergunta dolorida: o que você prefere?
Se você estiver em uma função na qual fingir trabalhar é bem-visto, pergunto: sente-se feliz com isso? Sem juízo de valor. A sinceridade consigo próprio é importante. Há amigos que admiram a cultura da malandragem e ficariam felizes em trabalhar nesse tipo de empresa.
Lembro-me do estágio. Um colega, gente boníssima, ganhou a alcunha de pirata, de tanto que ele investia nas aparências. Ao se ver cheio de trabalho burocrático e de pouca visibilidade para fazer, dava um jeito de safar-se. Levantava-se, sempre com seu caderno embaixo do braço, e caminhava sério até o corredor e então sumia. Ao ser indagado qual foi seu paradeiro, a resposta era padrão: estava em uma reunião importante, com a área cliente. O chefe, então, interpelava-o sobre o motivo da reunião não estar na agenda. Ele, interpretando um papel de maneira convincente, dizia: “ele me chamou de última hora”. E assim ia evoluindo na vida corporativa.
Para mim, adepto ao sincericídio, aquilo era um absurdo. Pela sua personalidade bonachona e pela nossa pouca importância na organização, eu não ligava. Ria, apenas. Mas percebia que, em nossa área, comportamentos daquele tipo eram recompensados.
Outro exemplo era a farra das horas extras. Por que um analista, colega nosso, sempre ia embora às 20 horas? Eu, jovem e cheio de preocupações, não conseguia entender. Dizia: hoje está tranquilo, já entregamos o projeto. Por que não aproveita para ir embora mais cedo? Vemos que deve estar cansado; é possível navegar por sites de compras e notícias de casa, por exemplo.
De tanto perguntar, finalmente eu descobri. Nosso colega gastava muito com seus ternos caros para impressionar a gestão. Isso não combinava com seu ordenado à época. Com as horas extras, segundo ele, fazia 2 salários por ano. O problema, logo percebido pela nova superintendente, foi que o gasto com essas horas era constante ao longo do ano – e isso não significava mais entregas.
Depois de questionar, várias vezes, sobre a real necessidade de ficarem mais tempo no trabalho, ela tomou uma decisão radical: após às 18 horas, todas as luzes do prédio se apagavam e os computadores eram bloqueados. Só ficava aceso o andar da alta gestão, pois esses não “batiam ponto”. Exceções, se houvesse, tinham de ser aprovadas pessoalmente por ela. Depois de um ano, a economia gerada só com a malandragem das horas extras foi suficiente para catapultar a carreira da moça. E foi uma marca importante na mudança cultural do banco.
Portanto, reflita: prefere as aparências? Ou é mais afeito ao ambiente de trabalho sincero, no qual você não precisa fingir sobre as coisas? Sem julgamentos.
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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.
A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.
O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.
Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.
Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:
- O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
- A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
- Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
- No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
- O número de visitantes do Site da Valeon tem crescido exponencialmente, até o momento, tivemos 223.000 visitantes.
- O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
- A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.
Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.
Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?
Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
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