quarta-feira, 2 de agosto de 2023

INFLUENCIADORES SÃO CAPAZES DE INFLUENCIAR NAS COMPRAS

 

SEBRAE – INOVAÇÃO  – MARKETING E VENDAS

Você sabia que 43% das pessoas afirmam ter feito alguma compra por causa de algum conteúdo de influencers?

Os influenciadores ou criadores de conteúdos são pessoas que estão nas redes sociais, ativamente, compartilhando informações, entretenimento e curiosidades sobre a sua rotina.

Eles buscam por engajamento e atenção de seus seguidores, sendo capazes de inspirar comportamento, inclusive de compras. Usam de suas redes para construir e propagar opiniões, pensamentos e preferências.

Eles podem gerar diferentes formas de conteúdo – desde os mais jornalísticos, de informação, de puro entretenimento ou algum tipo de combinação entre esses formatos.

Atualmente, já são grandes aliados das marcas, porque eles conseguem fazer publicidade de uma forma mais humana, natural e atrativa. Não são meros anúncios, mas uma mistura entre a descrição de um produto e a rotina, por exemplo.

Marcas de diferentes portes já estão investindo em ações com os influenciadores, inclusive os micro e os pequenos negócios.

POR QUE CONTRATAR UM INFLUENCIADOR?

Estamos em um cenário em que a atenção do consumidor é um ativo cada vez mais caro. Somos bombardeados de anúncios – sejam eles no mundo digital, sejam eles no mundo físico.

Por isso, algumas marcas apostam em modos mais humanizados de publicidade, como é o caso do uso da imagem de artistas, modelos reconhecidos, nas telenovelas, e mais recentemente com os influenciadores.

A ASCENSÃO DOS INFLUENCIADORES OU CRIADORES DE CONTEÚDO TRAZ UMA GRANDE VANTAGEM PARA OS MICRO, PEQUENOS E MÉDIOS NEGÓCIOS.

Afinal, o acesso a esses produtores de conteúdo como uma maneira de promoção das marcas é muito mais democrático do que antigamente, quando essa vertente do marketing denominada de “marketing de influência” se restringia às grandes marcas.

Hoje, existem diferentes modelos de influenciadores – os que trabalham em algum nicho mais específico (gastronomia, moda, viagens, dentre outros), ou em temas relacionados a algum papel social (exemplo: as influenciadoras que são mães e trabalham com temas somente relacionados à maternidade) ou mesmo os mais generalistas.

Em relação ao tamanho, pode-se dizer que temos:

Nano influenciadores – de 1 a 10 mil seguidores

Micro – de 10 a 50 mil

Médios – de 50 a 500 mil

Macro – de 500 mil a 1 milhão

Mega – acima de 1 milhão

Quer entender um pouco mais desse universo? Acesse aqui o infográfico com o “Passo a passo para montar sua estratégia com influenciadores”.

Os nano e micro influenciadores são mais acessíveis aos negócios de menor porte.

São inúmeras as vantagens usar do influenciadores como:

audiência engajada: como veremos a seguir, os influenciadores podem contar com públicos bastante engajados;

custo acessível: existem diversos formatos de parceria, inclusive, por meio de permuta de serviços ou com pagamento ao influenciador conforme resultados;

público mais segmentado: alguns influenciadores trabalham de forma bastante “nichada”, e isso pode contribuir para que você acesse com mais facilidade o seu público comprador.

Separamos a seguir um passo a passo para guiar você nessa escolha:

1 –  TENHA UM OBJETIVO EM MENTE

Tenha objetivos e métricas bem definidas.

Você deseja que a empresa fique mais conhecida? Neste caso, um influenciador com mais seguidores pode ser mais adequado.

Ou sua intenção é aumentar as vendas? Talvez, distribuir entre 3 ou 4 perfis menores pode ser mais estratégico.

Estabeleça metas que possam ser mensuradas, por exemplo: crescer 500 seguidores no perfil em um mês ou aumentar em 10% as vendas no trimestre.

A metodologia de OKRs (Objectives and Key-Results, ou Objetivos e Resultados-Chave) pode ser útil.

2 – ESCOLHA PELA AFINIDADE COM O SEU NEGÓCIO

Um dos pontos mais importantes na hora de selecionar potenciais influenciadores é a identificação da pessoa com o seu negócio e com o seu público.

Por exemplo, se o seu negócio é do ramo de alimentação, é fundamental que seja um influencer que tenha feito algum conteúdo sobre o tema ou que more na região, ou ao menos na cidade.

Um estudo de persona pode ajudar a entender a afinidade entre a forma como esse influenciador se comunica. Se o seu público está no Tik&Tok, o seu influenciador tem que ter presença e conteúdo relevante nessa mesma rede.

Feita uma seleção prévia de influenciadores que trabalham na sua região ou que se identificam com o seu nicho e com o seu público, é hora de analisar o engajamento.

Faça uma lista ou uma planilha com esse primeiro filtro. Se possível, crie colunas para comparar os próximos pontos!

3 – ANALISE O ENGAJAMENTO

Como vimos, temos influenciadores com alcances diferentes, graças ao número de seguidores.

Mas atenção, não necessariamente o número de seguidores é a melhor métrica. Ele pode ser uma referência para você encontrar pessoas mais acessíveis a sua realidade.

Além de analisar o número de seguidores, é necessário se atentar para o engajamento dos seguidores e o modo como os conteúdos são produzidos. Você pode observar os comentários e as curtidas no perfil do influenciador ou utilizar de ferramentas de verificação de perfil como é o caso do Social Blade, da Socialpeeks ou da Squid.

Observe:

a frequência de postagens;

os tipos de conteúdos produzidos (formatos, qualidade das fotos e dos vídeos);

quantos e quais os tipos de comentários;

curtidas;

se possível, peça os prints de stories mais recentes;

se as postagens têm autenticidade, ou se são somente posts copiados;

use ferramentas de verificação de perfis;

fuja de perfis que já compraram seguidores.

4 – CONVERSE ANTES DE CONTRATAR

Marque uma conversa descontraída com o influenciador, apresente a sua marca e o seu objetivo.

Tente entender se a conversa é fluída, se você pode passar um descritivo da ação que planeja executar e como ele costuma trabalhar.

Com todas as opções na mesa, negocie.

5 – FAÇA UM BOM DOCUMENTO DE ALINHAMENTO

A ideia do trabalho com influenciadores é deixá-los produzir conteúdo sobre sua marca ou produto, já que são eles que sabem falar diretamente com a audiência.

Um documento, amplamente denominado de “ briefing”, pode ajudar. Ele nada mais é do que uma lista de informações úteis que vão orientar o trabalho.

Escreva neste documento:

Quais as características do produto ou serviço precisam ser ditas (se existir alguma promoção, se for falar o preço, como funciona, onde é, como o cliente pode saber mais a respeito).

Detalhe todos os seus objetivos e as expectativas.

Anote o que foi combinado.

Indique qual é a ação esperada (ou call-to-action) – se a pessoa deve entrar em algum site, conhecer o seu negócio presencialmente, acessar a rede social.

Especifique o tipo de conteúdo (quantidade e tipo de postagens).

Alinhe o que você espera da comunicação (mais séria, descontraída ou com humor, por exemplo).

O importante é que as partes estejam bem alinhadas.

6 – CRIE RELAÇÕES COM OS INFLUENCIADORES

Mais do que apenas produtores de conteúdo, pense nos influenciadores como parceiros da sua marca. Cultive uma relação de proximidade – convide-o para conhecer presencialmente o seu negócio.

Quanto mais próximo da marca, maior será a naturalidade ao promover o seu trabalho.

7 – ACOMPANHE AS TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL

Além de contratar influenciadores, é importante que você fique por dentro das novidades e de como as redes sociais têm se comportado. Assim, será possível realizar melhores seleções e curadorias de conteúdos.

E, para se manter sempre por dentro das novidades quando o assunto é negócios, conheça nosso Guia Tendências 2022.

Por que você está ignorando a ferramenta de vendas mais poderosa do mundo?

Guilherme Dias – Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG)

Eu vejo todos os dias o anunciante separando seus R$ 10.000,00 pra fazer uma campanha no rádio, R$ 3.000,00 para sair em uma revista local, pelo menos R$ 9.000,00 para fazer uns 3 pontos de mídia exterior, mas na hora de tirar o escorpião do bolso pra comprar mídia online, qualquer “milão” é “caro demais”.

Eu sinceramente não sei de onde veio este mito de que fazer anúncios na internet merece menos atenção financeira do que outros meios. A lógica deveria ser justamente a inversa.

Nenhum outro tipo de mídia retém tanta atenção do público comprador como na internet.

O Brasil é o terceiro país do mundo onde as pessoas mais ficam conectadas, passando mais de 10 horas por dia online (DEZ HORAS POR DIA!).

Ficamos atrás apenas de África do Sul e Filipinas.

Qual outra mídia prende a atenção das pessoas por DEZ HORAS?

Qual outra mídia pode colocar sua marca literalmente na mão do seu cliente ideal?

Qual outra mídia pode colocar sua marca na mão do seu cliente no EXATO momento que ele está propenso a fazer uma compra?

Qual outra mídia pode rastrear, seguir o seu cliente de acordo com os hábitos de consumo dele?

Qual outra mídia pode segmentar um anúncio de acordo com os interesses, medos, desejos, ações, intenções…

Qual outra mídia pode oferecer um contato com seu cliente ideal 24 horas por dia, 7 dias por semana?

Absolutamente nenhuma além da internet.

E agora, me conta…qual o motivo da internet receber menos investimento comparado à mídia tradicional?

Marketing Digital é barato, mas não é de graça.

Vamos fazer uma conta de padaria:

Quanto custa imprimir 1.000 flyers (folhetos) e distribuir no sinal?

Papel couchè brilho 90g 4×4 cores, em gráfica de internet (qualidade bem meia boca), com frete sai em torno de R$ 250,00.

Para a distribuição, você não vai encontrar quem faça por menos de R$ 70 a diária.

Você não tem a garantia de entrega. Já ví muito “panfleteiro” jogando metade do material no bueiro, ou entregando 2 de uma vez só em cada carro. Mas vamos tirar essa margem da conta.

Estamos falando de R$ 320 para 1 mil impactos.

Hoje estava otimizando uma campanha de Instagram, da minha conta pessoal, e o meu CPM (custo por mil impressões) estava girando em torno de R$ 5,51.

Ou seja cerca de 1,72% do valor de uma ação de rua com flyer.

Essa lógica pode ser aplicada a qualquer meio de comunicação tradicional, seja rádio, tv, outdoor, busdoor…

E a conta também deve ser levada em consideração além dos anúncios de Google, LinekedIN, Facebook, Instagram e TikTok.

Banners em portais e publieditoriais, este último ainda pouco explorado por pequenos e médios anunciantes, também apresentam números disparados na frente do marketing tradicional.

Então, quando você se perguntar se está tendo ou não resultados com mídia online, pense nessa continha.

Marketing digital, em comparação, é barato sim, mas será que você deveria deixar a menor faixa de verba do seu orçamento de marketing para o meio de vendas MAIS PODEROSO QUE EXISTE?

Deixo a reflexão.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

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