quinta-feira, 20 de julho de 2023

VOCÊ RECLAMA DO SUS DESCUBRA O QUE É HUMILHAÇÃO REAL

Gledson Bernardelli Pereira – Quora

Já reclamei do SUS um dia até descobrir o que é humilhação real. Em 2012, eu fui estudar nos EUA e, na primeira semana, tive cólicas renais. Corri para um hospital, mas eu não tinha providenciado a carteirinha do seguro saúde, não planejava ficar doente logo de cara. A dor era intensa, eu estava chorando, mas ali ninguém dava a mínima, o recepcionista foi enfático, encontre os dados do seu seguro ou pague 1400 dólares pela consulta inicial. Eu ainda não tinha celular para consultar o número do seguro. Quando eu já estava sem esperança, consegui encontrar um documento na minha pastinha que eu havia levado que provava que eu era bolsista da universidade que comandava o hospital. O recepcionista, vendo que eu não ia desistir, anotou todos os dados que pôde, tirou cópias de todos os documentos que pôde e me mandou esperar. Depois de mais muito tempo de espera, ele conseguiu uma liberação para que eu fosse consultado e algumas garantias de que os meus gastos seriam pagos.

Finalmente, passei pela triagem e me mandaram de volta para a sala de espera. Mais uns 40 minutos chorando de dor até que me mandaram entrar, fiquei em um quarto, me deram morfina e eu logo dormi. Passei 2 horas ali dormindo até que uma médica me acordou, perguntou se eu ainda tinha dor e eu disse que não mais.

Ela me liberou e fui pra casa com o dia amanhecendo.

Passei mal algumas outras vezes, mas preferi aguentar em casa mesmo até que expeli a pedra uns dias depois. Foi aí que recebi pelo correio a conta de 5 mil dólares pelo atendimento, pela morfina, pela agulha, pelas duas horas que dormi na cama do hospital, pela conversa da médica comigo.

Passei cinco meses lutando para que meu seguro saúde cobrisse a despesa até que consegui.

Depois, conversei com pessoas naturais daquele país, muitos me disseram que é normal a pessoa tentar se curar sozinha em casa com automedicação ou qualquer coisa que veja na internet porque buscar atendimento médico não é uma opção porque um simples procedimento já te rende uma enorme dívida se você não for rico.

Tudo isso aconteceu para me fazer lembrar como é bom o nosso sistema de saúde. Claro que precisa melhorar, mas ser deixado ali para morrer só por você não ter dinheiro não é algo que vai acontecer aqui no Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

STF DISCUTE AMPLIAÇÃO DE FORO PRIVILEGIADO NO STF

Brasil e Mundo ...