Por
Alexandre Garcia – Gazeta do Povo
Cristiano Zanin foi indicado pelo presidente Lula para uma vaga no STF| Foto: Paulo Pinto/Agência PT
Eu queria entender porque um advogado que ganha milhões em cada causa, como Cristiano Zanin, de repente, faz um esforço enorme para ganhar R$ 37 mil por mês. Eu não entendo.
Tampouco entendo, como é que alguém que é advogado a vida toda de repente vira juiz supremo. Pessoa que tem na cabeça a natureza do advogado, que é defender uma causa, defender uma pessoa e de repente se torna juiz, onde só tem que defender a lei, a justiça, o equilíbrio, a Constituição, ouvir a defesa, ouvir a acusação e dar uma sentença ou interpretar um veredito de um júri.
Eu não entendo principalmente por causa do lado financeiro. Advogado bom ganha milhões. Ministro de Supremo ganha R$ 37 mil por mês. Claro que tem lá as mordomias. Mas não sei exatamente o que move a pessoa que tem esse sonho.
Zanin agora está percorrendo a bancada evangélica. Ele vai ser sabatinado no Senado e vai precisar do voto da maioria simples dos 81 senadores. É por maioria simples. Então tem alguma coisa. Ele está dizendo lá que ele é cristão, terrivelmente cristão talvez até. Defende os valores da família, é contra o aborto, é contra a liberação da droga. É uma vontade imensa de ser ministro do Supremo.
Tomara que um dia passe essa proposta de emenda constitucional do deputado Luiz Felipe de Orleans e Bragança, que exige 20 anos de experiência como juiz e parece que dez anos de mandato. Depois sai, vai outro. Não tem essa história de advogado. Eu me lembro quando fizeram a Constituição, o lobby que fez a OAB para botar advogado em tribunais superiores. Não entendo. Mas, enfim, estão aí os resultados.
Lula não vai à Marcha para Jesus e representante é vaiado
O
presidente Lula não foi à Marcha para Jesus, embora tenha sido
convidado. Enviou um representante, o ministro da Advocacia Geral da
União (AGU), Jorge Messias. Aquele Messias que estava levando a nomeação
de Lula para ministro do Gabinete Civil e que foi impedido pelo
Supremo. Tal como o Supremo impediu a nomeação do diretor da Polícia
Federal no governo Bolsonaro.
Ele começou a discursar, trazendo o recado do presidente, foi interrompido por vaias. Apóstolo Hernandes, pediu à multidão que não vaiasse, mas não adiantou. A multidão vaiou, muita gente. Lula estava na praia, na Bahia. Sabia que ia ter vaia, né?
Pesquisa mostra popularidade de Lula: melhor no Nordeste, pior em Curitiba
Mas
ele em São Paulo está bem, saiu uma pesquisa do Paraná Pesquisas. Em
São Paulo, está com 55% aprovação e 38% de reprovação. Onde está mal é
em Curitiba, terra do Deltan Dallagnol. Lá em Curitiba, ele está com 53%
de reprovação e 43% de aprovação.
Onde ele está melhor, com 69% de aprovação é em Fortaleza. Salvador também, Recife acima de 60%. Porto Alegre, por exemplo, está praticamente empatado. Em Manaus, 49% de reprovação, 44% de aprovação. E no Rio de Janeiro, 49% de aprovação e 44% de reprovação.
São, pelo que a gente ouve aí na rua, os resultados até que tão bons para o presidente da república. Parece que o pessoal não está acompanhando o noticiário que está mostrando exatamente o que está acontecendo nesse país.
Eu vejo, por exemplo, essa história aí do carro popular talvez tenha ajudado, só que dificilmente vai funcionar. Vamos esperar. Mas acho que não vai acontecer muita coisa em consequência, porque é para beneficiar a montadora, para montadora desovar os estoques e as concessionárias, idem. Vamos ver o que vai acontecer.
Leia mais em:
https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/alexandre-garcia/zanin-quer-passar-de-advogado-que-ganha-milhoes-a-ministro-do-stf-que-ganha-r-37-mil/
Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário