Juliana Irala – StartSe
Segundo estudo, startups brasileiras são majoritariamente B2B, sem investimentos externos, fundadas por homens e sediadas no Sudeste. Entenda!
Qual é o novo perfil das startups brasileiras?
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As startups estão mais focadas em operar no modelo B2B. Foi o que mostrou uma nova pesquisa feita pela ACE. Em outras palavras, vendem produtos e serviços para outras empresas ― e não para o consumidor final.
Embora os unicórnios brasileiros possam dar a impressão de que o mercado do país é B2C, mais de 76% das startups brasileiras estão focadas em atender outras empresas.
A pesquisa teve como objetivo mapear o perfil dos empreendedores de base tecnológica no Brasil, para entender melhor as estruturas das startups, os estágios de maturidade dos negócios e em que área atuam. 195 pessoas participaram do levantamento.
Perfil das startups brasileiras
Dos empreendedores entrevistados, 44,6% criaram seus negócios com capital próprio, no formato bootstrap, sem ajuda externa. Como resultado da falta de investimento, o crescimento das startups é mais lento, sendo que para a maioria delas (35%), a taxa girou abaixo de 20% nos últimos seis meses.
Embora a pesquisa tenha trazido novidades sobre o ecossistema de startups no Brasil, ela também reforçou alguns pontos conhecidos, como a falta de diversidade no setor.
Apenas 23,6% das startups são fundadas por mulheres, e a maioria (66,7%) está localizada na região Sudeste do país. A região Sul vem em segundo lugar, com 16,4%, seguida pelo Nordeste (10,8%), Centro-Oeste (4,6%) e Norte (1,5%).
Empreendedores de segunda viagem
Segundo o estudo, uma tendência crescente entre os empreendedores é a de criar uma segunda startup. Mais da metade dos entrevistados (51%) estava nessa situação, sendo que 39% ainda não tinha vendido a primeira empresa.
Essa tendência de “second time founders” é comum no Vale do Silício, onde é mais frequente montar outro negócio do que não fazer mais nada. Como o ecossistema brasileiro é relativamente jovem, há alguns anos era difícil ver tantos empreendedores criando uma segunda empresa.
De acordo com os criadores do estudo, a presença de empreendedores de segunda viagem ajuda a evoluir o ecossistema e potencializa o trabalho realizado no setor.
Por que o modelo B2B é tão popular?
Apesar do modelo de negócios favorito das startups brasileiras ser o B2B, esse cenário não se repete entre os unicórnios do país. Segundo a plataforma CB Insights, 65% das startups que ultrapassaram o valuation de US$ 1 bilhão atuam principalmente na venda para consumidores finais.
A maioria das startups (44,4%) prefere o modelo SaaS (software as a service), que oferece maior agilidade, flexibilidade e previsibilidade de receitas por meio de assinaturas. A ACE aponta que essa preferência pelo modelo B2B SaaS é uma consequência direta da necessidade de autofinanciar a operação.
Como as maiores cifras ainda são direcionadas às Séries B e C, muitos fundadores acabam buscando um modelo que não exige muito dinheiro para crescer. O B2B é mais barato para vender e manter o negócio, principalmente em relação aos custos de marketing e vendas.
“Com mais capital, acesso e empreendedores de segunda viagem que conseguem ter um fôlego financeiro maior, mais modelos de negócios poderão ser testados”, concluiu Pedro Waengertner, cofundador e CEO da ACE, em entrevista ao PEGN.
Qual a maturidade das startups?
Quase metade dos empreendedores entrevistados (44,6%) iniciaram suas startups sem investimentos externos, sendo que mais da metade (53,5%) nunca sequer tentou levantar capital com investidores. De acordo com a pesquisa da ACE, os fundos de venture capital foram a opção preferida para 25% dos entrevistados em busca de financiamento, seguidos por investimento-anjo (15,5%) e corporate venture capital (14%).
Para 36% dos entrevistados, porém, não há uma preferência definida pela origem do capital, o que, segundo a ACE, indica um nível mais baixo de maturidade das startups. Isso sugere que a pergunta ainda não é “qual é o melhor investidor para minha startup?”, mas sim “existe investidor para mim?”.
Ao mesmo tempo, a maioria dos empreendedores (52%) está mais interessada em networking e conexões, enquanto 13% estão focados em mentoria com investidores, quando pensam em investimentos.
Por que importa?
Os resultados da pesquisa indicam que 48% dos empreendedores ainda não vê como prioritária a criação de networking e conexões. Uma alta porcentagem para um fator decisivo no sucesso de uma startup: acessar networking para receber investimentos e para divulgar o produto.
Nesse sentido, para resolver o problema de networking, exposição e ainda receber orientação sobre os melhores investidores para cada startup, a Captable faz a introdução das startups para os players mais adequados para cada perfil de negócio. Avançando nas negociações, é possível realizar uma rodada pública e contar com alto nível de exposição – combinado com os investidores profissionais que irão acrescentar valor à startup.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O QUE REPRESENTA A STARTUP VALEON NO VALE DO AÇO
Moysés Peruhype Carlech
Existem várias empresas especializadas no mercado para desenvolver, gerenciar e impulsionar o seu e-commerce. A Startup Valeon é uma consultoria que conta com a expertise dos melhores profissionais do mercado para auxiliar a sua empresa na geração de resultados satisfatórios para o seu negócio. Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.
Existem diversos benefícios em se contratar uma empresa especializada para cuidar dos seus negócios como a Startup Valeon que possui profissionais capacitados e com experiência de mercado que podem potencializar consideravelmente os resultados do seu e-commerce e isto resulta em mais vendas.
A decisão de nos contratar pode ser tomada em qualquer estágio do seu projeto de vendas, mas, aproveitamos para tecermos algumas considerações importantes:
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis
nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas
por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em
mídia digital. Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda
online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com
pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno
é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia
ainda mais barato. Diferentemente da mídia tradicional, no online, é
possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser
trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma
e realizar a mudança, voltando para o original quando for
conveniente. Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em
tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que
a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de
visualizações e de comentários que a ela recebeu. A mídia online
possibilita que o seu consumidor se engaje com o material
postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível
acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua
mensagem está agradando ou não a sua audiência. Outra possibilidade é a
comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal,
por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação
entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o
consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real,
criando uma proximidade com a empresa. Com as vantagens da propaganda
online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar
para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater
apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da
publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios
às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou
serviços, e excluir aquelas que não estão.
Além de
tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus
anúncios, e quais as respostas aos mesmos. A publicidade online
oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes
à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores,
portáteis, tablets e smartphones.
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com
publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as
marcas
exporem seus produtos e receberem acessos. Justamente por reunir uma
vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon
atrai uma grande diversidade e
volume de público.
Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos
consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro
contato por meio dessa vitrine virtual. Tem grande variedade de ofertas
também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e,
inclusive, voltem com frequência
pela grande
diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de
contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só
plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes. Inserir seus
anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo
“ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas
frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no
principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair
um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao
lojista o crescimento do negócio como um todo. Quando o assunto é
e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais
importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual,
atraindo os consumidores para comprar
produtos dos
mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também
possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a
uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com
diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do
faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Por que as grandes empresas querem se aproximar de startups? Se pensarmos bem, é muito estranho pensar que um conglomerado multibilionário poderia ganhar algo ao se associar de alguma forma a pequenos empresários que ganham basicamente nada e tem um produto recém lançado no mercado. Existe algo a ser aprendido ali? Algum valor a ser capturado? Os executivos destas empresas definitivamente acreditam que sim. Os ciclos de desenvolvimento de produto são longos, com taxas de sucesso bastante questionáveis e ações de marketing que geram cada vez menos retorno. Ao mesmo tempo vemos diariamente na mídia casos de jovens empresas inovando, quebrando paradigmas e criando novos mercados. Empresas que há poucos anos não existiam e hoje criam verdadeiras revoluções nos mercados onde entram. Casos como o Uber, Facebook, AirBnb e tantos outros não param de surgir.
A partir deste terceiro questionamento, surgem as primeiras ideias de aproximação com o mundo empreendedor. “Precisamos entender melhor como funciona este mundo e como nos inserimos!” E daí surgem os onipresentes e envio de funcionários para fazer tour no Vale e a rodada de reuniões com os agentes do ecossistema. Durante esta fase, geralmente é feito um relatório para os executivos, ou pelas equipes de inovação ou por uma empresa (cara) de consultoria, que entrega as seguintes conclusões:
O plano de ação desenhado geralmente passa por alguma ação
conduzida pela área de marketing ou de inovação, envolvendo projetos de
aproximação com o mundo das startups. Olhando sob a ótica da startup,
uma grande empresa pode ser aquela bala de prata que estávamos esperando
para conseguir ganhar tração. Com milhares de clientes e uma máquina de
distribuição, se atingirmos apenas um percentual pequeno já conseguimos
chegar a outro patamar. Mas o projeto não acontece desta forma.
Ele demora. São milhares de reuniões, sem conseguirmos fechar contrato
ou sequer começar um piloto.
Embora as grandes
empresas tenham a ilusão que serão mais inovadoras se conviverem mais
com startups, o que acaba acontecendo é o oposto. Existe uma expectativa
de que o pozinho “pirlimpimpim” da startup vá respingar na empresa e
ela se tornará mais ágil, enxuta, tomará mais riscos. Muitas vezes não
se sabe o que fazer com as startups, uma vez se aproximando
delas. Devemos colocar dinheiro? Assinar um contrato de exclusividade?
Contratar a empresa? A maioria dos acordos acaba virando uma “parceria”,
que demora para sair
e tem resultados frustrantes.
Esta falta de uma “estratégia de casamento” é uma coisa muito comum. As
empresas querem controle. Não estão acostumadas a deixar a startup ter
liberdade
para determinar o seu próprio rumo. E é um
paradoxo, pois se as empresas soubessem o que deveria ser feito elas
estariam fazendo e não gastando tempo tentando encontrar startups. As
empresas acham que sabem o que precisam. Para mim, o maior teste é
quando uma empresa olha para uma startup e pensa: “nossa, é exatamente o
que precisamos para o projeto X ou Y”.
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar
ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o
consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita
que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu
consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já
é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a
experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as
principais
operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além
de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também
resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os
lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a
ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a
responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos
potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar
empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade
de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso
crescimento.
A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a
oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de
divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma
Comercial, o que aliás,
já estamos fazendo há algum
tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa
parceria com a sua empresa seja oficializada. A exemplo de outras
empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas
lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de
opções. O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o
cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de
compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia. Um dos
pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo
de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela
nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor
praticado pelo mercado. Vamos agora, enumerar uma série de vantagens
competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:
Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa
tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos
contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está
apenas começando. Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma
triplicar seu crescimento, não é?Colocamos todo esse potencial criativo
para a decisão dos senhores donos
das empresas e os consumidores.
A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:
• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela
primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.
• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas
para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.
• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.
• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.
•
Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda,
seja através de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.
• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:
a) Digitalização dos Lojistas;
b) Apoio aos lojistas;
c) Captura e gestão de dados;
d) Arquitetura de experiências;
e) Contribuição maior da área Mall e mídia;
f) Evolução do tenant mix;
g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;
h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;
i) Convergência do varejo físico e online;
j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;
k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;
l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;
m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.
• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente
reconhecida
e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge
disso, fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse
mercado aqui do Vale do Aço.
• Essa ascensão fica
mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio de parceiros
já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na
execução de nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na
preferência dos empresários aqui
do Vale do Aço para os nossos serviços.
•
Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são
capazes de proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.
• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos diariamente à procura do inédito.
•
O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do
mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas
desse mercado e em especial viemos para ser
mais um
complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de
nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com
tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina
dessa grande empresa. Temos a missão de
surpreender
constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em
constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do
consumidor. Por isso, pensamos em
como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.
•
Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de
divulgação de suas empresas e bem como contribuindo com o seu
faturamento através da nossa grande audiência e de muitos acessos ao
site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter mais de 100.000
acessos.
• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;
• Atraímos visualmente mais clientes;
• Somos mais dinâmicos;
• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;
• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;
• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.
•
Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores,
redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o
potencial das lojas inscritas no nosso
site e aumentar as suas vendas.
Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines. Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos, endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc. O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297
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