Cinco problemas comuns principais entre empreendedores brasileiros e como se livrar deles
Resende Neto – CEO da BS Tecnologia
Empreender ainda está entre os três maiores sonhos dos brasileiros. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o Brasil registrou 357.937 novas empresas abertas em janeiro de 2023, representando alta de 3,9% se compararmos com o mesmo período de 2022. No ano passado, 344.368 empresas foram criadas no país. O resultado representa, ainda, alta de 68,4% sobre dezembro do ano passado, quando 212.552 novas empresas foram registradas.
No entanto, o que sobra de vontade para empreender falta de conhecimento técnico. Para Resende Neto, CEO da BS Tecnologia, mentor, treinador e empreendedor ativo e já prestou assistência para mais de 300 pequenos e micro empresários da Baixada Santista ajudando-os a destravar os próprios negócios identificou os erros mais comuns cometidos por quem está dando os primeiros passos para empreender. São eles:
Gestão do Negócio
Segundo Resende, a falta de conhecimento dos empreendedores sobre gestão do negócio é a principal causa de fechamento de empresas nos três primeiros anos de atividade. “55% dos empreendedores não elaboraram um plano de negócios antes da abertura da empresa. Eles praticamente abrem o negócio no escuro, sem o conhecimento básico necessário sobre finanças, vendas, marketing, liderança, lucro, investimento para entrar no mercado. Isso diminui as chances de a empresa sobreviver”, disse. O especialista aconselha que antes de abrir sua empresa procure montar plano bem estruturado de negócios mostrando as oportunidades, os riscos além de trazer questões importantes como recursos financeiros, estratégias de marketing. “Esse plano será uma ferramenta importante e vai orientar o passo a passo da gestão além de mostrar um mapa completo do segmento de atuação”, completa.
Dificuldade para vender de forma previsível e recorrente
A maioria dos micro e pequenos empreendedores tem grande desejo de trabalhar com vendas, no entanto, não possui o conhecimento e tempo necessário para prospectar os novos negócios. “Muitas vezes são os próprios empreendedores que vendem, fecham o negócio e também prestam o serviço. Essa sobrecarga de atividades faz com que fiquem sem tempo de investir, por exemplo. Além disso, eles têm dificuldade de gerar uma receita previsível, se posicionar e mostrar o seu diferencial no mercado”, diz. O mentor ressalta que para aumentar as vendas, é importante ter um planejamento comercial bem estruturado e alinhado com o os objetivos do negócio. “Analise como foi o desempenho no ano anterior e o que trouxe de retorno positivo. Esses dados irão ajudar no planejamento do próximo ano buscando um melhorar a performance. Se possível traga pessoas para trabalhar com você”.
Formar e manter equipe de trabalho
Na empresa, o empreendedor é o líder, e como tal, deve saber contratar e lidar com pessoas. “O empreendedor pode até querer fazer tudo sozinho, mas precisará de outros colaboradores se quiser que o seu negócio cresça e prospere. Nas mentorias percebo que a maioria tem dificuldade de liderar, montar e manter uma equipe de trabalho por falta de conhecimento”. Para superar esse desafio, Resende recomenda construir uma relação positiva com seus funcionários, ou seja, respeitando-os, motivando-os e reconhecendo o bom desempenho”.
Solidão do empreendedor para tomar decisões
A solidão do empreendedor é um outro grande desafio. “A maioria das vezes o empreendedor não tem com quem conversar para dividir suas dúvidas, angustias e inseguranças. Para não deixar que esses fatores atrapalhem o desempenho da sua empresa a dica é buscar a ajuda de um especialista, uma mentoria e participar de grupos de apoio empreendedorismo”, aconselha.
Equilibrar o profissional, família e saúde
O que fazer para equilibrar o profissional, família e saúde? Para Resende Neto, a solução é colocar limites, manter hábitos saudáveis e uma rotina de lazer. “A pessoa que está começando a empreender precisa dar um gás no início do negócio e muitas vezes estende o horário de trabalho porque ele está envolvido em todo processo e a família e os amigos podem não entender. Nesta fase, o importante é estabelecer limites entre a rotina de trabalho e vida pessoal e dar atenção para todas as áreas da vida”, finalizou.
A Startup Valeon reinventa o seu negócio
Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.
São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.
Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.
Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas nos comércios passa pelo digital.
Para ajudar as vendas nos comércios a migrar a operação mais rapidamente para o digital, lançamos a Plataforma Comercial Valeon. Ela é uma plataforma de vendas para centros comerciais que permite conectar diretamente lojistas a consumidores por meio de um marketplace exclusivo para o seu comércio.
Por um valor bastante acessível, é possível ter esse canal de vendas on-line com até mais de 300 lojas virtuais, em que cada uma poderá adicionar quantas ofertas e produtos quiser.
Nossa Plataforma Comercial é dividida basicamente em página principal, páginas cidade e página empresas além de outras informações importantes como: notícias, ofertas, propagandas de supermercados e veículos e conexão com os sites das empresas, um mix de informações bem completo para a nossa região do Vale do Aço.
Destacamos também, que o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/ já foi visto até o momento por mais de 220.000 pessoas e o outro site Valeon notícias: https://valeonnoticias.com.br/ também tem sido visto por mais de 5.300.000 de pessoas, valores significativos de audiência para uma iniciativa de apenas três anos. Todos esses sites contêm propagandas e divulgações preferenciais para a sua empresa.
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