Carro popular
Expectativa é de que cortes no IPI e no ICMS resgatem “carro popular” com preço abaixo de R$ 60 mil; redução precisa ser de até R$ 20 mil
Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro – Jornal Estadão
Cresce a expectativa em relação ao anúncio que o governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fará nesta quinta-feira (25) em São Paulo. A equipe liderada pelo vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, vai anunciar medidas para baratear os veículos no País e trazer de volta ao mercado o chamado ”carro popular”. Entretanto, o pacote de incentivos para o setor não envolverá lançamento de novos modelos, mas uma estratégia para reduzir os preços dos carros que já estão à venda.
Inicialmente, a proposta do governo era alcançar a faixa dos R$ 40 mil. Logo em seguida, subiu para R$ 50 mil e, agora, espera conseguir alcançar a faixa abaixo dos R$ 60 mil. Entretanto, os carros mais baratos do mercado atualmente estão na faixa dos R$ 70 mil. Ou seja, seria necessária uma redução de R$ 15 mil a R$ 20 mil para conseguir subtrair essa diferença.
A ideia é alcançar essa redução com cortes no IPI (Imposto sobre produtos industrializados) e no ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços). A redução de ambos já existe, por exemplo, nas vendas de carros automáticos para PCD. Dessa forma, é essa estratégia que o governo quer adotar para o mercado carros que custam até R$ 100 mil.
Quanto pode reduzir o preço do carro popular?
A questão é que, enquanto o IPI é um imposto federal, o ICMS é estadual. Ou seja, os governadores de cada um dos 26 estados, além do Distrito Federal, também terão de entrar na negociação. Assim, abrindo mão da arrecadação com o imposto.
Caso essa margem alcance a faixa dos R$ 15 mil, por exemplo, os veículos de entrada voltam a ter preços na faixa dos R$ 55 mil. Esse seria o caso dos dois carros mais baratos do País: Fiat Mobi e Renault Kwid. Ambos parte de R$ 68.990. Dessa forma, caso ocorra a isenção do IPI e do ICMS, o preço inicial do carro pode chegar a R$ 54 mil.
Seja como for, não se sabe ainda de quanto será a redução ou se o governo irá zerar os impostos. Pois o Jornal do Carro elaborou uma estimativa de quanto os preços dos modelos de entrada poderão baixar com cortes em impostos na faixa dos R$ 15 mil. Confira:
- Renault Kwid Zen – de R$ 68.990 para R$ 53.990
- Fiat Mobi Like – de R$ 68.990 para R$ 53.990
- Citroën C3 Live 1.0 – de R$ 72.990 para R$ 57.990
- Fiat Argo Drive 1.0 – de R$ 79.790 para R$ 64.790
- Renault Stepway Zen 1.0 – de R$ 79.990 para R$ 64.990
- Volkswagen Polo Track – de R$ 81.370 para R$ 66.370
- Hyundai HB20 Sense – de R$ 82.290 para R$ 67.290
- Volkswagen Polo MPI – de R$ 83.390 para R$ 68.390
- Fiat Cronos 1.0 – de R$ 84.239 para R$ 69.239
- Chevrolet Onix 1.0 – de R$ 84.390 para R$ 69.390
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