domingo, 23 de abril de 2023

IMAGENS DE 8 DE JANEIRO ENTREGUES À JUSTIÇA

 

Invasão ao Planalto
Cappelli diz que íntegra de imagens vai livrar suspeitas de ex-ministro do GSI
Por
Gazeta do Povo


Ministro interino do GSI diz que imagens que mostram invasão ao Palácio do Planalto foram editadas para “atingir governo e general”.| Foto: CNN Brasil/reprodução

O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, diz que a divulgação na íntegra das imagens que mostram a invasão ao Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro vão livrar as suspeitas de envolvimento do antecessor da pasta, Marco Edson Gonçalves Dias, com os manifestantes. As gravações, que vazaram para a imprensa na quarta (19), estavam sob sigilo e foram entregues neste sábado (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Cappelli diz que a reportagem divulgada pela CNN Brasil, que mostra o ex-ministro circulando entre os manifestantes, teve uma edição nas imagens com o “claro intuito de atingir o governo e o general”. Para ele, a liberação do sigilo das imagens vai demonstrar que “não há qualquer possibilidade de ilação” à conduta do general.

“O general Gonçalves Dias é um servidor com décadas de serviços prestados ao Estado brasileiro. Agora é muito importante que as pessoas vejam as imagens sem os cortes, sem a edição, porque foram feitos cortes com claro intuito de atingir o governo e o general. Com a liberação das imagens vai ficar demonstrado que não há qualquer possibilidade de ilação com relação à conduta do general, que, inclusive, de forma muito honrosa, fez questão de se afastar das suas funções para que não houvesse dúvida sobre a lisura da conduta dele”, disse em entrevista ao jornal O Globo na sexta (21).

VEJA TAMBÉM:

Relator do PL das Fake News nega risco de votação ser prejudicada por CPMI do 8/1

Lula diz que não vai interferir na CPMI do 8/1 e decidirá sobre GSI na volta da Europa

Líderes preparam nomes para integrar a CPMI do 8 de janeiro; veja cotados

O ex-ministro chegou a dar declarações semelhantes na quarta (19), após pedir demissão do cargo, o que levou a CNN Brasil a publicar uma nota de repúdio e a disponibilizar no site do canal a íntegra das imagens de três câmeras do Palácio do Planalto que mostram Gonçalves Dias entre os manifestantes junto de outros agentes do GSI.

“Diante das declarações do general, a CNN informa que a íntegra das imagens que envolvem o ex-ministro e os criminosos que invadiram o Palácio do Planalto está disponível em todas as suas plataformas”, disse o canal em nota.

As imagens estavam sob sigilo de Justiça, segundo Cappelli, por conta das investigações conduzidas pelo STF sobre os atos de 8 de janeiro.

Investigação
GSI entrega imagens de invasão ao Palácio do Planalto e relatório de sindicância ao STF

Por
Guilherme Grandi – Gazeta do Povo


Determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, foi cumprida antes do fim do prazo dado ao GSI.| Foto: CNN Brasil/reprodução


O ministro interino Ricardo Cappelli, do Gabinete de Segurança Institucional (STF), entregou na tarde deste sábado (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a íntegra das imagens que mostram a invasão ao Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

O ato ocorreu após uma determinação do ministro Alexandre de Moraes feita na tarde de sexta (21) para investigar o vazamento das gravações que mostram agentes e o ex-ministro da pasta, Marco Edson Gonçalves Dias, circulando entre os invasores.

Cappelli entregou, também, o relatório da sindicância interna aberta no GSI para apurar a conduta dos agentes no dia da invasão.

“Já entregamos ao STF a íntegra das imagens do Palácio do Planalto do dia 8 de janeiro e uma cópia da sindicância aberta no GSI”, disse em uma postagem no Twitter no começo da noite. As imagens estavam sob sigilo, que também foi suspenso pelo STF.

Moraes tinha dado um prazo de 48 horas para que Cappelli entregasse “todo o material existente” das gravações do circuito interno de segurança do Palácio “observada a preservação integral das imagens”. As imagens somaram mais de 160 horas de 22 câmeras, segundo informou a CNN Brasil, que divulgou o material editado na quarta (19).

As imagens mostram o então ministro Gonçalves Dias junto de agentes civis e militares do GSI circulando entre os manifestantes que invadiram o Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, conversando e dando orientações pelos corredores do prédio. Um deles chega a oferecer água aos invasores.

VEJA TAMBÉM:

Lula diz que não vai interferir na CPMI do 8/1 e decidirá sobre GSI na volta da Europa

Relator do PL das Fake News nega risco de votação ser prejudicada por CPMI do 8/1

Líderes preparam nomes para integrar a CPMI do 8 de janeiro


Gonçalves Dias pediu demissão na tarde de quarta (19) após uma reunião reservada com Lula, que nomeou Cappelli como interino da pasta e determinou um raio-x da estrutura do GSI. O novo ministro disse que mudanças podem ser feitas nas atribuições do gabinete, mas sem adiantar quais devem ser elas – um relatório será apresentado ao presidente quando voltar da viagem à Europa.

Na sexta (21), Gonçalves Dias prestou depoimento à Polícia Federal e disse que não deu ordem de prisão aos manifestantes que invadiram o Palácio por falta de condições frente à quantidade de pessoas, e que também não deu nenhuma ordem para que saíssem do local. Disse, ainda, que solicitou reforço da Polícia Militar e do Exército e que houve um “apagão geral do sistema” por conta da falta de informações sobre a proporção do protesto.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/gsi-entrega-imagens-invasao-sindicancia-planalto-stf/
Copyright © 2023, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário