quarta-feira, 1 de março de 2023

LIVROS PARA QUEM TRABALHA COM MARKETING

 

Guilherme Dias – publicitário especialista em Marketing Digital e Networking Profissional

Apesar das mudanças constantes no mercado de Marketing, alguns conceitos continuam imutáveis, e por isso você que trabalha ou quer trabalhar neste mercado, tem como obrigatória a leitura destes 5 livros.

Isso é Marketing, de Seth Godin

Seth Godin é um dos principais nomes do marketing nos dias de hoje. Em seu livro “Isso é Marketing”, ele discute a importância de se conectar com as pessoas, em vez de simplesmente tentar vender um produto ou serviço. Ele argumenta que o marketing deve ser uma troca de valor genuína e mostra como empresas podem construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

Detonando, de Gary Vaynerchuk

Gary Vaynerchuk é um dos mais conhecidos empreendedores de tecnologia dos Estados Unidos e sua abordagem única para o marketing digital é altamente valorizada. Em “Detonando”, ele discute como construir uma marca pessoal forte e se destacar na era digital. Ele também compartilha conselhos práticos sobre como usar as mídias sociais para crescer o seu negócio.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

Publicado originalmente em 1936, este é um livro clássico que continua sendo relevante até hoje. Em “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, Dale Carnegie oferece conselhos sobre como se comunicar de forma eficaz e se relacionar com as pessoas de maneira positiva. Ele discute como as habilidades de comunicação são importantes para ter sucesso em qualquer área, incluindo o marketing.

Confissões de um Publicitário, de David Ogilvy

David Ogilvy é um dos maiores nomes da publicidade no mundo e seu livro “Confissões de um Publicitário” é considerado um clássico. Neste livro, Ogilvy compartilha suas experiências e insights sobre publicidade e marketing, oferecendo conselhos práticos sobre como criar campanhas publicitárias eficazes.

Comece Pelo Porquê, de Simon Sinek

Simon Sinek é um palestrante motivacional muito conhecido e seu livro “Comece Pelo Porquê” discute a importância de ter um propósito claro em tudo o que fazemos. Ele argumenta que começar com o “porquê” é fundamental para inspirar os outros e criar um negócio bem-sucedido. Sinek também discute como aplicar essa filosofia ao marketing, criando campanhas publicitárias que se conectam com os valores das pessoas.

Em resumo, esses cinco livros oferecem conselhos práticos e insights valiosos para profissionais de marketing em todos os níveis. Se você está procurando maneiras de melhorar suas habilidades de marketing, não deixe de ler esses livros e aplicar seus ensinamentos à sua própria estratégia de marketing.

COMO DEVEM SER OS PARCEIROS NOS NEGÓCIOS

“Parceiros chegam de várias formas. Se juntam por diferentes motivos”.

Eu sei, é clichê, rss. E se a frase fosse minha eu acrescentaria: “O que eles tem em comum é o fato de acreditarem no que nós acreditamos”.

Parceria é a arte de administrar conflitos de interesses e conexões de interesses, visando resultados benéficos para ambas as empresas”.

É por isso que eu costumo comparar parceria com casamento. Quem é casado sabe que administrar conflitos é fundamental para ambos terem resultados nessa aliança.

Assim como no casamento, o parceiro não precisa ser igual a nós, mas tem que ter o nosso ‘jeitão’! Nas parcerias eu defendo que o parceiro precisa ter o DNA de inovação, a inquietude pra sair da zona de conforto e uma preocupação muito grande com o cliente, não apenas no discurso, mas na prática. É claro que no processo de análise do possível parceiro, nós avaliamos o potencial financeiro e de escala da aliança, a estrutura e o tamanho da empresa. Mas, tem um fator humano que não pode ser desconsiderado, já que empresas são, na sua essência, pessoas. É por isso, que normalmente, os parceiros   são empresas formadas por pessoas do bem, pessoas com propósito, que tem tanto o caráter quanto a lealdade de continuar de mãos dadas, mesmo nos momentos mais difíceis. É como um casamento mesmo!

É importante também que os parceiros tenham know how e competências complementares, que potencializem nossas fragilidades e deem mais peso aos nossos pontos fortes. E como eu acredito que o primeiro approach de uma boa parceria acontece no plano humano (onde existe emoção), e não no corporativo, eu gosto muito da histórica da parceria entre Steve Jobs Steve Wozniak. Os dois Steves tornaram-se amigos durante um emprego de verão em 1970. Woz estava ocupado construindo um computador e Jobs viu o potencial para vendê-lo. Em uma entrevista de 2006 ao Seattle Times, Woz, explicou:

“Eu só estava fazendo algo em que era muito bom, e a única coisa que eu era bom acabou por ser a coisa que ia mudar o mundo… Steve (Jobs) pensava muito além. Quando eu projetava coisas boas, às vezes ele dizia: ‘Nós podemos vender isso’. E nós vendíamos mesmo. Ele estava pensando em como criar uma empresa, mas talvez ele estivesse mesmo pensando: ‘Como eu posso mudar o mundo?’”.

Por que essa parceria deu certo? Habilidades e competências complementares.

As habilidades técnicas de Woz juntamente com a visão de Jobs fizeram dos dois a parceria perfeita nos negócios.

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