*Vincent Baron
Há cerca de 15 dias, o Brasil acompanhou a renúncia do novo CEO da varejista Americanas, Sergio Rial, após a descoberta de um rombo de R$ 20 bilhões na contabilidade da empresa, até então, uma das mais consolidadas do setor, com mais de 90 anos de atuação. Segundo comunicado divulgado ao mercado, foram encontradas inconsistências financeiras em balanços anteriores, que abrangem pelos menos os últimos quatro anos. Desde o anúncio, a Americanas já perdeu mais de R$ 9 bilhões em valor de mercado, foi notificada pelo Governo Federal e entrou em recuperação judicial, com dívidas estimadas em R$ 43 bilhões.
O descontrole financeiro é bastante comum em empresas de todos os portes. Sabemos que ter clareza sobre recebimentos e despesas, além de dívidas bancárias, é fundamental para uma gestão empresarial eficiente. Porém, nem sempre é tarefa fácil. Mesmo com diversos mecanismos e procedimentos disponíveis, a quantidade de falhas em informações rotineiras e dados operacionais, bem como erro humano, é alarmante no meio corporativo.
Não se sabe ainda exatamente o tipo de falha que levou a Americanas a registrar um desfalque desta magnitude. É possível que credores e bancos estivessem sendo pagos em dia, o que não despertou desconfianças sobre o caixa da empresa.
É fato que o impacto de uma crise financeira como esta pode ser maior ou menor, a depender do segmento de atividade da empresa. Se para um banco ou companhia aérea uma crise desta ordem pode levar a problemas maiores devido a perda de confiança, como perda imediata de clientes, uma crise no setor de bens de consumo pode não representar um impacto direto à marca. Ou seja, consumidores continuarão comprando pelo site e canais físicos.
Reverter o problema de ordem financeiro é possível, assim como evitá-lo, e é teoricamente simples e cabe a qualquer organização que visa o lucro: é preciso contar com um plano robusto de controle e governança e sistemas de alertas. Não se trata de inventar a roda, mas de ter auditorias internas e externas, processos separados de aprovação de compras e pagamentos com vários níveis de alçadas, para garantir a lisura do processo. Por exemplo, quando um comprador realiza um pedido de matéria-prima, o superior deve aprovar, o responsável pelo estoque confirmar a necessidade e o setor financeiro revisar o pedido e validar a aderência entre a disponibilidade de caixa e as condições de pagamento, antes que validar o pedido.
Quanto à governança, estabelecer vários níveis de tomada de decisão permite um processo de controle eficiente, que dá segurança à gestão e confiança a sócios, conselheiros e investidores.
Mas para além da crise financeira, há um outro prejuízo, relacionado à crise de confiança. Os três sócios controladores da empresa, Jorge Paulo Lemman, Marcel Telles e Carlos Albertto Sicupira, estão entre os maiores empresários do país, possuindo outras empresas como Ambev e Heinz, renomadas internacionalmente, trazendo reputação positiva aos investidores. Os executivos já se pronunciaram ao mercado, a fim de reiterar o compromisso com a transparência e com as marcas, seus investidores e consumidores.
Porém, a confiança em torno não só da Americanas, mas também de outras marcas do grupo, já foi arranhada. E o caso levanta novamente o tema da independência das auditorias conduzidas, já que a empresa de auditoria é paga por quem ela controla, mas deve fornecer informações confiáveis para os stakeholders.
No caso da Americanas, além de uma nova injeção de capital e de muita transparência, a empresa pode precisar de uma equipe de gestão de crise com comunicação aberta ao mercado, e leia-se aqui todos os públicos envolvidos. Seria válido selecionar com critério um presidente com perfil gestor direcionado à crise, algo muito diferente do perfil tradicional de CEO, que tem a missão de buscar crescimento para a empresa.
Na crise, o gestor deve ter postura de planejamento, com gestão e preservação de caixa, foco em redução de custos, postergação de pagamentos, renegociação, enfim, uma correção total de rota. Uma equipe trazida de fora da empresa, com especialistas experientes, pode ajudar a acalmar os ânimos e atuar ainda na crise relacionada à reputação.
Por ora, a Americanas optou pelo pedido de recuperação judicial, para evitar que bancos e demais credores corram às portas da empresa, em um efeito “bola de neve”. Trata-se de uma decisão técnica, um mecanismo de proteção que suspende execuções por um prazo definido, para permitir que a empresa se reorganize para honrar seus compromissos.
Uma empresa do porte da Americanas deve ter recursos e mecanismos para reverter a crise. Mas não é o caso de todas as empresas, algumas podendo não sobreviver a uma crise de grande impacto. Isso chama atenção para trazer mais controles, governança e profissionalização no ambiente empresarial.
Preferências de Publicidade e Propaganda
Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago
Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?
Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.
Vantagens da Propaganda no Rádio Offline
Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.
É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!
De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.
Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline
Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,
A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.
Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
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