domingo, 1 de janeiro de 2023

NETWORKING FACILITA OS NEGÓCIOS

Redação StartSe

Como usar o Networking e rede de contatos como estratégia para promover um negócio? Neste post vamos falar como você pode usar isso na sua carreira!

O ser humano só está no topo da cadeia alimentar devido a sua capacidade de se comunicar com outros de sua espécie. Estamos falando do poder das relações sociais.

E não é apenas na vida pessoal que os relacionamentos são importantes. Desde o início de nossas carreiras profissionais, estamos desenvolvendo habilidades de comunicação que nos fazem criar novas oportunidades de negócio.

Aprendemos que, para nos tornarmos empreendedores de sucesso, precisamos ser protagonistas da nossa própria carreira, estar atentos o tempo todo às tendências de mercado e as preferências e mudanças de hábito do consumidor.

Estamos sempre falando com pessoas, conhecendo novos produtos e serviços: fazendo networking. O networking é uma das estratégias mais baratas e eficientes de se fazer negócios.

No Vale do Silício, por exemplo, o networking é usado como principal estratégia para startups conseguirem chegar ao topo.

Ao conhecer pessoas de diferentes perfis e contextos culturais, ganhamos novas formas de enxergar o mundo, nos tornamos pessoas mais criativas e formamos grupos que ajudam a fomentar o ecossistema da inovação e do empreendedorismo.

Com as novas tecnologias e a internet, criamos redes de contato realmente poderosas e eficientes, capazes de compartilhar informações relevantes em poucos segundos para qualquer parte do planeta.

Podemos participar de eventos, webinars, grupos de WhatsApp ou contribuir com nosso conhecimento em fóruns de discussão em redes sociais, ampliando infinitamente estas redes de contato.

Fato é que quanto mais avançada a sua capacidade de networking, maior a probabilidade de conseguir boas oportunidades de trabalho, parcerias, investimentos e clientes.

Por isso, se você deseja começar sua própria startup ou está pensando em estratégias para promovê-la no mercado, o networking, sem dúvida é uma ótima forma de fazer isso.

Mas afinal, quais são as formas de fazer networking e como se beneficiar desta rede de contatos poderosa? Continue lendo este post!

O QUE É NETWORKING E PARA QUE SERVE?

A arte de fazer conexões com outras pessoas é bem antiga. A palavra Networking vem do inglês e significa ‘capacidade de estabelecer uma rede de contatos’.

O objetivo do networking é muito bem definido: promover a interação entre pessoas, formando um sistema de suporte no qual todos compartilham informações e serviços de interesse em comum.

Ela serve para trocar informações relevantes e construir um relacionamento com pessoas que têm interesses em comum.

Da comunidade focada em discutir novidades de tecnologia e varejo eletrônico no Facebook até os grupos de moda feminina ou produtos naturais no WhatsApp.

Existem diversas formas de fazer networking.

VANTAGENS DO NETWORKING

Criar novas oportunidades profissionais e de carreira

Encontrar parceiros ou investidores

Prospectar leads e novos clientes para ampliar vendas

Aumentar o awareness e a influência da sua empresa no mercado

Desenvolver novas habilidades técnicas ou sociais

Aprimorar projetos em andamento

Formar alianças ou grupos de ajuda mútua

7 DICAS PARA FAZER UM BOM NETWORKING

1. PARTICIPE DE EVENTOS

Com tantas mudanças ocorrendo na Nova Economia, eventos são uma fonte muito rica de informação relevante e atualizada sobre mercados de consumo.

Independente do seu nicho de negócio, os eventos são a oportunidade perfeita para criar novas conexões profissionais, conhecer empresas, tendências e técnicas diferentes.

Pesquise por eventos e conferências na sua cidade e programe-se para assistir às palestras que achar mais interessante (não se esqueça de levar seu cartão de visitas!).

Também vale a pena interagir com os palestrantes: faça perguntas, apresente-se pessoalmente e adicione-os nas redes sociais para acompanhar seus conteúdos e contribuir com comentários.

Se o evento possuir área de exposição, vale a pena dar uma passada nos estandes para conhecer mais sobre os fornecedores, o que fazem, como vendem seus produtos e serviços.

Tipos de eventos

Eventos sobre empreendedorismo

Meetups, Congressos, Simpósios e Seminários sobre tendências em tecnologia

Conferências de segmentos em alta como Fintechs e Law Tech

Programas internacionais

Eventos com foco em gestão e inovação

Programas de imersão para executivos

Eventos de Gestão de Marketing

Eventos sobre Cultura da Inovação

Eventos sobre Transformação Digital

Por que participar de eventos?

Descobrir novas soluções para os problemas da sua startup ou empresa

Manter-se atualizado sobre as mudanças do seu mercado e consumidor

Fazer benchmarking de concorrentes

Firmar novas parcerias

Contratar novas ferramentas e softwares

Fazer novos contatos e networking

Encontrar novos clientes

Tirar dúvidas com palestrantes, mentores e especialistas do seu nicho de atuação

Desenvolver novas habilidades

Para ter insights para criar novos produtos e serviços

2. INSCREVA-SE EM WEBINARS

O webinar é uma aula online (ao vivo ou previamente gravado) com duração média de 40 minutos a 1 hora.

Este formato de conteúdo vem crescendo muito nos últimos anos: 25% das marcas que possuem uma estratégia de marketing de conteúdo utilizam o webinar para divulgar produtos e serviços.

Entre as inúmeras vantagens, está a de ser mais econômico, tanto para quem organiza o evento, quanto para quem o assiste.

Por ser online, ele dispensa os altos custos com aluguel para realizar uma palestra, além de gastos com alimentação e transporte para os participantes.

Além disso, o webinar é bastante prático, por ser realizado online, você recebe a notificação por e-mail com a programação e um lembrete pouco tempo antes do início do evento.

Os webinars ou ‘seminários online’ são ótimas oportunidades de networking, por falarem de assuntos de interesse específicos e possuírem o sistema de chat online, no qual todos os participantes podem enviar perguntas e interagir entre si.

3. FAÇA CURSOS ONLINE E PRESENCIAIS

Cursos presenciais também ajudam a formar excelentes redes de contato.

A sala de aula, por mais tradicional que seja, é um ambiente muito propício para que as pessoas compartilhem o conhecimento que já adquiriram sobre um determinado assunto, além de favorecer a concentração, o foco e a disciplina nos estudos.

Por outro lado, se você é um empreendedor ou gestor com pouco tempo disponível, vale a pena investir em um bom curso online.

Mas lembre-se de que, o segredo para obter bons resultados com esta modalidade é ser disciplinado e eliminar as distrações ao estudar online.

Por isso, prepare um ambiente adequado, com boa iluminação e silêncio antes de começar.

Independente do formato ou do tema do curso, aproveite o tempo com os colegas de curso e com os professores para falar sobre suas aspirações profissionais ou apresentar a proposta da sua empresa ou startup.

Estes momentos são oportunidades perfeitas para fazer novos clientes, conhecer investidores ou encontrar parceiros estratégicos.

4. ESCREVA ARTIGOS PARA BLOGS E PORTAIS

Outra forma de estimular o networking é escrevendo artigos para portais de conteúdo ou criar posts para o seu blog ou parceiros.

Além de ser uma ótima estratégia de marketing de conteúdo, por gerar conteúdo exclusivo e qualificado a favor da reputação da sua marca, escrever artigos te torna mais conhecido no seu mercado.

E sabe qual é a melhor parte? Esta é uma das estratégias mais baratas e eficientes para começar a construir sua rede de contatos.

É muito simples começar: faça uma lista de portais de conteúdo e blogs do seu nicho de atuação que você considere estratégicos para o seu negócio.

Pode ser um blog ou site relevante, onde investidores ou seus clientes em potencial possam ter a chance de te encontrar.

Entre em contato com o editor-chefe ou o proprietário do canal por e-mail ou telefone e verifique se ele(a) aceita autores convidados.

Importante é não esquecer de monitorar os comentários, sugestões e feedbacks dos leitores após enviar os conteúdos.

Esta troca de experiências e opiniões é o que vai enriquecer o seu networking e abrir portas para aprofundar seu relacionamento com o público interessado.

Vantagens de escrever posts de blog e artigos

Contribui para aumentar a sua reputação diante de investidores

É uma ótima forma de gerar discussões relevantes acerca de um assunto

É uma excelente fonte de networking

Ajuda a otimização de buscas e SEO das suas estratégias de marketing e vendas

Atrai o interesse de leads e prospects qualificados

É uma estratégia de longo prazo (se forem atualizados, os posts não perdem valor com o tempo)

Contribui com as ações de marketing e vendas ao divulgar seus produtos e serviços de forma indireta

Te ajuda a entender quem é o seu público-leitor

5. GRUPOS EM REDES SOCIAIS

O Facebook e o Linkedin são as duas redes sociais mais usadas para networking. O Slack, ferramenta de comunicação corporativa também possui grupos de discussão e tem ganhado um grande número de adeptos.

Para qualificar ainda mais suas conexões, mantenha o seu perfil nas redes sempre atualizado e faça buscas específicas por perfis de seu interesse.

Ao adicionar alguém em uma rede social ou solicitar a entrada em um grupo envie uma mensagem personalizada contando um pouco sobre o motivo do pedido de contato.

Vantagens usar grupos em redes sociais como networking

Manter contato diário com comunidades de seu interesse

Fazer pesquisas de mercado ou enquetes

Criar oportunidades qualificadas para interagir com clientes e investidore

Divulgar o seu MVP (Mínimo Produto Viável) ou solicitar a opinião das pessoas sobre algum produto e serviço em desenvolvimento

Fazer benchmarking e tirar insights práticos para aplicar na sua startup

6. DAR AULAS E PALESTRAS

Preparar-se para uma aula ou palestra é uma forma de aprendizado única! Além da experiência em si, dar aulas e palestras te coloca em contato com pessoas de diferentes lugares, empresas e níveis corporativos.

Muita gente acaba pedindo conselhos após a apresentação, ou até mesmo entrando em contato por e-mail ou Linkedin para aprofundar o bate-papo. É daí que surge o networking qualificado e as oportunidades de ampliar negócios.

7. PARTICIPAR DE ASSOCIAÇÕES

As associações geralmente estão sempre atualizadas sobre as mudanças político-econômicas, legislativas e tendências de mercado.

Por isso, elas também são convocadas para opinarem sobre projetos de lei, consultas públicas, entre outras ações pertinentes ao governo e entidades do setor.

Pode ser muito interessante envolver-se com estas associações a fim de participar ativamente de tomadas de decisão importantes para o setor que a sua startup atua.

Lembre-se: o networking só vale a pena se você aprofundar os relacionamentos com a sua rede de contatos.

Do contrário você se tornará apenas um colecionador de telefones e perfis nas redes sociais.

Invista tempo de qualidade para trocar informações e experiências com as pessoas nos fóruns e grupos online, conferências e cursos.

Com certeza o retorno sobre este investimento será satisfatório.

A importância do bom site da Valeon para o seu negócio

Moysés Peruhype Carlech

Antigamente, quando um cliente precisava de um serviço, buscava contatos de empresas na Lista Telefônica, um catálogo que era entregue anualmente ou comprado em bancas de jornais que listava os negócios por áreas de atuação, ordem alfabética e região de atuação.

De certa forma, todos os concorrentes tinham as mesmas chances de serem encontrados pelos clientes, mas existiam algumas estratégias para que os nomes viessem listados primeiro, como criar nomes fantasia com as primeiras letras do alfabeto.

As listas telefônicas ficaram no passado, e, na atualidade, quando um cliente deseja procurar uma solução para sua demanda, dentre outros recursos, ele pesquisa por informações na internet.

O site da Valeon é essencial para que sua empresa seja encontrada pelos seus clientes e ter informações sobre a empresa e seus produtos 24 horas por dia.  Criamos uma marca forte, persuasiva e, principalmente, com identidade para ser reconhecida na internet. 

Investimos nas redes sociais procurando interagir com o nosso público através do Facebook, Google, Mozilla e Instagram. Dessa forma, os motivos pelos quais as redes sociais ajudam a sua empresa são inúmeros devido a possibilidade de interação constante e facilitado como o público-alvo e também a garantia de posicionamento no segmento de marketplaces do mercado, o que faz com que o nosso cliente sempre acha o produto ou a empresa procurada.

A Plataforma Comercial site Marketplace da Startup Valeon está apta a resolver os problemas e as dificuldades das empresas e dos consumidores que andavam de há muito tempo tentando resolver, sem sucesso, e o surgimento da Valeon possibilitou a solução desse problema de na região do Vale do Aço não ter um Marketplace que Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos e o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

CONTRATE A STARTUP VALEON PARA FAZER A DIVULGAÇÃO DA SUA EMPRESA NA INTERNET

Moysés Peruhype Carlech

Existem várias empresas especializadas no mercado para desenvolver, gerenciar e impulsionar o seu e-commerce. A Startup Valeon é uma consultoria que conta com a expertise dos melhores profissionais do mercado para auxiliar a sua empresa na geração de resultados satisfatórios para o seu negócio.

Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.

Por que você deve contratar uma empresa para cuidar da sua Publicidade?

Existem diversos benefícios em se contratar uma empresa especializada para cuidar dos seus negócios como a Startup Valeon que possui profissionais capacitados e com experiência de mercado que podem potencializar consideravelmente os resultados do seu e-commerce e isto resulta em mais vendas.

Quando você deve contratar a Startup Valeon para cuidar da sua Publicidade online?

A decisão de nos contratar pode ser tomada em qualquer estágio do seu projeto de vendas, mas, aproveitamos para tecermos algumas considerações importantes:

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

    valeonbrasil@gmail.com

 

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