quinta-feira, 6 de outubro de 2022

CLIENTES DEVEM SER BEM ATENDIDOS EM TODOS OS CANAIS DE VENDAS DA EMPRESA

 

Rodrigo Maruxo, diretor da MRX Consultoria

Dia 15 de setembro foi comemorado o Dia do Cliente. Diferente do consumidor, que não baseia sua decisão de compra com nenhum vínculo anterior, o cliente busca pelas marcas com as quais já teve uma experiência positiva e foi bem atendido.

A frase “o cliente tem sempre razão” foi modernizada para: “o cliente está no centro das tomadas de decisões”.

Rodrigo Maruxo, diretor da MRX Consultoria especializada em estratégias de ecommerce, explica que a visão de customer centricity é, basicamente, colocar o consumidor final como centro em suas tomadas de decisão.

“Por mais óbvio que pareça, não colocar a necessidade do cliente no centro das suas decisões pode demandar muitos ajustes futuros no seu projeto. Por isso, é fundamental observar todos os pontos de contato com cliente, como: televendas; representantes comerciais; site institucional; o próprio e-commerce da empresa; e o autosserviço. Quando pensamos em cutomer centricity é importante ter em mente que seu projeto responda a seguinte questão “como meus clientes desejam ser atendidos em cada um destes canais? Afinal, ao aplicar o modelo D2C (Direct to Consumer), não se trata apenas sobre como você quer atender o mercado com seu produto e/ou serviço. Mas também se trata, principalmente, sobre como o cliente deseja ser atendido para a experiência do cliente ser mais promissora e positiva. Além disso, haverá maior aderência da base consumidora, curvas de aprendizado reduzidos e chances de sucesso potencializadas”, explica Rodrigo Maruxo, sócio-fundador da MRX Consultoria.

É preciso focar o planejamento estratégico no cliente. Desde o primeiro contato com o consumidor em potencial, passando pelas diversas etapas da jornada de venda, até mesmo no pós-venda, é preciso focar no cliente. “Isso porque, toda estratégia de customer centricity são pensadas de uma forma que o cliente se sinta à vontade com a sua empresa do primeiro ao último momento. É importante fazer um estudo detalhado sobre o comportamento do potencial cliente, observando coisas como: preferências, desejos, objetivos e dificuldades”, complementa Maruxo.

E pensar no customer centricity como foco da estratégia é importante não apenas para melhorar ações presentes, mas também a projeção de ações futuras da empresa. Afinal, é o cliente que dita o que será consumido, se o resultado vai ser lucrativo.

Cinco dicas para começar a pensar estratégias com foco em customer centricity?

1 – Mudança de pensamento – Para criar uma cultura que, de fato, valorize o cliente, é preciso que a empresa comece a ter seu pensamento nesse foco. Dessa forma, nas reuniões, nos planejamentos, nas ações etc o cliente deve ganhar destaque e ser tratado como parte fundamental.

2 – Conheça e entenda seu cliente – Para que estratégias de customer centricity sejam bem-sucedidas é primordial que sua empresa conheça a fundo seus potenciais consumidores. Tudo isso é possível por meio de pesquisas e também com a ajuda de CRM (Customer Relationship Managemente ou em tradução: Gestão de Relacionamento com o Cliente).

3 – Saiba utilizar os canais de relacionamento – Hoje em dia, os canais de atendimento são os mais variados possíveis, são muitas opções. No entanto, além de usar esses canais, é preciso saber usá-los e fazer com que todos tenham um padrão, o mesmo tom, a mesma qualidade de atendimento.

4 – Acompanhe o desempenho da sua estratégia – De nada adianta fazer todo um planejamento de customer centricity se sua equipe não acompanha os resultados, o desempenho do trabalho. É fundamental que tudo isso seja visto de perto.

5 – Utilize os feedbacks da melhor forma – Os feedbacks, junto com o acompanhamento do desempenho da sua estratégia, são fundamentais para que estratégias futuras sejam cada vez mais assertivas com o seu consumidor ideal.

A Startup Valeon reinventa o seu negócio

Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.

São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.

Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.

Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas nos comércios passa pelo digital.

Para ajudar as vendas nos comércios a migrar a operação mais rapidamente para o digital, lançamos a Plataforma Comercial Valeon. Ela é uma plataforma de vendas para centros comerciais que permite conectar diretamente lojistas a consumidores por meio de um marketplace exclusivo para o seu comércio.

Por um valor bastante acessível, é possível ter esse canal de vendas on-line com até mais de 300 lojas virtuais, em que cada uma poderá adicionar quantas ofertas e produtos quiser.

Nossa Plataforma Comercial é dividida basicamente em página principal, páginas cidade e página empresas além de outras informações importantes como: notícias, ofertas, propagandas de supermercados e veículos e conexão com os sites das empresas, um mix de informações bem completo para a nossa região do Vale do Aço.

Destacamos também, que o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/ já foi visto até o momento por mais de 165.000 pessoas e o outro site Valeon notícias: https://valeonnoticias.com.br/ também tem sido visto por mais de 2.950.000 de pessoas, valores significativos de audiência para uma iniciativa de apenas dois anos. Todos esses sites contêm propagandas e divulgações preferenciais para a sua empresa.

Temos a plena certeza que o site da Startup Valeon, por ser inédito, traz vantagens econômicas para a sua empresa e pode contar com a Startup Valeon que tem uma grande penetração no mercado consumidor da região capaz de alavancar as suas vendas.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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