terça-feira, 6 de setembro de 2022

TENHA A CAPACIDADE DE CRIAR HISTÓRIAS IMPACTANTES

*Pedro Lourencini é programador e faz parte do time de desenvolvimento da ONCLICK 

Por Pedro Lourencini

De forma bem simples, storytelling é a capacidade de criar e montar histórias impactantes e inesquecíveis que “vendem” uma ideia, propósito, conceito ou projeto. Uma forma ou método para persuadir e convencer, técnica muito utilizada em cinema e publicidade.

Mas, por que devo conhecer esta técnica?

Utilizando alguns conceitos de storytelling é possível se expressar de forma muito mais eficiente, seja em uma reunião, ao preencher uma tarefa, ou mesmo em um telefonema. Com isso, você consegue o que deseja com mais facilidade.

Ao ligar para reclamar da sua internet por exemplo, se de início já destratar o atendente que está apenas fazendo o seu serviço. As chances de conseguir uma solução rápida e certeira tendem a cair, pois você não permite que ele faça o trabalho dele que é lhe ajudar. Além de que em alguns casos só irá deixá-lo irritado e sem vontade de solucionar o seu problema.

Porém, se ao ligar você tratar do problema com calma, até mesmo fazendo algumas brincadeiras para “quebrar o gelo”, você consegue um carisma maior com o atendente, motivando-o a lhe ajudar.

Um ponto importante é sempre pensar em como o que você está falando vai ser percebido. 

Utilizando storytelling na TI

Trazendo o storytelling para o dia a dia da TI, ao preencher uma tarefa para alguém, adapte o texto ao nível técnico das pessoas que irão realizá-las, e ao de outras pessoas que podem consultar a tarefa futuramente.

Se for técnico demais, o texto pode e vai gerar confusão, sendo necessário que você revise o que foi escrito, converse com as pessoas responsáveis pela execução e até mesmo realize reuniões que seriam desnecessárias. Tudo isso, contribui para atrasar a solução do problema.

Então, caso precise reportar uma ocorrência, se imagine criando uma história, explicando como ocorreu, passo a passo, da forma mais detalhada possível o que deveria ter acontecido, e o porquê. Isso ajuda muito o entendimento e a solução.

Se possível, utilize imagens para contar a história do problema, porém, cuidado, as imagens precisam ter sentido e realmente ajudar a compreender o ocorrido.

Pense no que você deseja que a pessoa entenda no final.

Seja simples e direto, em casos onde é permitido use uma linguagem mais informal, tudo para que o texto não fique chato ao leitor.

Na área de TI é especialmente indicada a utilização do storytelling. Ao reportar um erro ocorrido no cliente é importante pensar em quem vai receber o relatório sobre o problema, o acesso do cliente ao que foi descrito e a clareza por trás da história ocorrida.

Como um bom desenvolvedor, você precisa saber se expressar ao detalhar o que foi realizado. 

Explique todo o processo analisado, o que foi feito, o porquê da alteração, sempre pensando em quem vai ler o conteúdo escrito por você, seja um analista de qualidade, um gerente ou supervisor, um analista de suporte ou mesmo o cliente, você tem o dever de dar um final feliz à história.

Uma história bem contada muda tudo.

                   O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?                  

Moysés Peruhype Carlech

Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.

Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?

Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?

Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.

A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.

É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente.  Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.

Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.

O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.

Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.

Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.

Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.

Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.

Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.

Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

 

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