Alexandre Garcia
Por
Alexandre Garcia – Gazeta do Povo
EXPEDIÇÃO SAFRA 2019 – ARGENTINA – COLHEITA DE SOJA, DISTRITO:
VICTORIA, PROV. ENTRE RIOS. FOTO: MICHEL WILLIAN/GAZETA DO POVO –
11.04.2019| Foto: Michel Willian/
Brasil não tem um único Prêmio Nobel, o grande Prêmio Nobel que é conferido todos os anos pela academia da Suécia. Argentina tem cinco. Chile tem, Colômbia tem, Guatemala tem. Nós não temos nenhum. A nossa esperança é nesse ano. Nobel da Paz por alimentar o mundo com Alysson Paolinelli, ministro da Agricultura do governo [Ernesto] Geisel, que bombou a Embrapa.
A Embrapa havia sido criada no governo anterior, o governo [de Emílio Garrastazu] Médici. Acho que foi o primeiro país do mundo a ter sucesso em clima tropical. Os grandes produtores de grãos eram de clima temperado. Tanto que o Brasil meridional é que produzia trigo, arroz e começou a produzir soja. Aí se descobriu o Cerrado. Não se dava um tostão furado por um hectare de terra do Cerrado.
Veio a tecnologia e se corrigiu o solo ácido com calcário. Hoje tem outras formas de corrigir, como o pó de rocha. Vieram os fertilizantes, a genética e as novas sementes. Veio a pecuária e as raças mais resistentes da pecuária, da suinocultura, dos aviários. E foi aquele crescimento exponencial. De 40 milhões de toneladas, em 1975, a gente está chegando a 300 milhões de toneladas de grãos. E abastecendo o mundo com proteína animal e vegetal. Com a possibilidade de ter trigo no Nordeste, arroz no Brasil Central, feijão, soja, algodão, açúcar, sucos, carne de frango, ovos. Podemos abastecer o mundo, disse Alysson Paolinelli, se não houver burrice e nem ideologia.
MST barra entrega de terras
Na quinta-feira passada, no
assentamento Palmares, em Paraupebas, o MST impediu a entrega de títulos
de propriedades para 120 famílias. O Incra remarcou a entrega para
outra data, porque o MST impediu. Por que? Porque essas famílias deixam
de depender do MST.
Roberto Requião, no Paraná, disse “não recebam o título, a não ser assinado por Deus e com firma reconhecida. Não adiantou nada: 179 famílias receberam títulos em um assentamento em Londrina na semana passada. 374 mil títulos já foram entregues neste governo. 374 mil famílias. Imagine quantas pessoas libertadas do jugo da dependência e que agora são donas de terra. Elas podem hipotecar sua terra. A terra entra em inventário, em herança.
Tentar impedir que as pessoas recebam título de propriedade rural é como tentar impedir que a pessoa receba água do São Francisco, lá no Nordeste, e continue dependendo do carro-pipa ou de político que faz promessa
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/alexandre-garcia/agronegocio-pode-dar-nobel-inedito-ao-brasil/
Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário