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Outro dia, enquanto eu estava lendo os comentários na newsletter, encontrei esse:
“Mais conteúdos sobre a Geração Z, por favor. Preciso conhecê-la”
Todos nós precisamos, já que os nascidos no final de 1990 ao início de 2010 chegaram ao mercado de trabalho.
Isso significa que essa geração (da qual eu não faço parte e, possivelmente, você também não), é a nova integrante dos times na firma — e promete revolucionar o mercado de trabalho.
Entenda
Agora começa a acontecer o chamado choque geracional, onde pessoas de diferentes visões e comportamentos trabalham juntas. Para as empresas, é importante conhecer esse novo perfil para atrair e reter os melhores talentos.
Por exemplo, a Geração Z traz uma visão que antes era pouco comum no mundo corporativo: a de equilibrar a vida pessoal e a profissional. Para ela, é o fim da era workaholic.
O que vale é a experiência e a busca pela verdade. Rejeitam rótulos e são altamente analíticos e pragmáticos ao tomar decisões e relacionar-se com empresas. É o que mostra uma pesquisa feita pela McKinsey.
Não acreditam em jornada fixa de trabalho, mas sim na qualidade das entregas e em passar menos tempo na empresa. Algumas companhias já entenderam isso e implementaram modelos de trabalho diferentes na rotina, como semana mais curta, horário flexível e contratação de nômade digital — pessoas que trabalham enquanto viajam.
Mas não para por aí. Saúde mental também é um ponto importante para a GenZ. A título de curiosidade, foram publicados 111% mais podcasts sobre o assunto no primeiro trimestre de 2022 quando comparado com o mesmo período em 2021, segundo dados do Spotify. Não à toa, programas de bem-estar e cuidado com a saúde mental foram implementados em empresas.
Além disso, os valores e propósito são importantes para essa geração, e se o seu produto não se enquadra a eles, sinto dizer: o talento não vai trabalhar para a sua empresa.
Viu só como o comportamento da GenZ tem mudado o mercado de trabalho?
O que fazer?
O primeiro passo é entender o perfil dessa geração. Se você leu o bloco acima já eliminou esta etapa.
Depois, vale criar estratégias corporativas de acordo com o comportamento. Por exemplo, vai entrevistar candidatos à uma vaga da GenZ? Que tal apostar em entrevista no metaverso, já que essa geração é nativa digital? Por mais que possa parecer surreal (eu sei, o novo assusta) pode ser uma boa opção para criar uma conexão com esses profissionais.
A mesma análise vale para o equilíbrio pessoal e profissional: o que a sua companhia poderia criar ou reformular para atrair e reter o trabalhador da GenZ?
Outro ponto: capacite a sua equipe. Ela deve ter soft skill necessária para lidar com uma geração diferente da deles. Afinal, a diversidade, incluindo a geracional, é uma das formas de criar novas ideias, de inovar.
Resumindo:
A Geração Z chega no mercado de trabalho com comportamento diferente das anteriores. Por isso, para atrair e reter o talento da GenZ, é importante conhecer o perfil dela e criar modelos de trabalho e benefícios corporativos que atendam às suas necessidades. Afinal, quanto mais diverso o time — incluindo geracional — mais inovações o seu negócio pode ter.
CARACTERÍSTICAS DA VALEON
Perseverança
Ser perseverante envolve não desistir dos objetivos estipulados em razão das atividades, e assim manter consistência em suas ações. Requer determinação e coerência com valores pessoais, e está relacionado com a resiliência, pois em cada momento de dificuldade ao longo da vida é necessário conseguir retornar a estados emocionais saudáveis que permitem seguir perseverante.
Comunicação
Comunicação é a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo de passar informação e compreensão entre as pessoas. É a maneira de se relacionar com os outros por meio de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o ponto que liga os seres humanos para que eles possam compartilhar conhecimentos e sentimentos. Ela envolve transação entre pessoas. Aquela através da qual uma instituição comunica suas práticas, objetivos e políticas gerenciais, visando à formação ou manutenção de imagem positiva junto a seus públicos.
Autocuidado
Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.
Autonomia
Autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é incompatível com elas.
A autonomia no trabalho é um dos fatores que impulsionam resultados dentro das empresas. Segundo uma pesquisa da Page Talent, divulgada em um portal especializado, 58% dos profissionais no Brasil têm mais facilidade para desenvolver suas tarefas quando agem de maneira independente. Contudo, nem todas as empresas oferecem esse atributo aos colaboradores, o que acaba afastando profissionais de gerações mais jovens e impede a inovação dentro da companhia.
Inovação
Inovar profissionalmente envolve explorar novas oportunidades, exercer a criatividade, buscar novas soluções. É importante que a inovação ocorra dentro da área de atuação de um profissional, evitando que soluções se tornem defasadas. Mas também é saudável conectar a curiosidade com outras áreas, pois mesmo que não represente uma nova competência usada no dia a dia, descobrir novos assuntos é uma forma importante de ter um repertório de soluções diversificadas e atuais.
Busca por Conhecimento Tecnológico
A tecnologia tornou-se um conhecimento transversal. Compreender aspectos tecnológicos é uma necessidade crescente para profissionais de todas as áreas. Ressaltamos repetidamente a importância da tecnologia, uma ideia apoiada por diversos especialistas em carreira.
Capacidade de Análise
Analisar significa observar, investigar, discernir. É uma competência que diferencia pessoas e profissionais, muito importante para contextos de liderança, mas também em contextos gerais. Na atualidade, em um mundo com abundância de informações no qual o discernimento, seletividade e foco também se tornam grandes diferenciais, a capacidade de analisar ganha importância ainda maior.
Resiliência
É lidar com adversidades, críticas, situações de crise, pressões (inclusive de si mesmo), e ter capacidade de retornar ao estado emocional saudável, ou seja, retornar às condições naturais após momentos de dificuldade. Essa é uma das qualidades mais visíveis em líderes. O líder, mesmo colocando a sua vida em perigo, deve ter a capacidade de manter-se fiel e com serenidade em seus objetivos.
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