quinta-feira, 18 de agosto de 2022

AMIZADE NOS NEGÓCIOS

 

De Leonardo Grandchamp – Mara Leme Martins, PhD. Psicóloga e VP BNI Brasil

Cerca de 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas através de indicações vindas de contatos

Já foi mais do que provado que atualmente no mundo dos negócios é essencial a formação de uma boa rede de contatos. O networking é uma ótima maneira de expandir esses contatos, sendo que, diversas vezes, a melhor maneira de se viver é entre amigos. E por quê não trazer os conceitos da amizade para um negócio?

De acordo com uma pesquisa divulgada pela The Adler Group, cerca de 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas através de indicações vindas de contatos, provando o valor de conhecer pessoas e manter boas relações com elas no ambiente profissional.

Tratar os negócios como uma amizade pode ser bastante benéfico. Embora seja importante separar o ambiente profissional do pessoal, é bastante útil utilizar alguns princípios da amizade nos negócios, como lealdade, sinceridade e companheirismo, que unidos podem criar relações saudáveis e úteis. Essas relações podem trazer diversos frutos, tanto para as empresas como para seus funcionários.

Durante o período de pandemia, quando o contato presencial foi afetado, as relações passaram a ser construídas nos meios digitais. A importância das relações foi transferida para aplicativos e redes sociais que conectam as pessoas através, por exemplo, do LinkedIN.

Para se ter ideia, a plataforma já atinge mais de 56 milhões de usuários no Brasil, se tornando a quarta maior comunidade do mundo – atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.

Abaixo, listo preceitos da amizade que são valiosos nos negócios. Confira:

1 – Tenha amigos no trabalho:

Segundo uma pesquisa do Instituto Gallup, ter uma amizade no trabalho torna os colaboradores mais felizes e engajados. Além disso, deixa o ambiente mais leve e tranquilo para o dia de ofício. Tudo isso melhora o rendimento e também torna a rotina menos cansativa para os colaboradores que demonstram ter preferência por escritórios onde se sentem seguros e entre amigos.

Quando se está convivendo em um ambiente com amigos, os negócios fluem com muita mais facilidade, seja essa amizade seu sócio, chefe, funcionário, ou companheiro, tudo ocorre com mais leveza.

2 – Seja leal dentro dos negócios:

Lealdade é um dos pilares de uma amizade valiosa e duradoura, por isso é importante evitar ao máximo agir contra as pessoas que estão ao seu lado e se manter fiel a elas.

A lealdade é uma característica que, a longo prazo, é notada nas relações. Portanto, é importante manter-se leal dessa forma que, certamente, será valorizado no mercado por isso.

3 – Tenha confiança nas pessoas:

O ditado diz que “a confiança é uma via de mão dupla”, logo, além de ser leal, é fundamental confiar em quem tem sua lealdade. Isso porque, em diversos momentos, temos que contar com a ajuda de outros. São nestes momentos que as amizades mostram o seu valor.

Nem sempre o seu conhecimento próprio dá conta das demandas de um trabalho, por isso é importante ter pessoas de confiança que possibilitem a garantia de saber o que fazem e que vão ser úteis para seu auxílio.

4 – Esteja disponível:

Uma amizade no mundo dos negócios só pode ser construída se ambas se esforçarem por ela. É importante estar lá para fornecer ajuda, uma vez que para fortalecer uma amizade, é fundamental estar aberto não só para receber ajuda como para fornecê-la quando preciso, resultando em amigos de grande valor, que futuramente vão contribuir nos negócios.

5 – Seja transparente e sincero:

Seja em uma amizade ou não, a transparência, com sócios, funcionários ou clientes, é imperativa nos negócios como forma de deixar a mostra as intenções suas ou da empresa.

É crucial que exista sinceridade dentro do mundo corporativo. Por isso, é necessário demonstrar seus interesses, tornando mais simples lidar com qualquer eventualidade depois.

6 – Saiba ouvir:

Achar um bom equilíbrio entre ouvir e compartilhar é essencial para um bom ambiente de trabalho. Acredito que o trabalho seja pautado em compartilhamento, seja de informações, experiências, conhecimentos ou até mesmo contatos.

O mais importante é entendermos que colaborar faz parte do ser humano e isso pode ajudar não só na vida pessoal, como na profissional também.

STARTUP VALEON UMA HOMENAGEM AO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech

Por que as grandes empresas querem se aproximar de startups? Se pensarmos bem, é muito estranho pensar que um conglomerado multibilionário poderia ganhar algo ao se associar de alguma forma a pequenos empresários que ganham basicamente nada e tem um produto recém lançado no mercado. Existe algo a ser aprendido ali? Algum valor a ser capturado? Os executivos destas empresas definitivamente acreditam que sim.

Os ciclos de desenvolvimento de produto são longos, com taxas de sucesso bastante questionáveis e ações de marketing que geram cada vez menos retorno. Ao mesmo tempo vemos diariamente na mídia casos de jovens empresas inovando, quebrando paradigmas e criando novos mercados. Empresas que há poucos anos não existiam e hoje criam verdadeiras revoluções nos mercados onde entram. Casos como o Uber, Facebook, AirBnb e tantos outros não param de surgir.

E as grandes empresas começam a questionar.

O que estamos fazendo de errado?

Por que não conseguimos inovar no mesmo ritmo que uma startup?

Qual a solução para resolver este problema?

A partir deste terceiro questionamento, surgem as primeiras ideias de aproximação com o mundo empreendedor. “Precisamos entender melhor como funciona este mundo e como nos inserimos!” E daí surgem os onipresentes e envio de funcionários para fazer tour no Vale e a rodada de reuniões com os agentes do ecossistema. Durante esta fase, geralmente é feito um relatório para os executivos, ou pelas equipes de inovação ou por uma empresa (cara) de consultoria, que entrega as seguintes conclusões:

* O mundo está mudando. O ritmo da inovação é acelerado.

* Estes caras (startups) trabalham de um jeito diferente, portanto colhem resultados diferentes.

* Precisamos entender estas novas metodologias, para aplicar dentro de casa;

* É fundamental nos aproximarmos das startups, ou vamos morrer na praia.

* Somos lentos e burocráticos, e isso impede que a inovação aconteça da forma que queremos.

O plano de ação desenhado geralmente passa por alguma ação conduzida pela área de marketing ou de inovação, envolvendo projetos de aproximação com o mundo das startups.

Olhando sob a ótica da startup, uma grande empresa pode ser aquela bala de prata que estávamos esperando para conseguir ganhar tração. Com milhares de clientes e uma máquina de distribuição, se atingirmos apenas um percentual pequeno já conseguimos chegar a outro patamar. Mas o projeto não acontece desta forma. Ele demora. São milhares de reuniões, sem conseguirmos fechar contrato ou sequer começar um piloto.

Embora as grandes empresas tenham a ilusão que serão mais inovadoras se conviverem mais com startups, o que acaba acontecendo é o oposto. Existe uma expectativa de que o pozinho “pirlimpimpim” da startup vá respingar na empresa e ela se tornará mais ágil, enxuta, tomará mais riscos.

Muitas vezes não se sabe o que fazer com as startups, uma vez se aproximando delas. Devemos colocar dinheiro? Assinar um contrato de exclusividade? Contratar a empresa? A maioria dos acordos acaba virando uma “parceria”, que demora para sair e tem resultados frustrantes. Esta falta de uma “estratégia de casamento” é uma coisa muito comum.

As empresas querem controle. Não estão acostumadas a deixar a startup ter liberdade para determinar o seu próprio rumo. E é um paradoxo, pois se as empresas soubessem o que deveria ser feito elas estariam fazendo e não gastando tempo tentando encontrar startups.

As empresas acham que sabem o que precisam. Para mim, o maior teste é quando uma empresa olha para uma startup e pensa: “nossa, é exatamente o que precisamos para o projeto X ou Y”.

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