Virgilio Marques do Santos – FM2S Educação e Consultoria
Caro leitor, hoje quero falar sobre o prazer de passar um aspirador de pó. Você liga aquela máquina e toda sujeira e pó da sua casa vai sumindo. Some também o sentimento de culpa que me acomete de não estar ajudando em outras tarefas mais complexas da casa. Se eu estou passando o aspirador, não posso passear com a minha filha, trocá-la, dar banho ou fazer qualquer coisa que exija algum esforço maior como ir ao mercado, lavar o carro, cortar a grama, consertar itens mais importantes, preocupar-me com a comida. E não posso ser acusado de fazer algo inútil e inoportuno, já que o pó sempre se acumula pela residência, principalmente nos meses de abril a setembro, em São Paulo.
Não é libertadora essa atividade? É algo simples, pois ligar o equipamento e passá-lo pelo chão não exige esforço mental nenhum e pouco esforço físico. De recompensa rápida, já que é maravilhoso ter um feedback instantâneo do seu esforço ao ver o chão brilhando e sem a sujeira. E bem vista, já que ninguém ousa perguntar o porquê está a fazer tal atividade e nem questionar o seu critério de priorização.
Se alguém ousar desafiá-lo em tão “fundamental” tarefa, enfrentará sua ira, afinal, quem duvida que é uma tarefa importante? Se confrontá-lo com a informação de que a responsável pela faxina virá no dia seguinte, mesmo assim, você justificará que o pó poderá causar uma reação alérgica noturna. Enfim, não haverá meios de dissuadi-lo de que fez a coisa certa.
E na vida profissional, gosta de passar o aspirador de pó?
Se identificaram com a história do aspirador de pó? Se você tem ou já teve crianças pequenas pela casa, aposto que sim. Procurar por algo socialmente aceito, de feedback rápido e positivo, que não exija esforço de mudança e promova uma fuga momentânea de coisas mais complexas, é tentador. Mas no médio prazo, não é a melhor coisa a ser feita. Como mostramos, há melhores maneiras para se fazer essa tarefa.
Uma regra de ouro que costumo usar é definir muito bem a razão pela qual a tarefa é executada. Por que eu passo o aspirador? Será que é para retirar o pó em excesso ou é para ter uma desculpa de ouvir meu podcast favorito sem ser incomodado? Se é para retirar o pó, há melhores maneiras de fazê-lo. No entanto, se for para relaxar, há formas mais prazerosas para tal. Consegue perceber o conceito de autoengano aqui expresso? E, como diria o grande físico Richard Feynman, não há ninguém no mundo com maior capacidade de enganá-lo do que você mesmo.
O mesmo conceito se aplica na empresa. Se te perguntasse quais atividades que realiza precisam, necessariamente, ser feitas por você? Quantas atividades não poderiam ser simplesmente eliminadas? E quantas – realmente importantes – poderiam ser automatizadas? Se a minha experiência puder ser tomada como base, diria que muitas vezes. Processos que gastávamos algumas horas por semana, baixando arquivos em Excel, por 5 dólares foram automatizados sem muito esforço.
Para ficar num exemplo claro, por meio de vários Ciclos de Melhoria, nossos PDSAs, conseguimos reduzir os custos de operação para patamares que não imaginávamos quando começamos. E, se me perguntasse em 2015 sobre nosso processo, iria jurar que estava fantástico. Hoje, pela maturidade dos resultados alcançados, sou muito mais humilde quando alguém me pergunta o quão eficiente é nosso processo. Por mais que avancemos, o exercício de se perguntar a real causa do porquê fazer aquilo é fundamental.
Que tal um exercício?
Para mim, a maior riqueza que possuímos é o tempo. Infelizmente ainda não conseguimos enganar esse ser que nos rege e comanda. Todo dia, dispomos de apenas 24 horas para alocarmos da melhor forma possível. E julgo que, assim como eu, você quer empregá-lo para aumentar sua produtividade e ter mais tempo disponível para atividades que lhe dão prazer. Passear com os filhos, descansar, estudar, ler, tomar um bom vinho, exercícios físicos, corrida, enfim, coisas melhores do que retrabalho ou tarefa que não é mais necessária.
Posto isso, convido você a listar algumas atividades e questioná-las com sinceridade. Para isso, deixo algumas perguntas:
● Qual é o produto das suas atividades?
● Por quais indicadores você mede a qualidade, produtividade e custo de cada uma delas?
● O produto dessa atividade é realmente necessário? Pergunte ao cliente interno ou externo se é, de fato?
● Se sim, a maneira pela qual a executa ainda é válida? Ou há formas mais inovadoras para isso?
● Há alguma forma de se realizar tal atividade por meio de um sistema? Qual o custo?
● Há maneira de simplificá-la?
Com essa lista de perguntas, espero que consiga melhorar pelo menos uma atividade que executa hoje. Por melhor profissional que seja, aposto que encontrará algo. Seja uma simplificação de algum Macro de Excel que você utiliza, seja a criação de gráficos que se atualizam automaticamente no Power BI ou Data Studio, vai com fé! E, tenho certeza de que haverá coisas que não são mais necessárias. Em nosso site, criado e operado por nós, com meus parcos conhecimentos de WordPress no início, achamos inúmeras coisas.
Esse artigo mesmo. No começo, escrevia apenas para mim e alguns amigos. Tentava corrigir o texto e divulgá-lo das piores formas possíveis. Por melhor que fosse minha intenção, disseminar os aprendizados que tive para o maior número de leitores, não fazia da melhor forma. Hoje, com algumas mudanças, conseguimos alcançar mais gente e a tarefa ficou mais fácil. Além é claro, de mais recompensadora. Saber que os duros aprendizados que tive estão servindo a mais pessoas, me gera uma enorme gratificação.
Por que você está ignorando a ferramenta de vendas mais poderosa do mundo?
Guilherme Dias – Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG)
Eu vejo todos os dias o anunciante separando seus R$ 10.000,00 pra fazer uma campanha no rádio, R$ 3.000,00 para sair em uma revista local, pelo menos R$ 9.000,00 para fazer uns 3 pontos de mídia exterior, mas na hora de tirar o escorpião do bolso pra comprar mídia online, qualquer “milão” é “caro demais”.
Eu sinceramente não sei de onde veio este mito de que fazer anúncios na internet merece menos atenção financeira do que outros meios. A lógica deveria ser justamente a inversa.
Nenhum outro tipo de mídia retém tanta atenção do público comprador como na internet.
O Brasil é o terceiro país do mundo onde as pessoas mais ficam conectadas, passando mais de 10 horas por dia online (DEZ HORAS POR DIA!).
Ficamos atrás apenas de África do Sul e Filipinas.
Qual outra mídia prende a atenção das pessoas por DEZ HORAS?
Qual outra mídia pode colocar sua marca literalmente na mão do seu cliente ideal?
Qual outra mídia pode colocar sua marca na mão do seu cliente no EXATO momento que ele está propenso a fazer uma compra?
Qual outra mídia pode rastrear, seguir o seu cliente de acordo com os hábitos de consumo dele?
Qual outra mídia pode segmentar um anúncio de acordo com os interesses, medos, desejos, ações, intenções…
Qual outra mídia pode oferecer um contato com seu cliente ideal 24 horas por dia, 7 dias por semana?
Absolutamente nenhuma além da internet.
E agora, me conta…qual o motivo da internet receber menos investimento comparado à mídia tradicional?
Marketing Digital é barato, mas não é de graça.
Vamos fazer uma conta de padaria:
Quanto custa imprimir 1.000 flyers (folhetos) e distribuir no sinal?
Papel couchè brilho 90g 4×4 cores, em gráfica de internet (qualidade bem meia boca), com frete sai em torno de R$ 250,00.
Para a distribuição, você não vai encontrar quem faça por menos de R$ 70 a diária.
Você não tem a garantia de entrega. Já ví muito “panfleteiro” jogando metade do material no bueiro, ou entregando 2 de uma vez só em cada carro. Mas vamos tirar essa margem da conta.
Estamos falando de R$ 320 para 1 mil impactos.
Hoje estava otimizando uma campanha de Instagram, da minha conta pessoal, e o meu CPM (custo por mil impressões) estava girando em torno de R$ 5,51.
Ou seja cerca de 1,72% do valor de uma ação de rua com flyer.
Essa lógica pode ser aplicada a qualquer meio de comunicação tradicional, seja rádio, tv, outdoor, busdoor…
E a conta também deve ser levada em consideração além dos anúncios de Google, LinekedIN, Facebook, Instagram e TikTok.
Banners em portais e publieditoriais, este último ainda pouco explorado por pequenos e médios anunciantes, também apresentam números disparados na frente do marketing tradicional.
Então, quando você se perguntar se está tendo ou não resultados com mídia online, pense nessa continha.
Marketing digital, em comparação, é barato sim, mas será que você deveria deixar a menor faixa de verba do seu orçamento de marketing para o meio de vendas MAIS PODEROSO QUE EXISTE?
Deixo a reflexão.
Preferências de Publicidade e Propaganda
Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago
Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?
Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.
Vantagens da Propaganda no Rádio Offline
Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.
É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!
De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.
Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline
Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,
A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.
Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
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