sexta-feira, 22 de julho de 2022

FUNDOS PARA STARTUP PODEM SER CHEQUES SEM FUNDO

 

Por Victor Marques, da Captable Brasil.

Além de levantar uma rodada de investimento, os fundadores de startup também precisam se certificar de que as promessas são reais. Conheça o caso de 3 startups que foram enganadas nesse processo.

Levantar uma rodada de investimento com fundos é uma tarefa e tanto. São diversas conversas, reuniões, análises e documentos assinados até chegar numa carta de intenção e – só então – ter o dinheiro na conta da startup. Não é por acaso que muitas startups morrem no meio desse longo processo. Não bastando isso, os empreendedores também precisam se certificar que os investidores são, de fato, sérios.

Segundo reportagem do O Globo, cinco empreendedores não tiveram esse cuidado e caíram nas promessas falsas de um fundo de investimento: o RC Prime ou RC Group. Os donos das startups dizem (e mostraram documento comprovando) que tiveram prejuízos de US$ 50 mil dólares. Os cinco dizem que uma aceleradora de startups paulista havia os indicado para a rodada.

SHIMEJITO URBAN FARMS

Um empreendedor brasileiro, que opera a Shimejito Urban Farms em Portugal, uma startup de economia circular, agricultura vertical e produção de cogumelos descentralizada, foi um dos que acreditou nas promessas do fundo. O empreendedor pagou US$ 5 mil para o suposto gestor do fundo, contratou novos colaboradores, realizou investimentos e assinou contratos de confidencialidade – tudo acreditando em um documento assinado da RC Group que garantia investimento de 10,5 milhões de euros na startup.

O resultado? O tempo passou, o empreendedor recebeu um comprovante de depósito falso do fundo e acabou processado em Portugal, sendo chamado de ladrão, causando revolta nos funcionários e, por fim, investigado por estelionato. Segundo o empreendedor, o gestor do fundo chegou a enviar uma foto, montada, como se tivesse sofrido um acidente.

AGROTHINGS

O fundador da AgroThings pagou US$ 7220 para estruturar um suposto deal com o mesmo fundo. O golpe, nesse caso, durou oito meses e incluiu: falsificação de documento de abertura de uma empresa, comprovante bancário falso e até mesmo colocou o empreendedor em contato com suposto gerente do banco e contador. Como resultado, a queixa agora está registrada na Polícia Federal e no FBI.

4DMAIS

Outro caso foi o da startup de metaverso 4Dmais, a empreendedora diz ter percebido o golpe antes de prosseguir com o recebimento do investimento. O primeiro sinal de alerta foi quando a empreendedora buscou a aceleradora que supostamente havia indicado a startup para receber a rodada do fundo, que disse não ter conhecimento do assunto.

Depois, o fundo disse que havia aberto conta em um banco no nome da empreendedora, sem ela ter assinado qualquer documento. Foi então que tudo ficou claro e a empreendedora percebeu a enrascada que estava prestes a entrar.

POR QUE IMPORTA?

Além do longo tempo e do envolvimento necessário em uma captação via fundos de investimento, as startups também precisam estar atentas às promessas vazias de alguns fundos de investimento. Para evitar cair em armadilhas, é importante buscar players conhecidos e estabelecidos na hora de estruturar uma rodada.

Outra via é recorrer às plataformas de equity crowdfunding, como a Captable, com histórico comprovado de investimentos em mais de 50 startups. Todo o processo, da inscrição ao recebimento do valor, pode ser de menos de 30 dias, com a média ficando em 45 dias – muito mais rápido que fundos de investimento.

Com a nova CVM 88, startups de tamanhos maiores, com faturamento de até R$ 40 milhões (ou R$ 80 milhões em um mesmo grupo econômico) e captações maiores (de até R$ 15 milhões) são possíveis. Portanto, a modalidade agora também é uma opção para um maior número de startups.

A Captable ainda conta com relacionamento com diversos grupos de investidores-anjo, aceleradoras e fundos, com reputação comprovada por outros investimentos realizados em conjunto. As novas regras também significam que as startups podem trazer players distintos para participar de uma rodada via plataforma – potencializando o alcance desse tipo de captação.

Para ter a chance de ser sócio desses negócios com crescimento acelerado, conheça a Captable, plataforma de investimento em startups da StartSe e confira as startups disponíveis para investimento. Para ficar sabendo em primeira mão de novas oportunidades, participe do grupo exclusivo do Telegram! Se você quer captar conosco, saiba mais e se inscreva no nosso processo de seleção.

ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.

4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.

Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?

A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.

“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.

6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?

A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!

Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.

Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.

Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.

Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:

  • objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
  • etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
  • decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
  • gerenciamento de recursos focado em otimização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ORAÇÃO PROFÉTICA DE UM PASTOR DOS EUA

  Brasil e Mundo ...