Gianlucca Murari – Dosso Toledo Advogados
Advogado explica alterações e orienta sobre os novos serviços on-line
Os cartórios digitais ganharam força com a regulamentação da medida provisória n.º 1.085 de 2021, aprovada em ambas as casas do Congresso Nacional e que, agora, aguarda sanção presidencial. Após a conversão em lei, o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP) entrará em vigência para simplificação dos procedimentos relativos aos registros públicos de atos e negócios jurídicos.
O SERP fará a interligação das bases de dados de todos os tipos de cartórios, o que garante mais agilidade, segurança, padronização e desburocratização na aquisição de certidões, declarações, registros e averbações. Com a mudança, o diálogo entre diferentes instituições será mais rápido e eficiente, e a sociedade poderá ter acesso aos registros de forma facilitada (sem precisar sair de casa – pela internet), sendo possível consultar documentos, matrículas e restrições de cartórios de todo o Brasil. Procedimentos burocráticos de baixas ou constituição de gravames, averbações para alteração de nomes, consultas de protestos também ficarão mais simples, rápidos e acessíveis, além do incremento ao acesso à justiça por meio do Poder Judiciário.
“O translado de documentos físicos deve diminuir e a consequência para a sociedade é a redução dos custos cartoriais. Com a facilidade de consulta de informações sobre garantias de imóveis (dados em caução, hipoteca, alienação fiduciária etc.), o acesso ao crédito pode ser facilitado e até mesmo agilizado pela medida”, explica Gianlucca Murari, advogado integrante do escritório Dosso Toledo Advogados.
Dentre outros benefícios do cartório digital estão:
– Dispensa, a partir de 2024, do reconhecimento de firma em documentos a serem levados a registro. Responderá pela legitimidade da assinatura aquele que apresentar o título nessa especificação.
– Redução de prazos cartoriais, que passarão de dias (úteis) para horas. , Vencimentos, que antes levavam 30 dias, serão resolvidos em apenas 5 ou 10 dias, no máximo.
– A versão digital dos documentos terá mais segurança e valor jurídico para as certidões, aferível por mecanismos de assinatura digital.
– A assinatura digital também será o mecanismo para que os próprios requerentes possam fazer averbações e registros sem sair de casa, utilizando um sistema similar ao utilizado na Declaração de Imposto de Renda.
– Retirada de extratos eletrônicos com um resumo, em vez de apresentar os documentos integrais para a efetivação de registros.
– Gratuidade de taxas de registros para projetos de assentamentos feitos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Geralmente, os proprietários recebem o título, mas não promovem os apontamentos necessários por insuficiência de fundos.
O advogado diz que com a implementação do SERP, os documentos obtidos e/ou registrados pelos meios eletrônicos terão a mesma validade que aqueles do cartório físicos. “Na verdade, os documentos partirão de cartórios convencionais, a diferença é que por meio do sistema eletrônico poderão ser acessadas e obtidas rapidamente pela internet e com assinatura digital para garantir a segurança”.
Em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Murari garante que a medida já se aplica aos cartórios convencionais, que só podem utilizar as informações para executar as atribuições e necessidades do poder público. Com a desburocratização e facilitação do acesso às certidões, matrículas, declarações e registros, é necessário fiel cumprimento das obrigações da LGPD, evitando vazamento de dados, garantindo segurança contra hackers, com a criação de planos de contingência em caso de vazamentos e treinamento dos servidores.
“Por outro lado, do ponto de vista dos titulares (ou donos) dos dados, não muda muita coisa. Uma vez que um documento é colocado a registro em um cartório, os dados tornam-se manifestamente públicos, com a dispensa de consentimento para o tratamento das informações”, comenta.
O novo sistema também se mostra como uma solução para a morosidade dos processos judiciais, que podem chegar a meses aguardando providências de órgãos do poder público. A tendência é que essa troca de informações e providências seja muito mais rápida e facilitada pelos meios digitais.
“Alguns processos que necessitavam de intervenção judicial serão facilmente resolvidos, como, a alteração do nome civil em casos permitidos pela lei, celeridade aos procedimentos cartoriais do casamento e da conversão da união estável em casamento pelo sistema eletrônico, entre outros”, pontua o advogado.
Ele ressalta que os jurisdicionados também têm muito a ganhar do ponto de vista da efetividade do Poder Judiciário: “constrições, restrições, gravames serão facilmente e rapidamente aplicáveis, evitando fraudes à execução e garantindo o direito dos credores. Além disso, procedimentos como o de leilão judicial terão mais efetividade, uma vez que eventuais baixas de gravames, registro da arrematação e outras providências serão menos custosos, mais rápidos e seguros”.
PROPÓSITOS DA VALEON – “ValeOn É TOP”
ValeOn é uma Startup Marketplace que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa.
Encontre Produtos, Profissionais e Serviços em toda a região do Vale do Aço
Site: https://valedoacoonline.com.br/ ou App Android valeon
Moysés Peruhype Carlech
A ValeOn é uma startup daqui da região e foi acelerada pelo programa AGITA/SEBRAE/MG e pretendemos atuar no ramo de Publicidade e Propaganda online e pretendemos atender a todas as 27 cidades do Vale do Aço.
O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.
Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.
O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.
A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.
A Plataforma Comercial da ValeOn é um site moderno, responsivo, profissional, projetado para atender às necessidades dos serviços da região onde existem várias formas de busca: por cidades, por empresas, por produtos, por atividades, por município e por procura.
Para acessar a plataforma da ValeOn poderá ser feita por:
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Aplicativo App: Digitar valeOn no Playstore do Google
Detalhe interessante dessa inovação da ValeOn é que os lojistas/prestadores de serviços/profissionais autônomos inscritos na Plataforma não precisarão fazer nenhuma publicidade ou propaganda, quem o fará é a equipe da ValeOn responsável pela plataforma.
Sobre a publicidade de divulgação dos nossos clientes será feita em todas as redes sociais: facebook, instagran, whatsApp, google, linkedin, rádios locais, jornais locais e onde for possível fazê-la.
Vamos tornar a nossa marca ValeOn conhecida em toda a região como um forma de ser desenvolvedora do comércio da região e também de alavancar as vendas do comércio local.
Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)
E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário